A pré-qualificação de crédito pode ser a resposta para negócios que querem oferecer empréstimos, financiamentos ou vendas a prazo, mas esbarram nas dificuldades do processo de aprovação.
Nessas situações, a falta de uma análise de risco eficiente pode derrubar a taxa de conversão, se for muito rígida.
Ao mesmo tempo, muita flexibilidade pode representar problemas com a inadimplência.
Por isso, contar com um sistema que realize uma filtragem inicial pode ajudar muito o seu negócio.
Se você se interessou por essa ideia, leia este artigo até o final e entenda como a pré-qualificação de crédito pode ser útil.
O que é pré-qualificação de crédito?
Pré-qualificação de crédito é um processo preliminar de análise de risco que pode ser automatizado por meio de um software.
Com base em dados fornecidos por um consumidor, o sistema informa à empresa se ele está apto a prosseguir com a avaliação.
Alguns setores podem realizar uma pré-qualificação manual, principalmente se trabalha com valores elevados, como ocorre no mercado imobiliário.
Porém, plataformas que automatizam a pré-qualificação têm aparecido com frequência no varejo, e por isso este artigo vai ser mais focado nesse modelo.
Para o sistema funcionar, basta que o consumidor preencha alguns dados pessoais, como o CPF ou CNPJ, renda e eventuais dívidas, sem que seja necessária uma ação humana.
É importante ressaltar que esse processo não serve para fornecer uma resposta definitiva sobre a avaliação daquele consumidor.
Porém, é uma estratégia para agilizar o trabalho das equipes financeiras, uma vez que candidatos com maior risco já são eliminados de antemão.
Mas atenção: o cliente que passou pela pré-qualificação ainda não pode ser considerado pré-aprovado.
Continue a leitura para entender melhor a diferença entre esses conceitos.
Qual a diferença entre pré-qualificação e pré-aprovação de crédito?
A análise necessária para a obtenção da pré-qualificação de crédito é mais simples e superficial do que o processo realizado para conceder uma pré-aprovação.
Por ser mais completa, a pré-aprovação tem mais valor para os consumidores no mercado.
Isso acontece porque o objetivo desse procedimento é apontar a quantia que um cliente está apto a retirar de crédito.
Desta forma, a pessoa pré-aprovada já pode pesquisar alternativas de crédito tendo em mente o valor que pode obter.
Já a pré-qualificação de crédito é uma estimativa de qual valor pode ser concedido.
Embora existam sistemas automatizados para a pré-aprovação, é mais comum vermos empresas realizando esse processo a partir do contato com operadores de crédito.
Já a pré-qualificação costuma ser automatizada, principalmente dentro de algumas das situações que vamos mostrar no próximo tópico.
Quando usar a pré-qualificação de crédito?
Qualquer organização que trabalhe com compras a prazo, empréstimos e financiamentos pode usar algum sistema para realizar a pré-qualificação de créditos.
O primeiro exemplo que você pode ter pensado é o das próprias instituições financeiras que concedem empréstimos.
Em um sistema avançado, o cliente pode usar canais de autoatendimento como apps e páginas de home banking para informar seus dados, otimizando o trabalho de análise.
Porém, vários tipos de empresas também podem usar esse sistema.
Um exemplo são as fintechs que oferecem financiamentos e linhas de crédito.
Como essas organizações usam a tecnologia para otimizar processos financeiros, esse tipo de serviço é essencial.
Empresas de varejo que incorporam serviços financeiros como a oferta de crédito a partir do Banking as a Service (BaaS) também precisam de uma maneira de não sobrecarregar seus colaboradores.
Por isso, investir em um bom sistema de pré-qualificação de crédito pode ser uma maneira interessante de viabilizar esse serviço.
Além disso, redes de lojas também podem usar esse recurso para oferecer compras a prazo a clientes que não tenham outro meio de parcelar, como cartão de crédito.
Seja qual for o segmento ou modelo de negócios, o uso de uma ferramenta de pré-qualificação pode ser benéfico por diversas razões, como vamos mostrar na sequência.
Quais os benefícios da pré-qualificação de crédito?
Veja agora os principais benefícios do uso de um software para realizar a pré-qualificação de crédito em sua empresa.
Autoatendimento
Os processos de pré-qualificação de crédito podem funcionar de forma integrada a canais de atendimento automático.
Assim, o cliente envia seus dados diretamente para o software, eliminando a necessidade de mobilização de colaboradores.
Agilidade
Com o uso de um sistema automático, o processo é realizado de forma mais rápida.
Redução de custos
A pré-qualificação já elimina parte dos candidatos a obter o crédito antes de outras etapas.
Assim, a avaliação individual realizada por analistas de crédito representa menos gastos para a empresa com contratações e treinamentos.
Melhor experiência do cliente
A análise automática evita constrangimentos com operadores para clientes não aprovados, que não precisam ouvir a negativa de uma pessoa, e também agiliza o processo para quem for aprovado.
Portanto, a experiência do cliente é mais positiva nos dois casos.
Precisão
A partir do uso de algoritmos avançados, uma boa ferramenta de pré-qualificação de crédito pode ajudar a tornar toda a análise mais precisa.
Maior conversão
Além de rejeitar clientes que representem risco de inadimplência, a pré-qualificação também ajuda a identificar aqueles com potencial para aprovação.
Dessa forma, é possível aumentar a taxa de conversão do negócio.
Como fazer a pré-qualificação de crédito?
Confira agora algumas dicas para a implementação da pré-qualificação de crédito em uma empresa.
Estabeleça uma política de crédito
Antes de mais nada, é essencial estabelecer uma política de crédito para padronizar seus processos.
Nela, devem constar todos os critérios necessários para que um cliente seja aprovado ou não e os dados que precisam ser apresentados, entre outros fatores.
Colete dados
A pré-qualificação de crédito só pode ser realizada a partir de informações concretas, portanto é preciso definir o processo de coleta de dados para isso.
Seja direto e transparente
Ninguém gosta de ouvir uma negativa, mas isso não significa que você precise fazer rodeios ao informar o cliente.
Automatize o processo
Para muitos modelos de negócio, pode ser inviável contar com uma equipe para fazer a pré-qualificação.
Por isso, é importante contar com um sistema que realize esse processo de forma automática.
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