A energia solar por assinatura é uma tendência que vem contribuindo para facilitar o acesso a fontes energéticas alternativas.
Como a instalação do sistema tem um custo alto, uma alternativa criada para oferecer a facilidade a mais pessoas foi um serviço de assinatura que funciona como um clube de assinatura ao oferecer uma “locação” das placas fotovoltaicas.
Dessa forma, qualquer pessoa ou empresa pode assinar a energia solar e economizar na conta de luz, mesmo em um imóvel alugado.
A seguir, vamos entender melhor como é a gestão de assinatura de um projeto de energia solar e quais são suas vantagens.
Continue lendo e conheça esse segmento inovador.
O que é energia solar por assinatura?
Energia solar por assinatura é um modelo de negócio em que o consumidor paga uma mensalidade para usar a força produzida em outro local.
Essa energia é captada em “fazendas solares” e encaminhada ao consumidor, que abate o valor de sua conta.
Por isso, nesse modelo de negócios, o consumidor não precisa arcar com os custos e transtornos da instalação de painéis para usar a energia solar.
As fazendas solares são unidades geradoras que contam com equipamentos para captar a energia e gerar um excedente.
Esse excedente é encaminhado para a rede da concessionária local, que por sua vez abate o valor correspondente direto da conta de luz do assinante.
Para simplificar, o modelo permite que o consumidor “alugue” uma parte de uma fazenda solar para receber os benefícios da geração de energia.
Por que a energia solar por assinatura é tendência?
A energia solar por assinatura tem tido um aumento significativo no número de usuários.
Prova disso é a expansão de 250% no número de fazendas solares no Brasil, que passaram de 1,9 mil em 2021 para mais de 6,6 mil em 2023.
Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) e foram reproduzidos em reportagem do Portal Terra.
Um dos fatores que explicam essa tendência é a facilidade.
Afinal, como explicamos logo acima, o consumidor não precisa fazer nenhum tipo de instalação para assinar o serviço.
Além disso, o mercado de assinatura por si só já representa uma tendência de consumo atual.
A ideia da posse vem sendo cada vez mais substituída pela praticidade de pagar um valor periódico pelo uso do bem.
Por exemplo, há consumidores que deixam de adquirir bicicletas, carros e até moradias para pagar periodicamente pelo uso dos bens.
E as facilidades na hora da cobrança têm levado muitos negócios a aderirem a esse modelo.
Com uma boa plataforma de pagamento como a Vindi, é possível automatizar todo o processo da cobrança e usar ferramentas que ajudam a combater a inadimplência.
Também é importante destacar que a energia solar é a mais sustentável que há, uma vez que utiliza apenas a radiação do sol como fonte.
Logo, ela contribui com a preservação do meio ambiente por ser limpa e renovável, o que também ajuda a atrair consumidores.
Como funciona a assinatura de energia solar?
A assinatura de energia solar funciona a partir de um sistema de créditos.
As fazendas solares são unidades geradoras que contam com equipamentos para captar e acumular energia.
Esse excedente é injetado na rede da concessionária local, o que é contabilizado no Sistema de Compensação de Créditos de Energia Elétrica (SCEE) para gerar os créditos.
Por sua vez, esses créditos são abatidos da conta de luz do assinante.
Portanto, na prática, as fazendas solares vendem energia para as distribuidoras e repassam parte dos créditos recebidos em contrapartida para os assinantes.
Como a energia solar é mais barata, esses créditos saem por um valor mais em conta e acabam compensando para o consumidor.
Na empresa FSolar, por exemplo, os assinantes alugam placas solares de usinas e os créditos são descontados do consumo com a distribuidora local.
No caso, o cliente paga a assinatura mensal da FSolar mais a taxa mínima da concessionária local, e ainda assim, o valor final é menor do que o da conta de luz usual.
Além disso, o assinante não tem qualquer custo relativo aos equipamentos, uma vez que a empresa fica responsável pela instalação e manutenção na usina.
Para você ter uma ideia, com esse sistema, uma pessoa que gasta R$ 200 de energia consegue assinar a mesma quantidade de energia solar por R$ 170 – uma economia de 15%.
Como é a instalação da energia solar por assinatura?
O consumidor não precisa passar por nenhum processo de instalação, pois mesmo sendo assinante do serviço, ele não recebe o fornecimento diretamente da fazenda solar.
Portanto, a energia que o assinante vai usar ainda é integralmente distribuída pela sua distribuidora local.
Já a força produzida pela fazenda solar é enviada diretamente para essa concessionária.
Por isso, todo o processo de instalação fica a cargo da empresa que oferece essa assinatura.
O empreendedor que pretende atuar nesse ramo precisa ter uma área para instalar vários painéis de energia fotovoltaica para captar a luz solar.
Essa força é injetada no sistema da companhia, que em contrapartida dá o desconto para o assinante.
Qual a viabilidade econômica da energia solar?
Ao contrário da facilidade da assinatura, em que nenhuma instalação é necessária, o uso de energia solar por conta própria é um processo altamente desafiador.
Além das placas com células fotovoltaicas, que captam a luz solar, ainda é preciso contar com um dispositivo chamado inversor solar, que converte a energia obtida para o uso na rede elétrica.
O preço destes equipamentos varia bastante conforme a tecnologia usada e o número de placas a serem instaladas.
Segundo reportagem do UOL, uma placa de 99,2 cm x 196 cm pode gerar aproximadamente 40 kWh/mês, enquanto o consumo médio de uma residência comum gira em torno de 300 kWh/mês.
Portanto, é preciso ter espaço para mais de uma placa.
Segundo o jornal Estado de São Paulo, os custos com instalação costumam ficar entre R$ 15 mil a R$ 33 mil, enquanto os valores da conta de luz de uma unidade localizada em uma cidade paulista que consome a média de 300 kWh/mês fica em torno de R$ 49,60.
Portanto, a economia é obtida a longo prazo – o que torna a assinatura uma opção bem mais viável.
Por outro lado, a residência que usa seus próprios painéis usa de fato a energia solar, o que faz a diferença se a principal preocupação for com o impacto ambiental.
Afinal, como explicamos anteriormente, a luz solar é a mais sustentável que existe.
Mas se a preocupação for econômica, a assinatura é a única opção para a economia imediata, além de ter as vantagens que vamos mostrar no próximo tópico.
Vantagens da assinatura de energia solar
Confira agora os benefícios que a assinatura de energia solar pode trazer para consumidores residenciais e corporativos.
Sustentabilidade
Mesmo que não use de fato a energia solar em sua residência, o assinante não deixa de contribuir com a preservação do meio ambiente.
Afinal, quanto mais consumidores aderirem a esse serviço, maior será sua demanda.
Assim, novas fazendas surgirão e o país terá mais energia solar em comparação com o total produzido na matriz energética.
Economia
A principal vantagem da assinatura de energia solar é que o consumidor pode ter acesso a essa fonte de energia renovável sem precisar bancar os altos custos de instalações de placas fotovoltaicas em sua residência que citamos no tópico anterior.
Os descontos na conta de luz podem ficar entre 10% e 20%, como mostra reportagem do Estado de Minas.
Pagamento mensal
Outro benefício é que o pagamento da assinatura é mensal, da mesma forma que a conta enviada pela concessionária local.
Assim, o consumidor pode se organizar facilmente para pagar sua conta, sem grandes diferenças em relação ao formato convencional – porém, com desconto.
Sem instalação
Como já explicamos neste artigo, não é necessário nenhum processo de instalação ou uso de equipamentos pelos assinantes.
Por isso, pessoas e empresas que estão em imóveis alugados podem assinar o serviço.
Mesmo quem é proprietário de um imóvel não precisa se preocupar com o local onde são instalados os painéis em um local com incidência de luz do sol.
ESG
Para empresas, existe ainda a vantagem de associar a marca à sustentabilidade por meio da assinatura de energia renovável.
Assim, além de ganhar uma boa reputação entre os clientes, ela pode ser bem vista em seu próprio mercado.
Afinal, seguir medidas relacionadas a ESG – ou seja, aspectos Sociais, Ambientais e de Governança, que incluem sustentabilidade – tem sido cada vez mais importante no ambiente corporativo.
Desafios e desvantagens da energia solar por assinatura
O mercado da energia solar também tem algumas desvantagens e desafios a serem observados.
Um dos principais pontos de atenção é a limitação geográfica.
A assinatura só pode ser firmada se a unidade consumidora e a fazenda solar estiverem localizadas na mesma área de concessão.
Esse fator limita as possibilidades tanto para os consumidores, que precisam procurar por uma opção em sua região, quanto para as empresas, que têm uma limitação significativa no público-alvo.
Os empreendedores ainda esbarram no custo alto da instalação de um grande número de painéis fotovoltaicos e na burocracia envolvida para obter a autorização para oferecer esse serviço.
A falta de uma conscientização e educação do público em relação ao uso de energia limpa é outro limitador para quem quer investir na área.
Afinal, boa parte dos consumidores sequer conhece a origem da eletricidade que usa, e por isso não tem consciência sobre a importância das fontes de energia limpa.
Ainda assim, existe um bom público a ser explorado, como vamos abordar a seguir.
Qual o público-alvo ideal da energia solar por assinatura?
O público-alvo ideal de uma empresa de energia solar por assinatura varia conforme a estrutura disponível para captar energia.
Por isso, algumas empresas mais modestas direcionam seus serviços para residências simples e sedes de empresas com um consumo de baixa tensão.
Mesmo nesses casos, algumas empresas determinam um consumo mensal mínimo para que um cliente possa assinar o serviço.
Esse limite é definido conforme o preço atual da conta de luz.
Por exemplo: algumas empresas só atendem clientes que pagam pelo menos R$ 300 de conta de luz.
Já empresas de maior porte oferecem as assinaturas para consumidores de média e alta tensão, podendo atender estabelecimentos maiores.
Portanto, desde residências familiares até indústrias, hospitais e condomínios podem ser atendidos por empresas de energia solar por assinatura.
Basta que o consumidor cumpra os requisitos determinados pela empresa e esteja na mesma área de concessão de energia da empresa.
Como a Vindi pode ajudar esse mercado?
A Vindi tem a solução perfeita para automatizar pagamentos e profissionalizar o mercado de energia solar por assinatura.
Nossa plataforma combina um gateway de pagamento independente, que oferece suporte aos principais meios de pagamento, módulos para gestão de assinaturas, controle financeiro, recuperação de inadimplência e muito mais.
Dessa forma, empresas de energia solar por assinatura podem implementar a cobrança recorrente e acompanhar de perto seus pagamentos todos os meses.
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