Promoção: como fazer boas ofertas na sua empresa?

Muitas lojas costumam fazer promoções para aumentar as vendas e conquistar clientes. Mas, às vezes, as ações geram prejuízo em vez de lucro. Afinal, como fazer boas ofertas no seu negócio? A verdade é que toda campanha precisa ser bem planejada. Veja o que você precisa saber para tomar boas decisões e acertar nas promoções:

Tanto em lojas físicas quanto no e-commerce, as promoções são ações que agradam (e muito) aos consumidores. Uma pesquisa da Hello Research realizada em junho de 2016 apontou o quanto as promoções influenciam na decisão de compra do cliente. Em 29% dos casos, os entrevistados fizeram uma compra por impulso por conta da ação. O mesmo estudo apontou que as principais ações eram relacionada a desconto (77%) e parcelamento (19%) no caso de bens duráveis. Mas,

O que analisar ao fazer promoções?

As ações promocionais são benéficas quando são realizadas com planejamento, desde a seleção dos produtos que entrarão em oferta até o momento da compra. Sem uma organização de metas, a promoção pode causar efeito contrário e trazer prejuízo ao bolso do empreendedor. Por isso, é importante não fazer nenhuma ação de impulso, apenas depois de um bom plano de objetivos. O Sebrae desenvolveu um passo a passo para ajudar empreendedores a fazer essa ação da melhor forma e nós listamos os principais pontos a serem analisados:

  • Defina os produtos que farão parte da ação [no caso de e-commerces, produtos com uma boa saída, por exemplo, não são uma boa opção para promoções;
  • Analise o cenário: faturamento, preços, concorrência;
  • Conheça seu público-alvo;
  • Escolha as técnicas promocionais (desconto, parcelamento, desconto na próxima compra ou matricula, por exemplo);
  • Defina o período da promoção;
  • Treine sua equipe para a movimentação que a promoção vai ocasionar;
  • Faça promoções de itens que interessam seu público;
  • Desenvolva uma boa estratégia de comunicação – seja no site, nas redes sociais ou no atendimento, todos devem estar alinhados à ação.

Cada negócio tem pontos específicos a serem analisados, o que varia de acordo com o produto ou serviço. Mas com esses elementos você já consegue ter uma base do que precisa observar para decidir os produtos que valem entrar nessas campanhas.

Como escolher os produtos 

Fazer ações sem prejudicar o caixa da empresa é muito simples. Antes de tudo, é preciso saber selecionar bem os produtos que entrarão na campanha promocional. Opte pelos itens mais baratos para as promoções. Dessa maneira, você chama a atenção dos seus clientes em potencial e não prejudica em nenhum momento o faturamento da empresa.

Lembre-se de nunca fazer ofertas com lançamentos, pois o consumidor se habituará ao valor baixo e quando ele voltar ao seu preço original há grandes chances de não vender com o mesmo sucesso das campanhas. Vale ressaltar também que os valores reduzidos também não podem ficar por um período prolongado, pois o cliente dificilmente voltará a adquirir o produto com o valor cheio. Por isso, é importante pensar em todos estes detalhes antes de lançar as promoções para não prejudicar o faturamento de sua loja, independente do ramo de atuação.

Uma boa dica usada no varejo convencional – tanto alimentício quanto em outros ramos – é a negociação com fornecedores. Negociando você ajuda a promover a marca (que sai ganhando) e consegue melhores preços para oferecer aos clientes.

Quando fazer as promoções?

Datas especiais

O proprietário da loja pode lançar as promoções em diversos momentos. Como por exemplo, em épocas estratégicas do ano, como o Natal e o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre outras.

Datas fora do comum

Aproveite datas comemorativas que tenham alguma relação com o seu segmento, como volta as aulas, chegada das estações, etc, ou que possam ser aproveitadas para chamar a atenção, como em lançamentos de filmes ou “dia da pizza”.

Estratégias como essas geralmente atraem um público novo e muito rentável para sua empresa. O que é ótimo para aumentar os lucros e a visibilidade da marca. Promoções para fidelizar seus clientes também podem ser consideradas, tais como: dia do consumidor, aniversário da cidade onde ele mora, dia do leitor, etc. Olhar sites com datas comemorativas pode ajudar

Aniversários

As lojas online podem aproveitar as informações de cadastro para lançar ofertas em produtos que sejam do interesse do aniversariante. Além de ter mais chances de fidelizar seus clientes, você ainda possui mais oportunidades de vendas, aumentando os lucros da empresa. Você pode também aproveitar o aniversário da sua empresa para fazer uma oferta legal para seus clientes.

Redes sociais

Outra dica bem legal para ser engajar seu cliente com a marca são as promoções segmentadas por canal, como as que acontecem nas redes sociais. Cupons de desconto ou sorteio de produtos para quem participar de uma campanha de compartilhamento de um post com hashtags são as mais usadas.

Dica:

Apostar em brindes também é uma ideia legal. O cliente compra um produto e recebe outro. Um e-commerce de cosméticos pode, por exemplo, oferecer miniaturas de maquiagem como brinde na compra de um produto relacionado ou oferecer fretes grátis em aquisições acima de um determinado valor.

Uma escola de inglês pode aproveitar lançamento de filmes para sortear ingressos, copos customizados do film ou outras coisas. Existe diversas possibilidades para agradar ao cliente, pense como um consumidor na hora de definir isso.

As promoções são sim uma ótima estratégia para conquistar clientes, contanto que sejam bem planejadas para não prejudicar o seu caixa. Mas, o mais importante é que você precisa saber quais ações dão certo e quais não. Para isso você deve acompanhar os resultados de cada campanha e analisar as que obtiveram bons resultados para apostar em ações cada vez mais assertivas.

Aproveite que teremos diversos eventos pela frente e coloque em prática nossas dicas para acertar nas campanhas!

vindi-banner

Jornalista que passou por redações de entretenimento, varejo e economia, mas acabou se apaixonando por marketing digital e hoje atua em suas principais vertentes.

Você vai gostar também

3 Erros que afetam a taxa de conversão nas vendas ... Experiência do cliente tem sido pauta para muitas empresas que querem melhorar, de alguma forma, o modo como oferecem seus produtos e serviços ao cons...
Confiança do consumidor tem alta em outubro, segun... De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de confiança do consumidor teve sua sexta alta consecutiva em outubro de 2...
Você tem feito seu papel para garantir vendas mais... A gente gosta de “bater na tecla” ao falar de segurança porque ela é – tanto para o cliente final, quanto para as empresas – a parte mais essencial qu...
Futebol: Os Clubes mais rentáveis do Brasil A Exame publicou em Maio um ranking dos clubes mais rentáveis do Brasil em 2012. Através de relatórios divulgados pelos próprios clubes ao mercado, a ...

Jornalista que passou por redações de entretenimento, varejo e economia, mas acabou se apaixonando por marketing digital e hoje atua em suas principais vertentes.