BOPIS, ou Buy Online, Pick Up in Store, é a nova tendência logística que permite a compra online e a retirada do produto na loja física, já que cada vez mais consumidores buscam conveniência e uma experiência omnichannel. Nesse sentido, nada melhor do que oferecer a opção de comprar pela internet e retirada presencial, que gera economia de tempo e dinheiro para ambas as partes, concorda?
Confira, a seguir, como funciona o BOPIS e como implementar essa estratégia no seu negócio.
O que é BOPIS (Buy Online, Pick Up In Store)?
BOPIS é um conceito de logística que significa Buy Online, Pick Up In Store – ou seja, “compre online e retire na loja”, em português. Por meio dessa estratégia, as empresas conseguem integrar a loja online à loja física de forma eficiente, oferecendo novas possibilidades de compra para os consumidores.
Basicamente, o cliente pode comprar pela internet, na loja virtual ou em outro canal, e escolher retirar o produto em uma loja física mais próxima ao seu endereço — ou mesmo em um ponto de retirada, se houver essa opção.
Para implementar esse modelo, é preciso ter uma conexão em tempo real entre o estoque disponível na loja e os itens mostrados no site, além de um processo de picking (separação) totalmente integrado com os pedidos online.
Hoje, com os consumidores buscando múltiplos canais de venda, as empresas estão investindo cada vez mais no BOPIS para aumentar suas vendas e oferecer uma experiência de compra mais conveniente.
Qual é a diferença entre pickup store e pickup point?
O BOPIS pode ser implementado com uma estratégia de pick up store ou pickup point:
- Pick up store: é quando o produto comprado online é retirado diretamente na loja física da empresa. Geralmente, o estabelecimento oferece um balcão ou local específico para a retirada de compras feitas pela internet, agilizando o processo
- Pick up point: nesse modelo, o produto pode ser retirado em um pick up point ou ponto de retirada, que é um estabelecimento parceiro. Assim, o consumidor compra online e pode retirar em um supermercado, posto de gasolina, farmácia, entre outros pontos comerciais que fecham parceria com a empresa.
Há ainda um terceiro modelo logístico que utiliza os lockers, armários de empresas especializadas que ficam em locais estratégicos para a entrega dos produtos. Dessa forma, o cliente pode ir até esses armários e retirar seu produto abrindo o cadeado com um código próprio, sem a intervenção de um funcionário.
Como funciona o BOPIS?
O BOPIS funciona por meio de uma integração entre a loja virtual e as lojas físicas da empresa. No site, o cliente vê a opção “retirar na loja” assim que coloca seu CEP para calcular o frete, visualizando em quais estabelecimentos é possível retirar o produto e em quanto tempo.
Como a ideia é agilizar a compra, o prazo de retirada é sempre bem menor do que o de entrega via Correios ou transportadora, podendo ser para o mesmo dia ou, em alguns casos, em até duas horas, dependendo da disponibilidade do item em estoque.
Aqui podemos reforçar que o produto não precisa estar necessariamente disponível na loja escolhida pelo cliente, pois muitas vezes compensa para a empresa fazer o transporte do item de uma unidade para a outra, se a distância for pequena. Neste caso, o importante é que as informações de estoque estejam sempre conectadas e atualizadas, de modo que os dados da loja virtual sejam os mesmos das lojas físicas.
Depois que o cliente finaliza a compra, ele recebe um e-mail informando que o produto está em separação e, em seguida, pronto para retirada na unidade escolhida. O consumidor só precisa ir até a loja e retirar o produto apresentando um documento de identificação, a nota fiscal da compra ou o número do pedido, dependendo da política da empresa.
Para facilitar ainda mais para o cliente, muitas empresas oferecem um balcão ou área específica somente para a retirada de compras online, de modo a reduzir as filas e agilizar ao máximo o processo.
Quais as vantagens do modelo BOPIS?
O BOPIS é um sucesso porque 60% dos brasileiros preferem comprar online e retirar na loja, de acordo com dados da agência Manhattan Associates publicados na E-commerce Brasil. Logo, a principal vantagem desse modelo é que ele atrai mais consumidores e tem potencial para aumentar as vendas, uma vez que oferece essa conveniência.
As principais razões para a escolha do Buy Online, Pick Up In Store são:
- A economia no frete, que é um dos principais obstáculos na compra online
- A rapidez com que o cliente consegue ter o produto em mãos
- A comodidade de buscar o produto quando quiser em uma loja próxima.
Para a empresa, o BOPIS também representa uma redução de custos, pois quase sempre é preciso oferecer descontos e frete grátis para aumentar as conversões online, além de todos os gastos envolvidos na gestão de transportadoras. O sistema também transmite mais confiança para o cliente que tem receio de comprar online e ter problemas com a entrega e agiliza o giro de estoque da empresa – e, consequentemente, todo o ciclo financeiro, já que os produtos são vendidos e retirados com mais rapidez.
Como implementar o BOPIS?
Se você quer implementar o BOPIS na sua empresa, é preciso seguir alguns passos importantes:
- Use uma plataforma de e-commerce que facilite a gestão do estoque e possa ser integrada ao seu sistema ERP
- Prepare as lojas físicas para o modelo BOPIS, criando espaços exclusivos para a retirada de compras online e treinando funcionários para separar, embalar e entregar os produtos
- Faça a integração do sistema de gestão de estoque da sua empresa com os canais de venda virtuais, garantindo que as informações sobre disponibilidade e quantidade de produtos estejam sempre atualizadas em tempo real
- Planeje sua logística para transportar mercadorias de uma unidade para outra quando for necessário
- Divulgue a opção de compra online e retirada na loja para seus clientes, de modo que eles saibam que contam com mais uma opção de compra.
Qual a relação entre BOPIS, omnichannel e phygital?
BOPIS tem tudo a ver com as estratégias de omnichannel e phygital.
Omnichannel é um conceito que já se consolidou no mercado e significa ter todos os canais de vendas da empresa integrados, de forma que a experiência do cliente seja a mesma na loja virtual, na rede social, na loja física, no WhatsApp, etc. Assim, o cliente nunca precisa repetir seus dados e seu relacionamento com a empresa flui em todos os pontos de contato.
Já o phygital é um passo além do omnichannel, pois representa a fusão entre o universo físico e o virtual. Neste modelo, você pode comprar em qualquer canal online e retirar na loja, ir até uma loja física e pagar online, fazer uma tour por uma loja de forma virtual e escolher retirar um produto em um locker – ou qualquer outra combinação entre meios online e offline.
Basicamente, não existe mais barreira entre o virtual e o físico, com todos os canais da empresa plenamente integrados e se misturando cada vez mais.
E então, gostou de conhecer o modelo BOPIS?
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