A maquininha de cartão smart POS é uma opção que pode modernizar o seu negócio e escolha ideal para empresas que querem um equipamento com funções além de apenas fazer as cobranças. Com ela, é possível gerenciar diferentes operações dentro de uma empresa, desde o atendimento aos clientes até a gestão de estoque.

Você pode estar se perguntando para qual tipo de negócio a smart POS é mais adequada, não é mesmo? Pois é isso o que vamos mostrar aqui.

Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona a maquininha smart POS e quais são suas vantagens para diferentes perfis de negócios. 

Leia até o final e confira uma das melhores opções do mercado.

O que é a maquininha smart POS?

A maquininha smart POS é um equipamento que recebe pagamentos presenciais que funciona pelo sistema operacional Android, o mesmo usado em boa parte dos smartphones e tablets. Por isso, ela pode receber a instalação de ferramentas úteis para empresas dos mais variados perfis.

Antes de mencionarmos as particularidades do equipamento, cabe ressaltar que ele tem também as mesmas funcionalidades que uma POS comum: é um equipamento autônomo, que não requer a necessidade de conexão com um computador.

Com ela, é possível aceitar cartões de crédito e débito, além de modalidades mais modernas como Pix por QR Code e carteiras digitais. Seu sistema próprio registra todas as transações e imprime os comprovantes; mas, por ser POS, trabalha com apenas um adquirente.

Como funciona a maquininha smart POS?

Ao contrário das demais POS, a smart POS não requer uma conexão a uma linha telefônica. O equipamento não tem fio e conta com as tecnologias Wi-Fi, 4G e bluetooth, além de ter uma impressora térmica embutida.

Em caso de falha na conexão com a internet, o aparelho pode operar offline e sincronizar as informações quando o serviço for restabelecido.

A interface da maquininha é semelhante à de um smartphone, com a possibilidade de download e instalação de aplicativos com diversas funcionalidades, incluindo gestão de vendas, estoque e pedidos de clientes.

Como os aplicativos rendem muitas vantagens, a smart POS é indicada para negócios de vários tamanhos.

Quais as vantagens da maquininha smart POS?

A maquininha smart POS garante a uma empresa vários benefícios. Além de uma simples ferramenta para receber pagamentos, ela pode servir como uma plataforma para ajudar no gerenciamento da sua empresa.

Confira abaixo algumas das vantagens desse equipamento.

Interface amigável

O sistema Android garante à maquininha uma interface mais amigável que outros equipamentos. Por isso, qualquer funcionário que seu negócio contratar – ou você mesmo – poderá aprender a operá-la sem dificuldades.

Cobrança sem fio

Por funcionar sem fio, a maquininha smart POS pode ser usada em cobranças no local onde o cliente estiver, seja sentado à mesa de um bar ou até em uma fila. Além disso, com um chip 4G, ela pode ser usada em entregas e serviços de transporte.

Aplicativos de gestão

Os aplicativos disponíveis para download podem ajudar você a gerenciar seu negócio com funções como:

  • Controles de estoques
  • Gestão de vendas
  • Inclusão de vendas com valores a receber (o popular “fiado”)
  • Gestão de comissões para colaboradores e afiliados
  • Gerenciamento de mesas e registros de pedidos em bares e restaurantes
  • Cadastros de produtos e vendedores
  • Inclusão de descontos temporários nos preços
  • Integração com leitor de código de barras.

Impressora embutida

Além da possibilidade de instalar aplicativos, a smart POS conta com uma impressora embutida.

Embora a possibilidade de impressão não seja exatamente uma novidade em maquininhas, a integração desse recurso com os aplicativos disponíveis para este modelo permite várias novas funcionalidades agregadas.

Veja algumas:

  • Impressão de vários relatórios sobre desempenho de vendas, características de clientes e outros indicadores 
  • Emissão de etiquetas de preço com código de barras
  • Geração de boleto bancário
  • Emissão de nota fiscal.

Recarga em celulares

A diversidade entre aplicativos é tamanha que você pode até integrar outras soluções ao seu negócio. Por exemplo, você pode instalar um app que faz recarga de crédito em telefones celulares, e oferecer esse serviço.

Assim, você amplia a variedade de soluções oferecidas no seu negócio sem precisar fazer grandes mudanças.

Para quem a smart POS é indicada?

Pelas vantagens que apresenta, a smart POS pode ser útil para empresas de vários portes. E, dependendo do perfil, há diferentes formas de aproveitar o equipamento: profissionais autônomos e microempresas podem usar uma única maquininha como um computador.

Com ela, é possível fazer todos os registros e imprimir os relatórios que ajudarão na tomada de decisão. E a própria funcionalidade para vender fiado é destinada a esses perfis.

Já uma empresa maior, como uma loja que conta com vários vendedores, tem a ganhar investindo em algumas maquininhas.

É possível fazer a gestão de todas as comissões a serem pagas para seus vendedores; lojas com estoques podem usar o equipamento para o controle de seus itens, com a facilidade de usar a mesma POS para fazer a cobrança e dar baixa no produto.

Sem contar as vantagens para bares e restaurantes, que mencionamos acima: o garçom só vai precisar de um equipamento em todas as etapas do atendimento, do registro do pedido à cobrança da conta.

Portanto, é um equipamento para empreendedores com diversos perfis e cada um poderá fazer o melhor uso de acordo com as características do seu negócio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies