A NRF Retail’s Big Show é a maior feira de varejo do mundo, reunindo a cada ano os principais atores do comércio. Além de palestras com empreendedores e executivos de renome internacional, o evento conta com uma ampla área de expositores dividida entre vários espaços.
Tudo isso faz com que todas as principais tendências do setor varejista na atualidade estejam lá – inclusive, o varejo brasileiro sempre conta com uma forte representação, com empresas nacionais de vários segmentos entre os participantes.
Se quer saber mais sobre o evento, confira este guia completo sobre a NRF Retail’s Big Show.
Boa leitura!
O que é a NRF Retail’s Big Show?
A NRF Retail’s Big Show é a principal feira voltada ao varejo do mundo, que é realizada desde 1911 – sim, há mais de 100 anos! Durante o evento, são abordadas soluções inovadoras e tendências para os próximos anos no setor econômico de vendas ao consumidor final.
A sigla NRF significa National Retail Federation (Federação Nacional do Varejo), entidade estadunidense que reúne mais de 4,2 milhões de participantes, incluindo cadeias de lojas, bares e restaurantes, empresas de e-commerce e de marketing.
Atualmente, o NRF Retail’s Big Show é realizado em janeiro de todos os anos em Nova York, reunindo representantes dos principais varejos do mundo. O mês foi escolhido por ser uma época em que os varejistas do país vão até a metrópole para repor seus estoques depois das vendas de fim de ano – hoje em dia, com as facilidades da tecnologia, não existe mais essa necessidade, mas a data e o local do evento já fazem parte da tradição.
O Retail’s Big Show costuma ser realizado no Jacob K. Javits Convention Center, um dos principais espaços para eventos do país. No local que tem mais de 310 mil m2, representantes do varejo do mundo inteiro se reúnem para trocar experiências e conferir o que há de mais novo no setor.
Quais as atrações da NRF Retail’s Big Show?
A NRF Retail’s Big Show conta com palestras de executivos de destaque no varejo mundial, que falam sobre novas tendências e compartilham dicas de sucesso. Mas a área destinada aos expositores também atrai muitos visitantes, sendo dividida entre diferentes espaços conforme o assunto e a área de atuação dos participantes.
O Innovation Lab é uma mostra de tecnologias que vem causando transformações no varejo. Lá, várias novidades costumam aparecer pela primeira vez, como novos meios de automatização de processos e sistemas para agilizar e melhorar os resultados de negócios de vendas são apresentados – o espaço foi criado em 2018 e é um dos mais procurados.
Mas a inovação está presente em outros trechos do evento, e um exemplo é a Startup Zone, onde são apresentadas as startups com ideias inovadoras. Além de apresentar seus negócios, empreendedores e líderes desses negócios podem fazer networking e negociações.
Para quem trabalha no setor de alimentação, o Food Service Technology Pavilion é o local a ser visitado. Lá, os visitantes podem conhecer – com direito a demonstrações – os novos sistemas que podem ser implantados para melhorar o atendimento e o desempenho de bares, restaurantes e serviços de entrega.
O Consumer Product Showcase é uma oportunidade para que empresas de pequeno porte que oferecem soluções B2C (voltadas a outros negócios) apresentem seu trabalho a grandes varejistas.
Já o Exhibitor Big Ideas é uma área onde expositores conduzem debates sobre o desafio do varejo em relação a suas atividades e áreas de atuação.
Quem participa da NRF?
Representantes de milhares de negócios de vários setores do varejo participam do evento a cada ano. Para você ter uma ideia, a edição de 2022 contou com 15,9 mil profissionais da indústria, 6,1 mil varejistas e 2,5 mil marcas, segundo levantamento divulgado pela NRF.
Entre o total de participantes, 72% das empresas têm base nos Estados Unidos e 28% são de outros países. O Brasil foi o segundo país com o maior número de participantes, e neste ano o varejo nacional também teve bastante representantes.
Aqui você encontra um número de inscritos para a edição de 2023 (em inglês). Entre eles, estão empresas nacionais como:
- Bob’s
- Brasil Cacau
- Calçados Bibi
- Casa do Pão de Queijo
- Farmácias São João
- Riachuelo
- Saci Tintas
- Lojas Renner
- Via Varejo.
Isso sem contar as várias cadeias de supermercados, como Super Andreazza e Super Bahia. A lista também apresenta alguns gigantes do varejo internacional de vários segmentos, como:
- Alibaba Group
- Aldi
- Amazon
- Canon
- Carrefour
- Dolce & Gabbana
- Dominos Pizza
- Emirates
- Nivea
- Walmart
- Whole Foods
- Zara.
Edições passadas da NRF
Você pode ter uma bela noção do que é tratado nas palestras da NRF Retail’s Big Show a partir dos nossos resumos das duas últimas edições da feira do varejo.
Confira abaixo.
NRF 2023
A NRF 2023 teve mais de 175 palestras, envolvendo mais de 350 palestrantes e painelistas e mais de 1000 expositores.
Veja agora alguns dos destaques do evento:
- Revenda: o EVP da WD, Lee Peterson, e a head de Design de Varejo da IKEA, Seana Strawn, destacaram que o varejo de itens usados pode ser um negócio promissor, e o tema também foi abordado pelo CEO da Driven, Fabrizzio Topper
- Automação: a líder global de Insights de Varejo da Euromonitor, Michelle Evans, defendeu que os chatbots tenham características mais humanas para se relacionarem melhor com os clientes
- Economia ecológica: Michelle disse também que os consumidores esperam produtos mais alinhados com a sustentabilidade, e o ator, diretor e ativista Kal Penn afirmou que o ambiente deve ser uma preocupação de todos os segmentos da sociedade
- Experiência do Cliente: a CEO da Sacks, Paige Thomas, alertou que todos os pontos de fricção das compras precisam ser eliminados
- Mercado da influência: o CMO da Forever 2, Jacob Hawkins; e a diretora de Comunicação e Estratégia de Marca da Hollister, Jacee Scoular; abordaram iniciativas para atingir consumidores jovens
- Cenário atual: a CEO e fundadora da consultoria GDR, Kate Ancketill, falou sobre o impacto dos chamados 3Cs (Covid, Conflitos e Clima), e o tema também foi abordado pelo economista global chefe da Deloitte, Ira Kalish, e pela chefe de Estratégia de Investimento da Charles Schwab Corp, Liz Ann Sonders
- Policrise: ao projetar o cenário de 2025, a vice-presidente de Consumer Insights da WGSN, Andrea Bell, sugeriu que as empresas criem equipes de previsão de caos e risco para antever panoramas desfavoráveis
- Perseverança: a campeã olímpica de ginástica Simone Biles falou sobre a importância de ser persistente no mundo dos negócios, assim como no esporte.
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NRF 2022
A edição de 2022 da NRF Retail’s Big Show foi marcada pelo retorno das atividades presenciais após o confinamento causado pela pandemia de covid-19. Porém, o avanço da variante Omicron do novo coronavírus provocou a redução no número de participantes, que ficou próximo da metade do registrado em 2020 – já que em 2021 a feira do varejo foi realizada de forma online.
Ainda assim, o evento foi altamente produtivo. Entre as principais tendências apresentadas, estão:
- Social commerce: foi uma das principais tendências apontadas, devido à onipresença das redes sociais e da participação cada vez maior dos influenciadores digitais no comércio
- Realidade aumentada: o uso da tecnologia no comércio foi abordado com destaque para Expivi Inc., que apresentou recursos 3D que permitem uma visualização completa de produtos pela internet
- Quick commerce: a necessidade de uma maior velocidade das vendas e entrega foi uma das tendências apontadas, com destaque para a modalidade de entrega no mesmo dia
- Automação avançada: as empresas Locus Robotics, AutoStore, Avidbots e Ottonomy apresentaram novidades em tecnologias criadas para substituir o trabalho manual
- Conveniência: o ponto alto em relação ao tema foi o modelo “Just Walk Out”, um sistema de pagamentos invisíveis da Amazon
- Segurança: com o ápice da pandemia ainda recente, a CEO da Best Buy, Corie Barry, destacou a importância de proteger a saúde de clientes e colaboradores
- Omnichannel: a CEO e fundadora do GDR Creative Intelligence, Kate Ancketill, explicou que não há mais uma separação entre online e offline para as novas gerações
- Uso de dados: coletar, processar e interpretar informações de consumidores e compras é uma necessidade para a elaboração de estratégias
- Criptomoedas: o CEO da RocketFuel Blockchain defendeu que aceitar pagamentos em cripto pode melhorar os resultados das empresas.
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Vale a pena ir à NRF Retail’s Big Show?
Participar da NRF Retail’s Big Show é uma oportunidade para que uma empresa conheça todas as novidades na área da tecnologia voltada às vendas – afinal, estamos falando da maior feira do varejo mundial.
A empresa que descobre uma nova maneira de melhorar seus resultados, seja otimizando processos internos, conquistando clientes ou de outras formas, sai na frente da concorrência. Por isso, tantos negócios nacionais enfrentam o rigoroso inverno norte-americano para conferir as novidades apresentadas.
Além disso, cada palestra é uma oportunidade de conhecer processos adotados por empresários e executivos de sucesso e saber o que eles pensam sobre o futuro. E, na área de expositores, é possível conhecer o que há de mais inovador no comércio.
Se você é um empreendedor que acredita ter ideias promissoras, o evento é uma chance de ouro de mostrar suas soluções para a elite mundial do varejo.
Quanto custa para visitar a feira NRF?
Os valores para participar da NRF Retail’s Big Show podem variar conforme o ano de realização do evento. Para você ter uma ideia, vamos mostrar aqui alguns preços de entradas para varejistas de fora dos Estados Unidos durante a edição de 2023:
- Retail Full Conference Pass: dá acesso a todo o evento, ao valor de US$ 1 mil a US$ 1,2 mil (R$ 5 mil a R$ 6 mil) para membros da NRF e US$ 2 mil a US$ 2,4 mil (R$ 10,1 mil a R$ 12,1 mil) para não membros
- Retail Expo Only Pass: dá acesso às áreas, mas não inclui as principais palestras e os keynotes, com valor gratuito se reservado pelo menos três dias antes do início do evento ou a US$ 100 (R$ 500).
Para não varejistas de fora dos EUA, os valores eram:
- Non-Retail Full Conference Pass: de US$ 2,2 mil a US$ 2,6 mil (R$ 11,1 mil a R$ 13,2 mil) para membros da NRF e US$ 3,2 mil a US$ 3,6 mil (R$ 16,2 mil a R$ 18,2 mil) para não membros
- Non-Retail Expo Only Pass: de US$ 1,5 mil a US$ 1,6 mil (R$ 7,6 mil a R$ 8,1 mil) para membros e de US$ 2,8 mil a 2,9 mil (R$ 14,2 mil a R$ 14,7 mil) para não membros.
Os valores em reais são aproximados e foram convertidos no mês do evento.
É possível obter tradução simultânea para português por US$ 120 (cerca de R$ 608) até pelo menos três dias antes do evento. Depois, o valor sobe para US$ 200 (pouco mais de R$ 1 mil).
Como participar da NRF Retail’s Big Show?
Se você pretende apenas visitar a maior feira do varejo do mundo, basta adquirir um passe pelos valores que mostramos acima. Mas a feira também oferece espaços para expositores e patrocinadores.
O site oficial informa dados para entrar em contato com um responsável, sem listar valores. E quem precisa de visto para entrar nos Estados Unidos pode obter um Invite Visa Letter – um documento que pode ser apresentado ao consulado responsável para facilitar a obtenção do documento. Para isso, basta seguir as instruções apresentadas no site do evento.
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