Com diferentes opções de gateway de pagamento no mercado, é comum acharmos que todas as empresas oferecem os mesmos serviços. Porém, isso não é verdade. E antes de escolher a melhor ferramenta para seu negócio é preciso pesquisar bem e optar por um parceiro que vai ajudar no seu crescimento a longo prazo. 

Pois fazer a gestão de cobranças não é uma tarefa simples. Independente se sua empresa trabalha no modelo da recorrência ou com vendas pontuais. A falta de uma solução de cobrança completa pode impactar diretamente no seu faturamento, sem contar o estresse com processos mal estruturados. 

Nesse texto, vamos falar sobre as principais funcionalidades de um gateway e porque contar com uma plataforma de pagamento completa, como a Vindi, é mais vantajoso e eficiente para seu negócio.

Gateway de pagamento, o que é e como funciona?

O primeiro passo é entender o que é um gateway de pagamento e como ele atua. Só assim podemos comparar suas funcionalidades a uma plataforma de cobrança.

Os gateways são normalmente vistos como a maquininha de cartão que os estabelecimentos físicos utilizam para receber por meio de cartão de crédito ou débito. Porém, ao contrário das maquininhas, o gateway é especializado em processar pagamentos online. 

Então, ele pode ser definido como um software, responsável por toda a comunicação entre os principais envolvidos em uma transação: lojistas, adquirentes, bandeiras de cartão, bancos e o cliente.

Durante o procedimento ele captura e codifica os dados do cartão do cliente, transmite essas informações aos adquirentes e, por fim, às bandeiras de cartões ou banco para saber se há saldo suficiente para quitação da compra. 

Gateway de pagamento + plataforma de cobrança

Um dos grandes diferenciais da Vindi em relação aos outros gateways de pagamento disponíveis no mercado é que além de contar com um software para processar pagamentos, nossos clientes também têm acesso a uma plataforma completa, capaz de tornar o processo de billing inteligente e eficaz.

Vamos analisar alguns casos para que você entenda melhor nosso ponto.

Meios de pagamento 

O que acontece se você quiser dar mais autonomia aos seus clientes e ampliar as formas de pagamento? Aliás, algo que influencia diretamente a decisão de compra.

Dependendo do gateway que você possui: ou vai precisar migrar para outra empresa (e ter uma baita dor de cabeça com o processo) ou buscar diversas integrações e tomar o tempo de sua equipe de projetos, precisando gerenciar tudo isso em sistemas diferentes.

Sem contar que muitas opções disponíveis no mercado nem sequer oferecem a opção de pagamento por cartão, boleto bancário e débito em conta. 

Na Vindi 

É pensando nessa demanda que desde 2013, quando a Vindi nasceu, nós transformamos nosso gateway em um verdadeiro hub de pagamento. Sendo assim, você tem flexibilidade de cobrar seus clientes com as mais variadas opções. 

Isso inclui bandeiras de cartões regionais, além de todas as outras que atuam no mercado, boleto bancário, transferências e até mesmo por meio de serviços como o Paypal. Ao todo, são 30 integrações disponíveis, incluindo a emissão automática de notas fiscais.

Multiadquirência   

Se você quer economizar em taxas, a melhor solução é trabalhar com a multiadquirência. Pois, por meio dela você tem flexibilidade para escolher, por exemplo, por qual adquirente quer processar transações de uma específica bandeira de cartão. 

Além de garantir pagamentos sempre. Mesmo quando seu adquirente principal ficar fora do ar. O problema dos principais gateways de pagamento disponíveis no mercado é que muitos pertencem a um adquirente. 

E o que isso significa? Você já deve imaginar: não existe flexibilidade de adquirentes ou taxas muito mais elevadas para processar transações por outras empresas. Afinal, qual a vantagem para eles de facilitarem sua conexão com os concorrentes? Nós sabemos, nenhuma.

Na Vindi

Nosso gateway de pagamento é independente. E isso quer dizer que você pode escolher o adquirente que preferir, negociar taxas, economizar no final do mês e aproveitar a multiadquirência.

Por exemplo, em alguns cliques, você pode optar vender pela bandeira Visa na Stone, pela Mastercard na Getnet e com a Elo na Cielo. Tudo de acordo com o valor das taxas negociadas com cada empresa.

Relatórios e Indicadores de Performance 

Acompanhar de perto a saúde do seu negócio é essencial para ter controle sobre adversidades, sendo capaz de tomar decisões rápidas. Para isso, é importante contar com uma ampla opção de relatórios e indicadores de performance (KPIs).

Porém, os gateways de pagamento nem sempre oferecem essas funcionalidades. E, na maioria dos casos, quando estão disponíveis são limitadas e pouco transparentes. 

Na Vindi 

Por meio da nossa plataforma de cobrança, você tem acesso a um dashboard que oferece dados atualizados em tempo real. Assim, é possível acompanhar o número de vendas, de transações aprovadas, inclusive por tipo de meio de pagamento, cobranças emitidas, recebidas, cancelamentos, taxas de inadimplência e muito mais.

Ter essas informações centralizadas em um único sistema e podendo acessá-las facilmente, você consegue tornar sua gestão financeira muito mais eficiente. E não correr o risco de se deparar com surpresas no final do mês.

Inadimplência 

Esse tópico é especialmente importante para negócios recorrentes. Pois sabemos que as taxas de inadimplência podem afetar diretamente a capacidade de crescimento da sua empresa e o seu fluxo de caixa.

A maioria dos gateways de pagamento não possuem ferramentas pensadas para ajudar a combater a inadimplência. No máximo, eles oferecem a opção de retentativa, ou seja, a troca da adquirente utilizada na cobrança quando ela é negada.  

Na Vindi

Só que nós sabemos que apenas essa funcionalidade não é suficiente para realmente reduzir a inadimplência. Por isso, em nossa plataforma de cobrança, você vai encontrar funcionalidades realmente eficazes.

Entre elas estão a comunicação automatizada por e-mail ou SMS com clientes inadimplentes, a recuperação de cartão vencido (chamada de Renova Vindi), atualização automática de multas e juros e a opção de configurar o reenvio de boletos. 

Além disso, nossa plataforma também envia a você um alerta quando o cliente não abriu o e-mail com a fatura. Todas essas funcionalidades juntas ajudam você garantir o recebimento. 

Regras de preço

Se você quiser testar preços com seus clientes, permitir trocas de planos em renovações,  upgrade ou downgrade, apenas com um gateway de pagamento você pode ser impedido de fazer isso.

O motivo é que normalmente esses softwares não possuem a funcionalidade de flexibilidade de preços. Eles só recebem um valor fechado e depois fazem o envio para os adquirentes.

Na Vindi  

Nossa plataforma de cobrança permite que você “brinque” com os preços como quiser. Com isso, seus produtos ou planos podem ter um valor fixo ou variável. Por exemplo, você pode escolher defini-los de acordo com o volume ou por faixas de uso e consumo. 

Contratos recorrentes 

Gerir contratos de planos, assinaturas ou mensalidades demanda muito mais do que apenas um software para transmitir pagamentos. 

É, por isso, que a maioria dos gateways não possuem ferramentas para isso ou, no máximo, contam com as opções básicas necessárias para esse tipo de negócio. 

Na Vindi

Nossa plataforma possui features criadas exatamente para a gestão de negócios recorrentes. Entre elas a vigência, reajustes de preços, renovação de contratos, taxa de adesão e cobrança automática, seja mensal, semestral ou mesmo anual.

Como você viu nesse texto, gateways de pagamento são, em sua essência, softwares responsáveis por fazer toda a comunicação necessária em uma transação. Porém, as necessidades de cobrança vão muito além disso. 

Sendo assim, o melhor é contar com uma plataforma que, além de possuir um dos melhores gateways do mercado, ainda oferece funcionalidades para a gestão completa de pagamentos.    

Entre em contato agora mesmo com a gente e torne seu processo de cobrança muito mais eficaz!

banner para contato comercial na Vindi