O Google LIA é a solução para anunciar os produtos da sua loja física no Google Shopping e aumentar as vendas. Com esse recurso, você pode atrair consumidores próximos que preferem comprar pela internet e retirar os itens perto de casa para economizar com o frete, colocando as mãos no produto mais rapidamente.
Para começar a fazer anúncios de inventário local, você só precisa configurar contas do Google, subir suas informações de estoque e ativar a opção nas suas campanhas. É fácil, rápido e com vantagens, como vamos mostrar a partir de agora.
Neste artigo, você vai acompanhar um passo a passo para começar a usar o Google LIA e aprender a usar a ferramenta para alavancar suas vendas. Confira!
O que é Google LIA (Local Inventory Ads)?
Google LIA (Local Inventory Ads ou Anúncios de Inventório Local) é um recurso do Google que permite que você anuncie produtos disponíveis em uma loja física para compradores próximos. Com ele, lojistas podem conectar seu estoque ao Google Shopping para exibir produtos toda vez que usuários próximos fazem buscas na internet.
Os anúncios do Google LIA aparecem com selos como “Retirar hoje” e “Retirar amanhã”, acompanhados de um símbolo de localização. Dessa forma, os usuários conseguem encontrar produtos disponíveis em lojas próximas ao seu endereço, caso estejam pensando em comprar presencialmente.
O grande diferencial do Google LIA é que o estoque é atualizado em tempo real, de modo que o cliente sempre vê informações atualizadas sobre os itens à venda e disponíveis.
Qual a diferença entre Google LIA e Google Shopping?
O Google LIA é um dos recursos de anúncios do Google Shopping voltado especificamente para estoques físicos. Já o Google Shopping abrange todos os anúncios publicados por lojistas, com maioria de lojas virtuais.
Enquanto o Google LIA considera a localização do usuário para recomendar lojas próximas, o Google Shopping exibe produtos de lojas de todo o Brasil e do mundo.
Como funcionam os anúncios do Google LIA?
Os anúncios do Google LIA são exibidos quando um usuário faz uma busca por um produto no Google. Os produtos aparecem de acordo com a localização da pessoa, mostrando quais itens estão disponíveis para serem retirados em lojas físicas próximas, e também exibem endereço da loja, informações do produto, preço e outros detalhes.
Por exemplo, em uma busca por “air fryer”, é possível selecionar os produtos disponíveis nas proximidades para visualizar os anúncios com retirada em loja, como no exemplo abaixo:
Além disso, o Google Shopping é integrado ao Google Maps para mostrar os itens disponíveis em lojas próximas.
Ao clicar no anúncio, você pode ver mais detalhes sobre as lojas que têm o produto disponível e ler a descrição do anunciante.
Quais os benefícios de anunciar no Google LIA?
O principal benefício do Google LIA é poder oferecer uma experiência omnichannel para seus clientes, de modo que eles possam concluir a compra em múltiplos canais de venda perfeitamente integrados. De acordo com dados da Manhattan Associates publicados no E-commerce Brasil, 60% dos brasileiros preferem comprar pela internet e retirar os produtos na loja física.
As principais razões para esse comportamento são a economia com o frete e a possibilidade de ter o produto em mãos rapidamente, sem precisar esperar pela entrega. Logo, é muito mais conveniente para o cliente poder se informar sobre seu estoque em tempo real, comprar pela internet e ir até uma loja retirar o produto — especialmente se houver um local específico para a retirada de compras online, evitando as filas.
Com isso, o Google LIA proporciona o aumento das vendas e o alcance de novos clientes nas proximidades.
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Como cadastrar anúncios no Google LIA?
Cadastrar anúncios no Google LIA requer alguns passos de configuração das suas contas Google.
Acompanhe:
1. Crie suas contas Google
Para cadastrar anúncios no Google LIA, você precisa ter três tipos de contas do Google:
- Uma conta no Google Ads para anunciar
- Uma conta no Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio), que é usada para divulgar negócios locais
- Uma conta no Merchant Center, que permite cadastrar informações da sua loja física e do seu estoque.
O primeiro passo é providenciar todas essas contas, caso você não as tenha ainda (lembrando que, na sua conta no Merchant Center, seus produtos serão cadastrados em uma vitrine local).
Para isso, insira todas as informações da empresa, escolha o processo de pagamento, conecte plataformas, entre outros passos que aparecem no cadastro. Depois, adicione um logotipo para incluir sua marca na vitrine local.
2. Vincule as contas
O próximo passo é vincular suas contas Google para habilitar o Google LIA. Comece vinculando a conta do Merchant Center ao Perfil da empresa:
- Na sua conta Merchant Center, selecione “Contas vinculadas” em “Configurações”
- Clique na guia “Perfis da empresa”
- Clique em Vincular para concluir ou adicione um e-mail de proprietário, caso ainda não tenha.
Depois, vincule o Merchant Center ao Google Ads:
- Na sua conta Merchant Center, selecione “Contas vinculadas” em “Configurações”
- Selecione “Google Ads”
- Em “Sua conta do Google Ads”, localize o ID de cliente do Google Ads da conta que você quer vincular
- Em “Ações”, clique em “Vincular”.
3. Ative os anúncios de inventário local
Com as contas vinculadas, você deverá acessar o Merchant Center e ativar os anúncios de inventário local. Confira como fazer isso:
- Clique em “Crescimento” no menu de navegação
- Selecione “Gerenciar programas”
- Clique em “Primeiros passos” no card do programa de anúncios de inventário local ou de listagens de produtos locais gratuitas
- Escolha o país das suas lojas físicas
- Adicione as informações comerciais da empresa
- Selecione o grupo de locais da empresa.
4. Escolha o destino dos anúncios de inventário
Em seguida, você deve escolher se os anúncios do Google LIA serão direcionados para a vitrine local do Google, chamada de GHLSF, ou para uma página de produtos do seu site. Dependendo da opção de vitrine selecionada, também é necessário fornecer uma página de produto de exemplo no seu site para que o Google possa analisá-la.
5. Faça upload de um feed principal
Agora é o momento de fazer upload dos seus produtos para fazer anúncios no Google LIA. Você deve usar um dos métodos oferecidos (texto delimitado, arquivo XML ou API) para carregar seus produtos, informando título, código, nome, marca, entre outros atributos.
Para criar um feed de inventário de produtos locais, é só acessar a seção “Feeds” em “Produtos” no Merchant Center. Na parte superior da tabela de feeds complementares, clique em “Adicionar um feed de inventário de produtos locais”.
Lembre-se de selecionar uma frequência de upload mínima de uma vez por semana para os produtos e uma vez por dia para o estoque, de modo que as informações sobre os itens estejam sempre atualizadas.
6. Faça a verificação do inventário
Para publicar anúncios no Google LIA, o Google faz um processo de verificação de inventário para se certificar de que os dados do seu feed correspondem ao estoque real das suas lojas.
Veja como solicitar sua verificação:
- Na conta Merchant Center, clique em “Visão Geral” e depois em “Continuar” ao lado de “Anúncios de inventário local” ou “Listagens de produtos locais gratuitas”
- Encontre a barra de programas do país relevante
- Clique no botão “Solicitar verificação”
- Aguarde até sete dias para a revisão de feed do Google.
7. Ative os produtos do Google LIA no Google Ads
Por fim, você deve habilitar os anúncios do Google LIA no seu Google Ads, seguindo os passos abaixo:
- No Google Ads, clique na campanha do Shopping e crie uma nova campanha para o LIA
- Acesse Configurações > Configurações da campanha do Shopping > Configurações adicionais > Produtos locais, marque a caixa “Ativar anúncios para os produtos vendidos em lojas” e clique em Salvar.
E pronto: seus anúncios com estoque local estarão prontos para serem exibidos no Google Shopping!
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