O marketing para academia é o segredo por trás do sucesso no mercado fitness.

Afinal, não basta ter uma estrutura excelente, ótimos profissionais e treinos dinâmicos: é preciso divulgar todos esses benefícios e atrair o público certo para o seu negócio.

Com algumas ações bem planejadas, você pode conquistar novos alunos, fidelizar os atuais e construir uma marca de destaque no seu segmento.

Vamos entender como fazer isso a seguir, com nosso guia de marketing para academia.

Continue lendo e siga nossas dicas para impulsionar seu negócio.

O que é marketing para academia?

Marketing para academia é toda ação de divulgação de serviços e relacionamento com o cliente no mercado fitness.

Basicamente, é por meio dessas estratégias que as academias conquistam novos clientes, retêm os alunos e posicionam sua marca no segmento.

Entre as possíveis ações de marketing, estão:

  • Ambientação, decoração e construção da fachada da academia com logotipo
  • Eventos organizados pela academia
  • Distribuição de brindes
  • Descontos nos planos
  • Promoções de indicação, como “traga um amigo e ganhe desconto”
  • Promoções sazonais (ex: desconto durante o inverno)
  • Anúncios em mídias offline e digitais
  • Publicação de conteúdo no site, blog e redes sociais da academia
  • Otimização do site da academia para mecanismos de busca
  • Envio de e-mail marketing e SMS
  • Telemarketing.

Ao longo do artigo, exploraremos melhor cada uma dessas ações de marketing.

Por enquanto, o importante é entender que o marketing é uma das frentes mais importantes em qualquer academia, já que é a área encarregada de atrair e fidelizar clientes, divulgar a marca e aumentar o faturamento.

Importância das ações de marketing para academias

As ações de marketing para academias, tanto online quanto offline, são a principal estratégia por trás do sucesso nesse segmento.

Se você não investir nessa área, será difícil para seus potenciais clientes conhecerem sua marca, seu espaço e os motivos pelos quais eles deveriam escolher seu estabelecimento e não o que fica do outro lado da rua.

Logo, o marketing para academia é fundamental para construir o diferencial competitivo da marca, estabelecer uma relação próxima com os clientes e garantir os lucros do negócio.

Além disso, é essencial para promover a fidelização de clientes, que é um dos pontos-chave para o sucesso de qualquer empreendimento fitness.

Todo empreendedor da área sabe que, para além de atrair novos alunos, é preciso manter os antigos treinando com frequência para obter a receita recorrente necessária à saúde financeira da empresa.

Dessa forma, o marketing faz esses dois papéis, conectando os serviços da sua academia aos consumidores que buscam uma vida mais saudável e ativa.

Como fazer um plano de marketing para academia

Um plano de marketing para academia é um roteiro com as etapas necessárias para divulgar seu negócio e ter sucesso no mercado fitness.

Veja quais pontos não podem faltar:

Público-alvo

O ponto de partida para o plano de marketing é a definição do público-alvo, que é o perfil de consumidor com maior potencial para se tornar cliente da sua academia.

Aqui, é importante reunir dados demográficos (gênero, faixa etária, classe socioeconômica, localização, etc.) e também comportamentais (hábitos de consumo, dores, necessidades, etc.).

Estudo de mercado

O próximo passo é fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor o segmento, conhecer tendências e mapear a concorrência. 

Você pode usar a Análise SWOT (Strength, Weakness, Opportunities and Threats) para analisar os pontos fortes e fracos da academia e também as oportunidades e ameaças do setor.

Objetivos

Os objetivos são o que você pretende alcançar com seu plano de marketing para academia.

Alguns exemplos são:

  • Aumentar em 20% o número de alunos
  • Alcançar um índice de fidelização de 70%
  • Conquistar um NPS (Net Promoter Score) de 8 a 10.

Estratégias e táticas

As estratégias são as ações que você vai implementar para alcançar seus objetivos, enquanto as táticas são os desdobramentos.

Por exemplo, se a estratégia é usar links patrocinados para promover a academia, uma tática pode ser anunciar no Google e, a outra, anunciar em sites acessados pelo público-alvo.

Mídias

As mídias são os canais que você vai escolher para veicular anúncios e campanhas da sua academia.

Alguns exemplos são: redes sociais, sites, revistas, blogs, outdoors, canais de TV, emissoras de rádio, podcasts, etc.

Investimento

O investimento é a verba total que será destinada ao marketing para academia e o orçamento de cada uma das ações.

Métricas de desempenho

Por fim, um plano de marketing precisa de métricas para mensurar o desempenho das ações.

Alguns exemplos são market share (participação de mercado), audiência, custo de aquisição de clientes (CAC), Lifetime Value (LTV), etc.

9 ideias de marketing para academias atraírem mais alunos

Se você quer ideias para impulsionar o marketing da sua academia, está lendo o artigo certo.

Confira nossas dicas e inspire-se:

1. Conheça o seu aluno

Esse é um dos pontos mais importantes quando falamos em marketing para academia.

Pense bem: para conseguir entregar uma comunicação efetiva aos seus potenciais clientes, é preciso saber quem são eles. 

E não estamos falando de informações limitadas, como idade, gênero e situação financeira.

É preciso considerar informações além do básico.

Você deve entender qual é o estilo de vida dessas pessoas que você quer atrair, quais lojas elas gostam de comprar, quais lugares elas frequentam, seus hobbies e, um dos pontos fundamentais, quais são os principais desafios que elas têm.

Essa estratégia em marketing é conhecida como criação de personas – personagens fictícios que representam seu cliente ideal.

Sua construção deve ser criada baseada em informações reais, coletadas em pesquisas de mercado.

Para criar personas, você deve partir das seguintes questões:

  • Qual é o grau de escolaridade do seu público-alvo ideal?
  • Quais os meios de comunicação que ela utiliza?
  • Quais são os seus principais objetivos?
  • Quais são os seus principais desafios?

Na hora de coletar informações para construir suas personas, você pode aproveitar os alunos já matriculados e fazer rápidas entrevistas

Sempre dê um nome para suas personas, pois quanto mais próximas do real elas forem, mais sucesso você terá ao criar sua estratégia de comunicação.

2. Aposte em eventos

Organizar eventos é uma ótima ferramenta de marketing para academia, pois é por meio desses encontros que muitos potenciais clientes acabam conhecendo o seu espaço.

Veja algumas dicas para organizar um evento do zero no seu estabelecimento:

Defina um foco

O primeiro passo é determinar sobre o que será seu evento e delimitar um tema.

Pode ser uma mini corrida em algum parque no bairro da sua academia, uma palestra com alguém da área de nutrição em seu próprio espaço, um personal trainer que explique como ganhar massa muscular ou qualquer outro assunto.

É importante se certificar que o tema que você escolheu é de interesse das suas personas, pois só assim você vai conseguir atingir seus objetivos com o evento.

Faça o planejamento

Planejar é indispensável para aumentar as chances de que tudo saia como você espera.

Para começar, defina para quantas pessoas vai ser o evento.

Depois, tenha certeza que o espaço que você escolheu consegue acolher todas elas de forma confortável.

No planejamento, também é importante definir todos os detalhes do encontro.

Por exemplo: se ele será aberto ou só para alunos, qual a duração, quem será o palestrante (se for o caso), se será gratuito ou terá um custo simbólico para ajudar a pagar os gastos,e assim por diante.

Capriche na divulgação

A divulgação é fundamental para garantir que seu evento tenha público e seja um sucesso.

Então, comece a comunicá-lo com antecedência para que as pessoas possam se organizar e participar.

Envie o convite por e-mail, coloque em suas redes sociais e considere criar um banner para deixar em frente à academia.

Se você conhece alguma empresa ou estabelecimento que possa ter interesse em seu evento, entre em contato, pensando em parcerias que podem ajudar você a atrair mais pessoas.

3. Faça parcerias

Uma das estratégias de marketing para academia que você pode trabalhar é estabelecer parcerias.

Encontre estabelecimentos que ficam próximos a seu espaço e que tenham um público parecido com o seu, como salões de beleza, restaurantes e clínicas de estética.

Você pode combinar ações de divulgação em que o parceiro apresenta seu negócio para os clientes e, em troca, você promove os serviços dele.

Ou você também pode pensar em oferecer descontos para clientes que fecharem com você e tiverem comprado algum produto ou serviço do seu parceiro.

As parcerias também podem ser firmadas no meio online, na estratégia chamada de  co-marketing.

Se você tem um blog, por exemplo, procure empresas que também tenham e troque posts sobre o mercado fitness (guest posts).

Essas são apenas algumas ideias de parcerias que você pode fazer para ajudar a divulgar o seu serviço, principalmente no começo.

Então, seja criativo, pesquise e encontre as maneiras que mais funcionam para você.

4. Crie um blog

Investir em conteúdo não é uma boa estratégia apenas para negócios digitais.

Hoje, a internet é o principal lugar em que as pessoas buscam informações para solucionar suas dúvidas e também para procurar novos produtos e serviços.

Logo, ter um blog é um excelente canal para atrair potenciais clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por anúncios.

O segredo é criar materiais úteis, de interesse da sua persona.

Esses artigos precisam ter qualidade, pois é neles que você deve aproveitar para escrever e responder às principais dúvidas de quem procura uma academia como a sua.

Se você não tem muita prática em escrita e fica na dúvida de quais assuntos poderiam ser interessantes, a principal estratégia é se basear em palavras-chave, seguindo a tática de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca).

Elas são as principais referências que você pode ter para entender o que os seus futuros alunos buscam em sites como o Google ou Yahoo.

Use essas palavras-chave também na hora de definir os títulos de seus artigos, pois elas vão ajudar a atrair os leitores e posicionar seus textos no topo dos buscadores.

Existem ferramentas (gratuitas e pagas) disponíveis no mercado que podem ajudar você a encontrar a melhor palavra-chave, algumas delas são:

5. Invista nas redes sociais

Quando o assunto é fitness e marketing para academia, algumas redes sociais não podem faltar na sua estratégia.

O Instagram é uma delas: a rede tem mais de 99 milhões de usuários ativos no Brasil e sua estratégia é trabalhar imagens e vídeos.

O Facebook, o TikTok e o YouTube também são canais interessantes para o segmento de academias, pois têm foco em conteúdos audiovisuais e concentram grande parte do público fitness.

Uma dica é explorar a função “Stories” dessas plataformas, que permite publicar vídeos e imagens para mostrar a rotina da sua academia e dar o gostinho de como são as aulas.

Outra aplicação das redes sociais que está em alta é a opção de fazer uma transmissão ao vivo, a chamada live.

Essa é uma ótima oportunidade de transmitir aulas da sua academia, convidar um influenciador digital para falar ao vivo sobre os treinos ou simplesmente divulgar seu estabelecimento em tempo real nas redes sociais.

6. Cultive uma base de e-mails

Quando as redes sociais apareceram, muitas pessoas achavam que os e-mails deixariam de ser usados.

Mas eles estão mais fortes do que nunca e são uma ótima ferramenta para você se comunicar com seus alunos e possíveis clientes.

Por meio do e-mail marketing, você pode divulgar seus conteúdos do blog, enviar descontos exclusivos para leads (potenciais clientes), enviar promoções personalizadas para clientes fiéis e muito mais.

Para ter mais assertividade, o mais indicado é segmentar sua lista.

Isso significa dividir os contatos em grupos, tais como potenciais clientes, alunos recentes, alunos fiéis, etc.

Essa segmentação vai ajudar você a entregar mensagens mais personalizadas e, consequentemente, com maior efetividade.

Entre as ferramentas disponíveis no mercado que você pode usar para criar campanhas de e-mails, estão:

7. Aproveite o marketing de referência

O famoso marketing boca a boca sempre foi uma das maneiras mais eficientes de atrair consumidores.

Com a tecnologia cada vez mais presente, essa modalidade deixou de existir apenas na “vida real” e ganhou uma versão também no mundo digital, o chamado marketing de referência.

Dessa forma, as pessoas podem indicar um serviço ou produto para amigos e, em troca, ganhar alguma vantagem.

O Dropbox, uma plataforma na nuvem de armazenamento de arquivos, foi uma das pioneiras nessa ideia.

Quando estavam começando, resolveram lançar a seguinte campanha: cada usuário que indicasse o serviço do Dropbox para um amigo ganhava mais espaço para armazenamento, assim que a pessoa finalizasse o cadastro com a empresa.

Foi assim que eles viram sua base de usuários aumentar muito rápido.

Você também pode explorar essa ideia, oferecendo descontos ou vantagens para os seus alunos que trouxerem familiares e amigos para treinar

8. Pratique o remarketing

Não descarte o contato de seus ex-alunos, pois eles podem ser uma ótima oportunidade para você aumentar seu lucro.

Mesmo que tenham cancelado o plano no passado, se eles gostaram da experiência que tiveram com a sua academia, podem considerar voltar.

Isso porque, às vezes, os seus ex-alunos precisaram cancelar a matrícula porque tinham que cortar gastos naquele momento, porque desanimaram do treino ou qualquer outra razão, mas continuam querendo atingir o objetivo de bem-estar e só precisam de um incentivo.

Então, cabe a você lançar ações para essa base de dados, oferecendo alguma vantagem e mostrando os benefícios de voltar a treinar em seu espaço.

Ouça também o Podcast Like a Boss com Edgard Corona, CEO da SmartFit:

9. Faça anúncios online

A mídia orgânica pode trazer ótimos resultados, mas nada supera a velocidade com que os anúncios digitais podem trazer novos alunos para a sua academia.

A dica é começar pelos links patrocinados, principalmente pelo Google Ads, que permite veicular seus anúncios no Google quando os usuários buscarem por palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Depois, você pode impulsionar publicações em redes sociais, utilizando plataformas de publicidade como Facebook Ads, Instagram Ads e YouTube Ads

A vantagem é que esses sistemas permitem uma segmentação precisa do seu público, oferecem diversos formatos de anúncios (texto, imagem, vídeo, etc.) e ainda possibilitam um orçamento flexível.

Por onde começar a fazer marketing na academia?

Se você nunca investiu em marketing para academia, a dica é começar pelo básico:

  • Ter contas nas principais redes sociais (no mínimo, Instagram e Facebook)
  • Ter um site próprio (mesmo que gratuito) e um blog (se possível)
  • Cadastrar sua academia no Google Meu Negócio para ser encontrado por clientes próximos ao seu endereço.

A partir desses três pontos, você já pode criar uma estratégia simples de marketing digital utilizando o modelo de plano que vimos neste artigo e começar a divulgar sua academia na internet, que é o meio mais acessível para qualquer empreendedor.

Além disso, é importante que você movimente sua academia com eventos, aulas e atividades especiais.

Se atrair alunos é uma demanda urgente, experimente criar um programa de indicação com descontos para os indicados que se matricularem.

Só não se esqueça de divulgar a promoção com banners, flyers, comunicados durante os treinos e qualquer outra mídia que você tiver à disposição.

Pontos de atenção na estratégia de marketing da academia

Agora que você está cheio de ideias para fazer o marketing da sua academia, vamos aos pontos de atenção:

  • Verifique sempre se as ações planejadas são compatíveis com as necessidades e preferências do seu público-alvo. Caso contrário, você pode atrair as pessoas erradas e acabar com um churn rate (taxa de cancelamentos) alto
  • Priorize as ações de fidelização de alunos como descontos para planos mais longos, atividades diferenciadas e distribuição de brindes, pois reter é tão importante quanto atrair clientes
  • Acompanhe o retorno sobre investimento (ROI) em todas as ações de marketing realizadas, para entender o que funciona melhor e direcionar o orçamento para o lugar certo
  • Mantenha a frequência e a consistência de publicações em redes sociais, evitando o erro de ter muitas contas de uma vez e acabar abandonando as postagens
  • Acompanhe as menções à academia realizadas em redes sociais e sites para ter controle sobre sua reputação e manter uma imagem positiva.

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