Na hora de definir o melhor modelo de e-commerce para sua empresa há duas opções disponíveis: o tradicional e o de assinaturas, uma tendência no mercado das lojas virtuais.
Clubes de assinaturas ou e-commerce tradicional?
De forma equivocada, muita gente pensa que a venda online de assinaturas se restringe ao mercado de revistas. Ledo engano. Atualmente, e-commerces das áreas mais diversas apostam no modelo de assinaturas, como cosméticos, cervejas especiais e filmes. Vamos aos conceitos para saber qual a melhor estratégia.
Como funciona o modelo de assinaturas
No e-commerce tradicional, o cliente acessa a loja virtual, escolhe o produto que deseja, paga e aguarda a entrega. Ou seja, a cobrança é única, por venda. No modelo de assinaturas, o cliente preenche um cadastro e assina determinado produto ou serviço. Ao gerar a primeira cobrança – seja por meio de débito automático em conta corrente ou cartão de crédito – é criada uma referência única para a transação por meio de código numérico. A partir daí, o e-commerce agenda um pagamento mensal de valor fixo ou gera novas cobranças de período e valores variáveis. De qualquer forma, quando o cliente faz uma assinatura a loja virtual tem a garantia que receberá um valor todo mês, semestre ou ano.
Fatores que impulsionam o modelo de assinaturas
Muitos e-commerces estão optando pelo modelo de assinaturas para oferecer aos seus clientes um serviço exclusivo, fazendo com que os consumidores se sintam parte de um grupo que tem acesso a produtos e benefícios que não estão disponíveis para todos. Uma loja virtual que vende cervejas especiais, por exemplo, pode oferecer para seus clientes o recebimento mensal de três produtos diferentes por mês pelo pagamento mensal de uma quantia X. O mesmo vale para uma loja virtual de cosméticos, que oferece para os clientes uma quantidade determinada de lançamentos por um valor mensal X.