Quem tem um espaço fitness sabe que atrair e reter alunos é uma tarefa que exige dedicação. A alta concorrência é um dos principais desafios que um gestor precisa enfrentar. Por isso, apostar no marketing para academia é essencial para quem não quer ficar para trás.

E os esforços valem a pena. O Brasil já é considerado o segundo maior mercado de academias do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. São mais de oito milhões de alunos matriculados em espaços de ginástica e musculação.

Marketing para academia na internet

A preocupação com a aparência tem atraído cada vez mais pessoas para academias. Por isso, marketing para academia é indispensável para qualquer tipo de academia. Mas se você não investir em marketing, será difícil para seus potenciais clientes conhecerem sua marca, seu espaço e os motivos pelos quais eles deveriam treinar em seu espaço e não no que fica do outro lado da rua.

Além de ser eficiente para atrair alunos, investir esforços em marketing para academia também funciona muito bem para reter quem já escolheu treinar com você. Já que ao consolidar sua marca no mercado, as pessoas vão fazer questão de continuar com você, pois sabem que, mesmo o preço não sendo o mais baixo, a qualidade vale a pena.

Se você quer começar a investir em marketing hoje mesmo, confira as dicas que separamos abaixo.

1 – Conheça o seu aluno

Já falamos sobre a importância de saber qual é o perfil do seu aluno aqui na Vindi no texto de planejamento. E esse continua sendo um dos itens mais importantes quando falamos em marketing para academia.

Pense bem, para você conseguir entregar uma comunicação efetiva aos seus potenciais clientes, é preciso saber quem são eles. E não estamos falando de informações limitadas, como apenas idade, gênero e situação financeira.

É preciso considerar muito mais informações além do básico. Você deve entender qual é o estilo de vida dessas pessoas que você quer atrair, quais lojas elas gostam de comprar, quais lugares elas frequentam, seus hobbies e, um dos pontos fundamentais, quais são os principais desafios que elas têm.

Essa estratégia em marketing é conhecida como criar personas. Elas funcionam como uma imagem do seu cliente ideal. Sua construção deve ser criada baseada em informações reais e não fictícias.

Algumas perguntas importantes que você deve responder na criação da sua persona são:

  • Grau de escolaridade
  • Meios de comunicação que ela utiliza
  • Principais objetivos
  • Principais desafios

Na hora de coletar informações para construir suas personas, você pode aproveitar os alunos já matriculados e fazer rápidas entrevistas. Sempre dê um nome para suas personas, quanto mais reais elas forem, mais sucesso você vai ter ao criar sua estratégia de comunicação.

2 – Aposte em eventos

Participar e organizar eventos é uma ótima ferramenta de marketing para academia. Pois é por meio desses encontros que muitos potenciais clientes acabam conhecendo o seu espaço.

E para ter certeza que a sua estratégia será eficaz, você precisa pensar, planejar e divulgar muito bem. Assim, não corre o risco de acabar investindo dinheiro sem ter o retorno que espera.

Defina um foco

O primeiro passo é determinar sobre o que será seu evento. Pense em um tema, pode ser uma mini corrida em algum parque no bairro da sua academia, uma palestra com alguém da área de nutrição em seu próprio espaço, um personal trainer que explique como ganhar massa muscular ou qualquer outro assunto. Fazer marketing para academia é ter um foco bem definido.

É importante se certificar que o tema que você escolheu é de interesse das suas personas. Só assim você vai conseguir atingir seus objetivos com o evento.

Faça o planejamento

Planejar é indispensável para aumentar as chances que tudo saia como você espera. Defina para quantas pessoas vai ser o evento, depois tenha certeza que o espaço que você escolheu consegue suportar todas elas de forma confortável.

No planejamento é importante também definir todos os detalhes do encontro. Por exemplo, ele será aberto ou só para alunos, qual o tempo de duração, quem será o palestrante (se for o caso), será gratuito ou terá um custo simbólico para ajudar a pagar os gastos.

Não se esqueça de criar um plano de comunicação, seu evento só terá sucesso se ele for bem divulgado. É importante que você pense em tudo isso nessa etapa.

Capriche na divulgação

Na etapa anterior você planejou as estratégias de divulgação, agora é hora de colocá-las em prática.

Comece a comunicar o evento com antecedência para que as pessoas possam se organizar e participar. Envie o convite por e-mail, coloque em suas redes sociais e considere criar um banner para deixar em frente a sua academia.

Se você conhecer alguma empresa ou estabelecimento que possa ter interesse em seu evento, entre em contato, pense em parcerias que podem ajudar você a chegar no seu objetivo por meio do evento.

3 – Faça parcerias

Uma das estratégias de marketing para academia que você pode trabalhar é estabelecer parcerias.

Encontre estabelecimentos que ficam próximos a seu espaço e que tenham um público parecido com o seu. Você pode combinar ações de divulgação, em que ele comunique sobre o seu negócio para os clientes e você fale sobre os serviços dele.

Ou você também pode pensar em oferecer descontos para quem fechar com você que tenha comprado algum produto ou algum serviço do seu parceiro.

As parcerias também podem ser firmadas no meio online, muitas vezes chamadas de co-marketing. Procure empresas que também tenham um blog, escreva posts sobre o mercado fitness e peça que eles publiquem, você também pode abrir espaço em seu site para que eles escrevam.

Essa é apenas uma ideia de parcerias que você pode fazer para ajudar a divulgar o seu serviço, principalmente no começo. Seja criativo, pesquise e encontre as maneiras que mais funcionam para você.

4 – Crie um blog

Investir em conteúdo não é uma boa estratégia apenas para negócios digitais. Hoje, a internet é o principal lugar em que as pessoas buscam informações para solucionar suas dúvidas e também para procurar novos lugares.

Ter um blog é um excelente canal para atrair potenciais clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por anúncios. O segredo é criar materiais úteis, de interesse da sua persona.

Esses artigos precisam ter qualidade, é neles que você deve aproveitar para escrever e responder as principais dúvidas de quem procura uma academia como a sua; elas podem ser desde as mais básicas, até as mais complexas.

Se você não tem muita prática em escrita e fica na dúvida de quais assuntos poderiam ser interessantes, a principal estratégia é se basear em palavras-chave. Elas são as principais referências que você pode ter para entender o que os seus futuros alunos buscam em sites como o Google ou Yahoo.

Use essas palavras-chave também na hora de definir os títulos de seus artigos, elas vão ajudar a atrair os leitores.

Existem ferramentas (gratuitas e pagas) disponíveis no mercado que podem ajudar você a encontrar a melhor palavra-chave, algumas delas são:

5 – Invista nas redes sociais

Elas ganharam o gosto das pessoas e acabaram se tornando grande aliadas na hora de divulgar uma empresa. Quando o assunto é fitness e marketing para academia, algumas plataformas são mais eficazes que outras.

O Instagram é uma delas, a rede tem mais de 50 milhões de usuários ativos no Brasil. A grande estratégia nessa plataforma é trabalhar fotos e o conteúdo visual. O Facebook, Snapchat e YouTube também são canais interessantes para o segmento de academias.

Com exceção do YouTube, todas as outras que citamos contam com a funcionalidade “Stories”. Explore essa opção, por elas você pode postar vídeos e imagens para mostrar a rotina da sua academia e dar o gostinho de como são as aulas.

Outra aplicação das redes sociais que tem estado em alta é a opção de fazer uma transmissão em tempo real, o chamado Live.

Por ela, você pode aproveitar para conversar com pessoas interessadas em papo de academia, com certeza alguma vai gostar da sua proposta e procurar conhecer mais o seu serviço ou mesmo indicar para alguém que esteja procurando lugar para treinar.

6 – Cultive uma base de e-mails

Quando as redes sociais apareceram, muitas pessoas achavam que os e-mails deixariam de ser usados. Mas isso não é verdade. Eles estão mais fortes do que nunca e são uma ótima ferramenta para você se comunicar com seus alunos e possíveis clientes.

Por meio do e-mail você pode aproveitar para divulgar seus conteúdos do blog, além de enviar descontos exclusivos para quem ainda não fechou com você. Para ter mais assertividade, o mais indicado é segmentar sua lista.

Isso quer dizer, divida as pessoas em grupos, elas podem ser só para potenciais clientes, outra para quem já é aluno e assim por diante. Essa segmentação vai ajudar você a entregar mensagens mais personalizadas, consequentemente, elas devem ter mais aceitação.

Entre as ferramentas disponíveis no mercado que você pode usar para criar campanhas de e-mails, estão:

7 – Aproveite o marketing de referência

O famoso marketing boca a boca sempre foi uma das maneiras mais eficientes de atrair consumidores.

Com a tecnologia cada vez mais presente, essa modalidade deixou de existir apenas na “vida real” e ganhou uma versão também no mundo digital, o chamado marketing de referência.

Dessa forma, as pessoas podem indicar um serviço ou produto para amigos e em troca ainda ganham alguma vantagem com isso. O Dropbox, uma plataforma na nuvem de armazenamento de arquivos, foi uma das pioneiras nessa ideia.

Quando estavam começando, resolveram lançar a seguinte campanha: cada usuário que indicasse o serviço do Dropbox para um amigo ganhava mais espaço para armazenamento, assim que a pessoa finalizasse o cadastro com a empresa. Foi assim que eles viram sua base de usuários aumentar muito rápido.

Você também pode explorar essa ideia, oferecendo descontos ou vantagens para os seus alunos que trouxerem outros novos. Pense no melhor modelo para você e aplique a ideia.

8 – Pratique o remarketing

Não descarte o contato de seus ex-alunos, eles podem ser uma ótima oportunidade para você aumentar seu lucro. Mesmo que tenham cancelado o plano no passado, se eles gostaram da experiência que tiveram com a sua academia, podem considerar voltar. Marketing para academias funciona demais com ex-alunos.

Às vezes, os seus ex-alunos precisaram cancelar a matrícula porque tinham que cortar gastos naquele momento, porque desanimaram do treino ou qualquer outra razão, mas continuam querendo atingir o objetivo de bem-estar e só precisam de um incentivo.

Faça ações com essa base de dados, ofereça alguma vantagem, mostre os benefícios de voltar a treinar em seu espaço, não esqueça essas pessoas.

Para finalizar

Agora que você já sabe oito formas de atrair mais alunos, não se esqueça de colocá-las em prática. Faça testes e encontre o modelo que mais funciona para você.

Existem outros fatores que também vão influenciar o sucesso do seu espaço fitness, como a contratação dos professores certos e equipamentos adequados para o treino. Todos esses itens em conjunto com o marketing para academia vão garantir que você atraia e fidelize cada vez mais seus alunos.  

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.