A NFR 2023: Retail’s Big Show reuniu em Nova York (EUA) entre os dias 15 e 17 de janeiro mais de 38 mil especialistas do mercado na maior feira de varejo do planeta, para debater as tendências e o futuro do mercado. A ClearSale, parceira da Vindi em análise de risco e prevenção à fraude, esteve presente no evento e realizou uma cobertura exclusiva para o nosso blog. Confira!
O que de melhor ocorreu na NRF 2023
Um dos fatores que faz da NRF o maior evento do mundo voltado ao varejo é sua característica de antecipar tendências e trazer debates que vão impactar o futuro do setor. Pois um dos assuntos que foram destaque na edição de 2023 da feira, realizada entre os dias 15 e 17 de janeiro em Nova York, foi a jornada de um cliente que, agora, não tem mais as restrições de circulação impostas pela pandemia – e, também, pensa mais em comprar produtos de empresas que se preocupam com sustentabilidade.
Antes de mais nada, é essencial conhecer a fundo o cliente, e isso ficou explícito em alguns importantes painéis realizados no evento, como é o caso da palestra de Jeff Gennete, CEO e presidente da Macy’s. De acordo com o executivo, a companhia apostou em explorar dados para identificar o comportamento do seu público-alvo e, dessa forma, gradativamente adaptar a cultura da empresa para atender às novas necessidades do seu consumidor.
Richard Dickson, CEO e presidente da Mattel, e Harley Finkelstein, presidente da Shopify, concordam com o pensamento e, inclusive, foram além. Para eles, os varejistas que quiserem sobreviver precisam conhecer sua marca e seu cliente a fundo. E isso não significa apenas atender às expectativas desse consumidor por meio do seu produto, mas por meio de todo o ecossistema. Ou seja, a experiência desse cliente é o que vai fidelizá-lo.
Paige Thomas, CEO da Saks, também trouxe esses fatores para sua palestra, e acredita que o foco no cliente, seja para personalização, fidelização ou conhecimento por meio dos dados, é uma das grandes tendências do ano para o varejo. Ela também vê como necessário tirar, cada vez mais, os pontos de fricção da jornada de compra para que o processo possa ser multicanal e voltado à experiência do consumidor.
Outros dois fatores que foram abordados por Paige e na NRF como um todo foram a volta das pessoas às lojas físicas e a preocupação com sustentabilidade, especialmente puxada pelo público da Geração Z. Sobre isso, Lee Peterson, EVP da WD Partners e Seana Strawen, Head de Design de Varejo da IKEA US, trouxeram uma pesquisa interessante sobre como utilizar a revenda como forma de aumentar o tráfego nas lojas físicas.
O aumento da inflação e a preocupação com o meio ambiente fez com que as pessoas começassem a comprar mais produtos usados. Segundo Peterson, os varejistas precisam olhar para o lado da revenda em suas lojas para aumentar o tráfego. Como aprendizado da pesquisa, Seana salientou que esse movimento também pode aumentar o ticket médio da loja, pois você traz o cliente para comprar o item seminovo e, ali presente, leva também produtos novos.
Essa tendência de economia ecológica foi listada por Michelle Evans, Líder Global de Insights de Varejo da Euromonitor, que trouxe insights sobre consumo global em seu painel, afirmando que os consumidores querem, de fato, produtos alinhados com sustentabilidade.
Para Kall Penn, ator, roteirista, produtor e ativista climático, que encerrou a NRF com seu painel, os consumidores querem uma opção sustentável. Quando houver essa opção eco friendly, eles podem até pagar a mais por isso.