Os clubes de assinatura no e-commerce são cada vez mais comuns. Uma das grandes vantagens desse modelo é que eles conseguem alcançar a um público mais fidelizado, que quer produtos exclusivos e que viram na Economia da Recorrência uma oportunidade tão frutífera quanto as vendas pontuais.

Portanto, se você já tem um e-commerce e não quer abrir mão dele, mas gostaria de utilizar as facilidades e vantagens de um clube de assinatura, continue lendo este post!

O que são clubes de assinatura

Em primeiro lugar, precisamos entender o significado de clubes de assinatura. Eles ficaram populares, primeiramente fora do Brasil, onde eram conhecidos como subscription boxes.

Basicamente, os clubes de assinatura são empresas que comercializam produtos ou serviços, como fazem no e-commerce, só que de forma recorrente e com uma curadoria na seleção dos produtos.

Dessa forma, através de planos mensais, semestrais, anuais ou como o empreendedor preferir, os consumidores interessados em adquirir esses produtos ou serviços pagam por um período determinado para receberem no conforto da sua casa.

Além disso, podemos destacar que os clubes de assinatura, que estão baseados na recorrência, amadureceram muito nos últimos anos. Depois de um verdadeiro boom de clubes pela internet, muitos ficaram pelo caminho e outros se solidificaram com maestria no mercado.

Mas, a pergunta que fica é: o que faz um clube de assinaturas ser tão vantajoso para o meu e-commerce?

Vantagens dos clubes de assinatura no e-commerce

O segmento de clubes de assinatura movimenta hoje, no mercado brasileiro, mais de R$ 1 bilhão.

Além disso, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apontou recentemente que os negócios envolvendo os clubes de assinaturas dispararam como nunca em nosso país, com um aumento de 167% nos últimos quatro anos.

Entre as inúmeras vantagens em ter um clube de assinatura no seu e-commerce, podemos destacar:

Fidelização de clientes

Todo empreendedor sonha em transformar clientes em verdadeiros fãs da marca. E, essa é uma possibilidade que os clubes de assinatura tem poder de entregar!

Além disso, uma das maiores diferenças entre um e-commerce e um clube de assinaturas é que o primeiro vende produtos. Já o segundo, é focado em experiências.

Por isso, se você quer aumentar seu LTV, por exemplo, pensar em oferecer produtos de forma recorrente através de um clube de assinatura aumenta suas chances de ter um relacionamento mais duradouro com seus clientes.

Pagamento recorrente

A recorrência é um dos modelos de pagamento que mais cresce no Brasil, e ela tem tudo a ver com os clubes de assinatura.

Além disso, se você recebe um valor mensalmente dos seus clientes para entregar produtos e serviços que eles já compram com frequência, você garante mais previsibilidade de receita para o seu negócio e um maior controle do seu estoque.

Redução de inadimplência

Essa é outra das grandes vantagens dos clubes de assinatura no e-commerce, resultado das cobranças automáticas. Com uma assinatura recorrente, seu cliente é cobrado automaticamente no cartão de crédito e, isso diminui muito a chance de não pagamento da fatura.

Além disso, ao utilizar uma plataforma de pagamentos online para administrar as cobranças, você terá acesso a diversas ferramentas que também ajudam nessa recuperação, como a régua de cobrança, por exemplo.

Ao longo do texto, nós falaremos mais sobre a parte da cobrança automática, que precisa de uma estrutura completa para ser segura para você e otimizar o tempo do seu time financeiro.

Controle de estoque

Conforme você montar seus planos e começar a receber seus primeiros assinantes, é possível saber a quantidade dos produtos que deverá ser entregue em determinado período.

Dessa forma, os clubes de assinatura têm a grande vantagem de oferecer mais controle e visibilidade de quando precisará programar reposições e acionar seus fornecedores.

Clubes de assinatura no e-commerce de sucesso

Aqui na Vindi, nós já vimos todo tipo de clube de assinatura nascer. Além disso, como também atendemos o segmento e-commerce,já acompanhamos o surgimento de vários que decidiram abrir um clube, ou que já nasceram com essa proposta híbrida de negócio.

Vamos falar de alguns que estão se destacando em seus respectivos nichos de atuação. Vale à pena pesquisar mais sobre eles e conhecer o trabalho que estão desempenhando!

YVY

A YVY Brasil revolucionou o segmento de produtos de limpeza, que convenhamos, é claramente de consumo recorrente.

Além disso, eles acertaram na experiência, no design e na proposta de valor entregue aos assinantes, que podem até mesmo personalizar os planos escolhidos de acordo com a necessidade.

Clube da Giu

Outro exemplo que podemos citar neste post é o Clube da Giu. Se até hoje você achava que as floriculturas só faturavam em pontos físicos e em datas comemorativas, sinto dizer que você errou!

A Giuliana Flores tem um braço de inovação muito forte. A Vindi já viu a empresa estruturando o próprio e-commerce, entrando nos shoppings com seus stands, e agora o Clube da Giu é um dos maiores clubes de entrega recorrente de flores do Brasil. É um grande case de vendas omnichannel que temos aqui!

Leiturinha

Nós já mostramos aqui no blog da Vindi vários clubes de livros que você podem interessar os amantes da leitura, e o Leiturinha é focado no público infantil! Além disso, o clube também tem a opção de compras avulsas, em um e-commerce bem estruturado e diferenciado.

Cerveja Box

Os amantes de uma boa cerveja gelada também já acompanharam aqui no blog da Vindi o surgimento de grandes clubes do segmento. Mas a Cerveja Box, além de ser um clube de assinaturas, entrega aos clientes a possibilidade de comprar pontualmente também. Tem cerveja para todos os gostos!

7 dicas para quem quer apostar em clubes de assinatura no e-commerce

Se você gostou do que leu até agora neste post e quer começar um clube de assinatura no seu e-commerce, temos dicas essenciais para te ajudar nesse processo!

Além disso, nós também temos um estudo completo sobre como montar um clube de assinaturas de sucesso, e você pode baixar gratuitamente clicando aqui.

1. Analise se você tem produtos de consumo recorrente

Fazer um mapeamento dos produtos mais vendidos e entender se eles são comprados de forma recorrente, ou possuem alguma sazonalidade interessante para o seu negócio, é o primeiro ponto de destaque.

Pesquise muito e entenda os dados que já tem em mãos dentro do seu e-commerce. Dessa forma, você terá um norte mais coerente sobre a proposta do seu clube de assinaturas.

2. Identifique qual o público que já faz compras recorrentes no seu e-commerce

Assim como a pesquisa de produtos e períodos de tempo é fundamental, você também precisa fazer pesquisas de público e entender quais são as personas que compõem os potenciais assinantes do seu clube.

Portanto, entenda esses dados, crie as personas e ataque esse público-alvo na sua estratégia de Marketing.

3. Tenha uma proposta de valor real para o cliente

Como já dissemos aqui, clubes de assinaturas são focados em experiência. Por isso, é necessário investir em como esse produto será entregue e na experiência que o cliente terá cada vez que ele chegar.

Entenda o que realmente faz a diferença para que ele continue assinando. É a curadoria? A logística? O preço? Descubra e concentre seus esforços nisso para atrair novos assinantes.

Um exemplo muito bacana que ilustra isso é a Caixa Colonial, que poderia ser mais uma caixa de assinaturas de alimentos, mas que proporciona aos assinantes, todos os meses, produtos de pequenos produtores totalmente diferentes dos que encontramos no mercado.

Você provavelmente já comeu queijo minas e geleia, mas a Caixa Colonial entrega mais que isso: o verdadeiro sabor das fazendas na sua casa!

4. Use o cartão de crédito como seu maior aliado

O pagamento recorrente tem um grande aliado para ser escalável e sustentável: o cartão de crédito!

Dessa forma, você cobra automaticamente no cartão do seu cliente sem usar o limite total, já que o pagamento recorrente é diferente de parcelamento.

É claro que oferecer várias formas de pagamento é importante para dar mais opções aos assinantes, mas você terá muito mais previsibilidade de receita com a cobrança automática através do cartão de crédito do que teria ao esperar que seu cliente liquide um boleto.

5. Crie mais de um plano de assinatura

É importante que seus clientes tenham opções que façam sentido no clube de assinaturas. E aqui, é o momento de inovar na cartela de produtos, preços, brindes e tudo o que fizer sentido para o seu negócio.

Por exemplo, a YVY, que já citamos aqui, incluiu planos de acordo com a quantidade de pessoas que moram na casa do assinante para determinar os produtos de limpeza que serão entregues.

Da mesma forma, é possível escolher o período de tempo em que os produtos chegam na casa do cliente (mensal ou bimestral) e, até mesmo, personalizar o kit daquela assinatura de acordo com necessidades específicas!

6. Ofereça preços mais atraentes para planos anuais e semestrais

Essa dica pode te dar ainda mais previsibilidade de receita, considerando que um cliente que assina um plano anual tem um tempo de relacionamento muito maior do que aqueles que precisam renovar a assinatura todos os meses.

Mesmo quando a renovação é automática, como a Netflix faz por exemplo, todos os meses existe uma probabilidade maior de churn.

Isso não acontece com frequência quando assinamos um plano semestral ou anual. É o caso da Glambox, que além de oferecerem planos atraentes, também trabalham com cupons de desconto para primeiras compras e ações com influenciadores digitais.

7. Automatize sua gestão de pagamentos e de cobrança

Nada disso é possível se você não automatizar o seu processo de pagamentos e de cobrança, principalmente se você pensa em expansão e crescimento do negócio.

Dessa forma, contar com um parceiro que cuida dessa parte tão importante e sensível do seu negócio é fundamental para que você consiga manter no foco nos seus produtos.

Além disso, você também tem mais liberdade para pensar na sua estratégia de Marketing e até mesmo do e-commerce, que continuará funcionando em paralelo.

A Vindi tem a plataforma de gerenciamento de pagamentos e de cobrança mais completa do mercado. Estamos presentes na no dia a dia de mais de 6.000 empresas, em diversos segmentos, que continuam vendendo mais e sempre.

Com a nossa plataforma, você consegue automatizar, ao mesmo tempo, o processo de pagamentos do seu e-commerce e do clube de assinaturas.

Além disso, é possível criar vários planos, acessar seu histórico de clientes, oferecer várias formas de pagamentos e contar com uma API flexível e que se integra com todas as suas necessidades.

E se um cliente não pagar um boleto no seu clube ou trocar de cartão de crédito, a plataforma Vindi te dá suporte para combater a inadimplência.

Isso porque nós também temos funcionalidades que são fundamentais para cobrar por e-mail, SMS, renovar automaticamente os dados de cartão de crédito e muito mais!

Gostou deste conteúdo sobre clube de assinaturas no e-commerce e quer saber como a Vindi pode te ajudar a vender mais e sempre? Então, clique agora no banner abaixo e fale com os nossos especialistas. Nós estamos prontos para fazer parte da sua história!

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