Diante de tantas novidades relacionadas aos meios de pagamento, alguns empreendedores acabam caindo no erro de subestimar o boleto bancário.

A verdade, contudo, é que esse método ainda é muito importante e precisa estar entre suas opções de cobrança.

Afinal, para muitas pessoas, o boleto ainda representa a única maneira possível de comprar pela internet.

E se você acha que a geração e o envio do documento podem ser bastante complexos e trabalhosos, principalmente sem um sistema adequado para isso, saiba que é possível usar a tecnologia a seu favor a partir da automatização desses processos.

Assim, fica bem mais fácil gerar os documentos, mesmo para vendas parceladas ou na recorrência.

Ao longo deste texto, vamos passar a limpo todo o funcionamento do boleto bancário e mostrar como você pode oferecer esse método no seu negócio com praticidade.

Boa leitura!

O que é boleto bancário?

O boleto bancário é um documento, titulo ou fatura que indica um valor que deve ser pago por um produto ou serviço adquirido.

O boleto é um documento que indica a um comprador um valor a ser pago por um bem ou serviço.

Boleto bancário é um título de cobrança – ou seja, um documento indicando que uma parte deve pagar determinada quantia a outra. O grande diferencial que torna este um dos métodos mais tradicionais de cobrança é o uso do código de barras. Por meio dele, é possível fazer o pagamento em qualquer instituição financeira, terminal de caixa eletrônico ou pela internet, seja por um aplicativo de banco, carteira digital ou portal de internet banking.

O boleto bancário é formado pelos seguintes elementos:

  • Recebedor (cedente): parte que recebe o valor. Geralmente é uma pessoa jurídica, mas também pode ser pessoa física
  • Código do cedente: a conta bancária do cedente
  • Pagador (sacado): a pessoa física ou jurídica que deve fazer o pagamento
  • Banco: a instituição que realiza a intermediação, indicada pelo nome e código
  • Valor: quanto deve ser pago
  • Data de vencimento: até qual dia o documento poderá ser pago sem o acréscimo de multa ou juros do boleto que precisa ser calculado
  • Linha digitável: sequência numérica que identifica o documento a partir de um resumo de todos os dados postados acima
  • Código de barras: representação gráfica da linha digitável, que é escaneada durante o processo de pagamento.

Como funciona um boleto bancário?

Na primeira etapa de funcionamento do boleto bancário, o documento é gerado pelo recebedor (cedente).

Nesse processo, são definidos todos aqueles itens apresentados no tópico anterior, e que são resumidos pelo código de barras.

Então, basta enviar o documento ao pagador (sacado), que realiza o pagamento na forma como escolher, seja indo ao banco ou direto pelo celular.

Se ele não pagar em dia, o código de barras pode incluir também os juros e a multa, para que o valor seja recalculado automaticamente na hora do pagamento.

Feito o pagamento, o recebedor precisa esperar o período da compensação bancária – ou seja, o processamento da transferência pelo banco.

Além do pagamento em si, também faz parte desse processo a cobrança de uma taxa da empresa por emissão de boleto, definida no contrato com o banco ou plataforma de pagamento.

Tipos de boleto bancário

O boleto bancário pode ser classificado em quatro tipos básicos de acordo com a finalidade.

Conheça abaixo cada um desses tipos.

Boleto avulso

É um boleto emitido para realizar uma cobrança específica, como uma venda avulsa, doação ou pagamento de um débito qualquer.

Esse tipo de documento pode ser gerado diretamente por um banco ou uma fintech, e só pode ser usado em cobranças por boleto à vista, seja ela em qualquer plataforma, como o Paypal.

Boleto carnê

Seja boleto ou carnê, em vendas parceladas, a empresa pode emitir uma série de boletos de uma vez.

Assim, cada documento pode ser usado no pagamento de uma parcela.

Embora não seja a melhor opção para vendas a prazo devido ao risco de inadimplência, é bastante usada por ser a alternativa para clientes sem conta bancária parcelarem suas compras.

Boleto recorrente

Esse tipo é adotado por empresas que vendem no modelo da recorrência.

Em outras palavras, elas fazem cobranças periódicas em troca da assinatura de um produto ou serviço.

Nesse caso, é possível usar uma plataforma de pagamentos para configurar a emissão com o código de barras e até o envio do documento, automatizando o processo.

Boleto de proposta

Nesse caso, o documento é enviado ao consumidor como parte de uma oferta, isto é, o sacado só paga se quiser.

O boleto, por exemplo, é muito usado por ONGs para receber doações.

É importante ressaltar que, seja qual for o tipo na classificação que mostramos acima, os boletos tem algumas características:

  • Proibido juros de mora
  • Proibido multa
  • Proibido Protesto
  • Proibido Negativação Expressa
  • Proibido Cobrança Ativa Eletrônica
  • Proibido o comando de Instruções.

Costumava haver também uma divisão mais técnica entre dois tipos: com e sem registro no sistema do banco emissor, mas isso mudou em 2018, como veremos a seguir.

Entenda o fim do boleto não registrado: o que mudou com a lei do boleto bancário da Febraban?

O fim do boleto bancário sem registro foi uma determinação para garantir mais segurança tanto ao pagador quanto ao recebedor.

Em 2018, a Lei do Boleto Bancário determinou o fim do boleto sem registro.

Hoje, portanto, todos os boletos são registrados nas instituições bancárias.

Na época da mudança, foi lançada a Nova Plataforma de Cobrança, um sistema que modernizou o processo de apresentação dos boletos de pagamentos, com mecanismos que trazem mais controle e segurança.

Os boletos não registrados deixaram de ser emitidos no final de 2017 e, agora, qualquer título de cobrança deve ter os dados exigidos pelo Banco Central, como informações do emissor e do pagador, valor e condições de pagamento.

Isso evita que títulos sejam pagos em duplicidade e que sejam cometidas fraudes na emissão e no pagamento de boletos, uma vez que todos os documentos são únicos e rastreáveis.

Boleto registrado: O que mudou com as novas regras da Febraban?

Quem pode emitir um boleto bancário? Quais os requisitos?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode emitir um boleto bancário, desde que tenha uma conta corrente em uma instituição financeira que ofereça esse serviço.

Nos bancos, fintechs e carteiras digitais, o cliente pode contratar uma carteira de cobrança — geralmente, o serviço já faz parte do pacote de contas de pagamento, especialmente para empresas.

Dessa forma, basta acessar o internet banking ou aplicativo bancário para emitir o boleto em poucos passos, pela internet.

Como gerar boleto de cobrança?

Para emitir um boleto é necessário ter conta bancária e algumas plataformas de pagamento, como a Vindi, automatizam esse processo de emissão.

Independentemente da tarifa, para gerar boleto com código de barras, o primeiro passo é ter uma conta bancária.

O boleto avulso pode ser gerado a partir do próprio sistema da instituição financeira.

Embora os procedimentos possam variar, em geral é possível acessar essa opção por meio do aplicativo ou do internet banking.

Porém, se for preciso gerar boleto em um alto número, esse processo acaba sendo pesado e demorado.

Para negócios que vendem a prazo, na recorrência ou até mesmo de forma avulsa para muitos clientes, o ideal é contar com uma plataforma de pagamentos conectada a um banco.

Em geral, as empresas contam com um sistema de cobranças como a Vindi, que permite que esse processo seja feito em segundos.

Quais as tarifas mais baratas para gerar boleto?

De modo geral, as tarifas para emissão de boleto cobradas pelas instituições financeiras variam entre R$ 2 e R$ 10. Os valores podem ser cobrados na emissão, no pagamento e também no caso de alterações no título.

A propósito, a Vindi tem uma das menores tarifas de boleto bancário do mercado: apenas R$ 2 ou 1,99% (mínimo de R$ 0,96) por boleto pago, sem tarifa de saque e com abertura de conta grátis.

O Banco do Brasil, por exemplo, cobra cerca de R$ 7 por boleto emitido, enquanto o Bradesco cobra R$ 6,50, e no Santander, a taxa chega a R$ 10.

A empresa pode repassar as taxas de emissão de boleto para os clientes?

Não, a empresa não pode repassar a taxa de emissão do boleto ao cliente, pois essa tarifa é de responsabilidade exclusiva do recebedor. O cliente, ou pagador, deve arcar apenas com o valor da compra, enquanto os custos do meio de pagamento devem ser quitados pelo negócio.

Saiba mais sobre a cobrança da taxa do boleto por uma empresa

Quais as vantagens do boleto como meio de pagamento?

Apesar da popularidade do pix e do cartão de crédito, o fato é que o boleto ainda é uma forma de pagamento bastante popular.

Em 2022, o método foi usado em mais de 4,3 bilhões de transações, movimentando cerca de R$ 5,3 trilhões, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Algumas de suas vantagens são:

  • É a única alternativa para comprar online sem ter conta bancária
  • Pode ser pago de várias maneiras diferentes
  • O pagamento é feito à vista, o que leva muitos lojistas a darem desconto para quem compra por boleto
  • Também pode ser usado em compras parceladas
  • Pode ser pago facilmente por meio do app do banco no celular a partir do envio em formato PDF
  • Com uma plataforma de pagamento, a geração e o envio ao cliente podem ser automatizados na recorrência.

Boleto bancário, cartão de crédito ou Paypal: qual é o melhor?

Na hora de definir os meios de pagamento que serão aceitos na empresa, é comum ter dúvidas entre métodos como boleto bancário, cartão de crédito e PayPal.

A seguir, vamos entender como tomar essa decisão.

Qual o melhor para a empresa?

Do ponto de vista dos custos, o boleto bancário tende a sair mais barato para a empresa, pois a taxa de emissão costuma ser menor do que aquelas cobradas pelas operadoras de cartão para o repasse do valor da venda.

Por outro lado, o boleto tem um risco maior de não pagamento ou inadimplência, principalmente no caso dos negócios recorrentes. 

Além disso, é preciso aguardar o prazo de compensação bancária de até 3 dias úteis até que o valor caia na conta da empresa.

De qualquer modo, ainda vale a pena oferecer boleto bancário como meio de pagamento para ter uma opção mais democrática que permita o acesso de clientes desbancarizados e que não possuem um cartão de crédito.

Já o cartão de crédito tem um custo maior, mas, em contrapartida, pode aumentar as vendas devido à popularidade entre os consumidores e à possibilidade de parcelamento.

Na Vindi, por exemplo, as taxas são de 3,96% para recebimento em 30 dias, e de 4,46% para recebimento em 14 dias, enquanto o parcelamento custa 1,99% ao mês.

Por fim, o PayPal é uma opção de intermediador de pagamentos mais popular para transações internacionais.

Hoje, a tarifa por venda para pagamentos nacionais é de 4,99% + taxa fixa de R$ 0,60. Nos pagamentos internacionais, o valor é de 7,4% + tarifa fixa variável.

Logo, devido aos valores mais altos, não se justifica a escolha do PayPal com outras opções de intermediadores mais econômicos e populares no mercado.

Qual o melhor para o consumidor?

O melhor meio de pagamento depende do perfil do consumidor. Uma pessoa que não tem cartão de crédito e prefere pagar suas compras à vista, por exemplo, vai preferir a opção do boleto bancário.

Atualmente, é possível pagar o boleto de forma conveniente por meio de aplicativos bancários e no internet banking.

Para quem ainda prefere o pagamento presencial, também é possível pagar o título em caixas eletrônicos, agências bancárias, lotéricas e estabelecimentos conveniados.

No entanto, o cartão de crédito segue como o meio de pagamento preferido dos consumidores, tendo movimentado mais de R$ 2,4 trilhões em 2023, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) publicados na InfoMoney (uma alta de 12,1% em relação a 2022).

Isso porque o cartão de crédito permite pagar a prazo, parcelar a compra em várias vezes e ainda aproveitar os benefícios oferecidos por programas de fidelidade, com pontos e milhas.

Logo, toda empresa precisa aceitar cartão de crédito como meio de pagamento se quiser manter sua competitividade.

Em relação ao PayPal, é um método mais utilizado pelos consumidores em sites internacionais. No entanto, assim como as taxas são altas para as empresas, elas também podem encarecer o produto para o comprador.

Como emitir um boleto de pagamento?

A emissão do boleto por parte do cliente/pagador pode ser feita, geralmente, em algum canal de comunicação com a empresa fornecedora, como através de sites e aplicativos.

Já explicamos como um boleto bancário é gerado, e agora vamos falar sobre como um cliente faz para emitir o documento para pagar.

Para começar, saiba que esse procedimento varia conforme o recebedor.

O ideal é que o documento seja enviado para o cliente, seja no formato impresso, por correspondência, ou eletrônico, pela internet.

Com a facilidade no pagamento online, a segunda opção é bem mais recomendável – embora a primeira seja útil para quem não tem conta em banco.

Empresas como concessionárias de água e luz, imobiliárias e administradoras de condomínio possuem sites com áreas do cliente, onde é possível gerar uma segunda via para fazer o pagamento.

Como enviar o boleto para o cliente? Exemplo de mensagem para usar

Depois de emitir um boleto de cobrança, você deve enviá-lo imediatamente para o cliente. 

No caso de pagamentos recorrentes, o ideal é que o título seja enviado de 20 a 10 dias úteis antes do vencimento.

Para enviar o documento manualmente, você deverá baixá-lo no formato PDF e enviar por e-mail, SMS ou WhatsApp, por exemplo. No entanto, existem softwares que automatizam o envio de boletos para facilitar a sua vida e dar conta de grandes volumes de transações.

Na Vindi, por exemplo, seu boleto é gerado e enviado automaticamente para o cliente por e-mail na data programada.

No corpo da mensagem, você pode escrever algo como:

“Olá, [nome do cliente]!

O boleto referente à fatura de maio de 2024, no valor de R$ xx e com vencimento para xx/xx/xxxx, já está disponível para pagamento. Verifique no seu aplicativo ou no documento em anexo.”

Saiba mais: Confira exemplos e dicas de texto para envio de boleto por e-mail

Como pagar um boleto?

É possível pagar boletos presencialmente, mas o mais comum é realizar pagamentos através do bankline, escaneando código de barras ou copiando a linha digitável.

Uma das vantagens do boleto é justamente a praticidade, afinal, é possível pagar de várias formas.

Veja a partir de agora as diferentes maneiras de fazer o pagamento.

1. Como pagar boleto pelo celular?

O procedimento específico depende do banco, mas, em geral, é sempre bem parecido: basta acessar o aplicativo da instituição e ir na área de “Pagamentos”.

Ali, o cliente tem duas opções:

  • Usar a câmera do celular para escanear o código de barras
  • Preencher a linha digitável.

Muitos recebedores já enviam a linha digitável com o documento para facilitar o processo.

Aqui vai uma dica: se você emitir o boleto por outro dispositivo, copie a linha digitável e envie a si mesmo por e-mail ou WhatsApp.

Além disso, dependendo do banco e do dispositivo usado, às vezes é possível abrir o PDF direto pelo app, bastando apenas confirmar o pagamento.

2. Como pagar boleto pelo Pix

Para facilitar a vida dos pagadores, alguns boletos incluem um QR Code para o pagamento por Pix — o chamado BolePix. Basta acessar o app do seu banco, acessar a área do Pix e a opção para pagar por QR Code e apontar a câmera do celular para o código.

Os recebedores também podem enviar o link Copia e Cola, para casos em que o pagador usa o mesmo dispositivo. O processo é o mesmo, porém, selecionando a opção Copia e Cola.

Vale destacar que oferecer Pix e boleto juntos é uma forma de melhorar a experiência do cliente, pois possibilita a escolha mais prática conforme suas necessidades.

Por isso, em vez de pensar que os pagamentos instantâneos vão matar o boleto, entenda que eles podem ser integrados um ao outro.

3. Como pagar boleto com cartão de crédito?

Alguns cartões de crédito têm a opção de pagamento de boleto.

Assim, o cliente só precisa arcar com o débito ao pagar sua fatura, o que pode ser útil para quem precisa esperar a remuneração do mês seguinte.

É possível fazer o pagamento pelo aplicativo ou portal de internet banking da instituição financeira responsável pelo cartão, caso essa opção seja disponibilizada.

Nesses casos, acesse a área de “Pagamentos” e selecione o cartão de crédito entre os métodos oferecidos. Se a opção não aparecer, entre em contato com a Central de Atendimento da instituição.

4. Como parcelar um boleto?

O parcelamento é mais um recurso criado para facilitar o pagamento dos boletos. Neste caso, o cliente pode usar o serviço de duas maneiras:

  • Pelo banco: acesse o app da instituição ou o portal de internet banking, vá até a área de “Pagamentos” e confira se há uma alternativa de parcelamento entre os formatos oferecidos
  • Por cartão de crédito: repita os procedimentos do tópico acima e confira se há uma opção de parcelamento ao selecionar a forma de pagamento.

Em caso de dúvidas, contate seu banco.

5. Como pagar boleto no caixa eletrônico?

O pagamento de boleto no caixa eletrônico é um processo simples, já que os equipamentos atuais possuem leitores de código de barras. Os passos são os seguintes:

  • Insira o cartão de sua conta bancária no terminal ou coloque seu dedo no espaço para leitura biométrica
  • Digite sua senha e, se necessário, o código de verificação
  • Selecione a opção “Pagamentos” ou “Pagar contas”
  • Posicione o código de barras do documento abaixo da luz vermelha que aparece indicado o leitor
  • Confirme o pagamento
  • Retire o comprovante.

6. Como pagar boleto no débito automático?

Em vez de pagar o boleto de uma só vez, também é possível cadastrar sua conta bancária no débito automático ou até no Débito Direto Automático (DDA), que é uma ferramenta que oferece a facilidade de o cliente visualizar todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ, dando assim maior controle sobre os gastos.

A partir de um convênio entre o recebedor e o seu banco, a cada mês o valor é transferido diretamente da sua conta bancária.

Inicialmente, era preciso ir a uma agência e fazer a solicitação, mas, atualmente, boa parte dos bancos conta com a opção de fazer o pedido diretamente pelo aplicativo ou via internet banking.

Basta acessar a opção referente ao débito automático, selecionar a empresa e informar um código de pagamento que aparece impresso no boleto.

Como pagar boleto vencido?

Os procedimentos para pagar boletos vencidos são iguais, com acréscimo de multas e juros.

Os procedimentos para pagar um boleto vencido são exatamente os mesmos que mostramos acima. Ou seja, mesmo que a data de vencimento tenha passado, é possível fazer o pagamento no mesmo banco ou por qualquer outro sistema bancário.

A diferença em relação ao pagamento em dia é a incidência de juros e multa, que é recalculada na hora do pagamento. Essa facilidade também é uma das mudanças trazidas pela Lei do Boleto Bancário de 2018, que já mencionamos aqui.

Antes dessa mudança, o boleto vencido só podia ser pago em uma agência do banco que gerou o documento. Outra saída era solicitar ao recebedor um novo documento atualizado. 

Hoje, nada disso é necessário.

Como saber se os juros do boleto vencido estão corretos? Como calcular?

O cálculo automático dos juros do boleto costuma estar correto, pois é programado dentro da plataforma de cobrança nacional. Em relação aos valores, é preciso verificar a multa e os juros previstos no campo de detalhes do documento.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o valor da multa não pode ultrapassar 2% da quantia total da fatura. Já o limite de juros é de 1% ao mês (0,033% ao dia) sobre o valor devido (quanto mais tempo de inadimplência, maior o valor cobrado).

Então, por exemplo, se você ficou 25 dias devendo um boleto de R$ 200, terá que pagar R$ 4 de multa mais R$ 1,65 de juros, totalizando um pagamento de R$ 205,65.

Saiba mais: Aprenda a calcular multa e juros do boleto

Tem como cancelar pagamento de boleto?

É possível cancelar o pagamento de um boleto bancário, contudo, para avaliar a viabilidade de fazer esse cancelamento, é necessário entrar em contato com a instituição bancária responsável pela emissão.

Em alguns casos, pode ser possível cancelar o pagamento de boleto, dependendo da etapa em que o pagamento está. Se foi agendado por aplicativo ou internet banking, dá para cancelar usando a mesma plataforma.

Se esse não for o caso, você vai precisar da colaboração do banco responsável pela emissão do documento. Já vimos neste texto que o pagamento de um boleto passa pela compensação.

Se você entrar em contato com o banco dentro desse período, pode ser que a instituição atenda seu pedido. Porém, não há como cancelar um pagamento liquidado – ou seja, quando o valor já caiu na conta do recebedor. Nesse caso, é preciso pedir um estorno para a instituição financeira.

Quanto tempo demora para compensar um boleto?

Depois de ser pago, o boleto leva até três dias úteis para que seja realizada a compensação. Alguns bancos podem conceder um prazo um pouco menor, mas o mínimo costuma ser 24 horas.

Esse período é padronizado pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Isso acontece porque a liquidação do pagamento não pode ser concluída antes de uma conferência de valores e dados.

O objetivo é evitar fraudes e aumentar a segurança do processo.

Como saber se um boleto foi pago?

Para uma empresa saber se um cliente já pagou seu boleto, é preciso contar com um gateway de pagamento, como o da Vindi.

Por meio do sistema, é possível acompanhar o status dos pagamentos de cada cliente a partir de uma pesquisa pela linha digitável.

Essa funcionalidade é importante para quem trabalha com e-commerce e precisa esperar a confirmação de um pagamento para enviar um pacote. Já o pagador deve conferir seu extrato bancário para saber se já pagou o boleto, pois o débito é feito no momento do pagamento.

Porém, se o documento foi pago em dinheiro em uma agência bancária ou lotérica, é preciso guardar o comprovante para consultar caso não se lembre.

Como saber se o boleto é falso? Aprenda a evitar o golpe do boleto!

Se você quer se precaver contra alguma fraude do boleto, essas dicas podem ajudar a verificar se um documento é falso:

  • Cheque todos os dados da empresa citados no boleto, como nome, CNPJ, endereço e outros dados
  • Compare os códigos de barras das partes superior e inferior, que serão idênticas em um boleto legítimo
  • Confira se os três números que aparecem no canto superior correspondem mesmo ao código da instituição geradora
  • Leia todos os dados que aparecem depois da leitura do código de barras e antes da confirmação do pagamento
  • Confira a procedência do boleto e não pague se ele for enviado por um telefone ou e-mail desconhecidos.

Para empresas, a melhor forma de evitar crimes é usar uma plataforma que conte com a tecnologia de criptografia, tenha um sistema antifraude incluído e conte com o certificado PCI Compliance.

Saiba mais: Fraude do boleto: como proteger minha empresa?

Como protestar um boleto?

Protestar um boleto no cartório deve ser o último recurso para lidar com uma situação de inadimplência. Portanto, antes de adotar essa medida, é preciso se certificar de que todas as tentativas de cobrança foram realizadas e o cliente não deu nenhum indício de cooperação para solucionar o impasse.

Embora a lei permita o protesto em qualquer data a partir do vencimento, o ideal é esperar pelo menos 30 dias. Se o valor for baixo, pode não valer o esforço.

Caso essa seja a única saída, será preciso reunir toda a documentação referente à venda, incluindo uma duplicata – ou seja, um título que comprova a ordem de pagamento. Então, você pode encaminhar tudo a um cartório ou tabelionato ou entrar em contato com o Instituto de Protesto (IEPTB) para realizar o protesto online.

Seja de forma presencial ou na internet, você terá de preencher um formulário para concretizar a ação. Após esses passos, o cliente deverá quitar o documento em até três dias úteis para não ter seu nome negativado.

O que é a conciliação de boletos e para que serve?

A conciliação de boletos é uma conferência realizada para garantir que os boletos gerados foram pagos e contabilizados no controle financeiro do negócio. Para isso, é feito um comparativo entre os títulos gerados e a movimentação da conta bancária da empresa.

Para facilitar esse processo, os bancos geram arquivos com todas as informações referentes ao pagamento dos boletos, que podem ser interpretados e apresentados por softwares.

No sistema da Vindi, a conciliação é totalmente automatizada: basta importar os arquivos de retorno de cobrança do banco para a plataforma.

Saiba mais: Entenda como funciona a conciliação de boletos bancários

O boleto bancário pode acabar?

Com o surgimento de opções mais práticas como o Pix, o boleto bancário tem perdido espaço para outras formas de pagamento digitais. No entanto, ele continua sendo usado por ser o único método que atende pessoas desbancarizadas, podendo ser, inclusive, pago em dinheiro e pessoalmente.

Por isso, é até possível que o boleto acabe um dia, mas isso vai depender da velocidade da inclusão digital e bancária da população. Atualmente, estão sendo criadas inovações como o BolePix, que une a democratização do boleto à praticidade do QR Code.

Saiba mais: O boleto vai acabar?

Sistemas de boletos online: quais as principais vantagens e funcionalidades?”

Os sistemas de boletos online existentes no mercado foram pensados para facilitar a vida do empresário e automatizar os processos de emissão, cobrança e conciliação.

Entre as principais funcionalidades, podemos destacar:

  • Emissão de boletos automatizada
  • Configuração de juros, multas, descontos e outras condições para uso de padrões
  • Compartilhamento de boletos em PDF via e-mail, SMS, WhatsApp e outros canais de comunicação
  • Acompanhamento de status de boletos (em aberto, vencidos, pagos, etc.)
  • Conciliação de boletos a partir de arquivos de cobrança do banco
  • Possibilidade de emitir BolePix (boleto com código de barras e QR Code)
  • Integração com sistemas de gestão como ERPs.

Você encontra todas essas funcionalidades no Boleto Vindi, que permite a emissão do documento junto aos bancos em apenas 30 segundos. Após informar seus dados de cobrança, o boleto é gerado a partir de alguns comandos na plataforma.

Por meio do nosso sistema de boleto, é possível configurar o envio de um e-mail ao consumidor com a fatura e o documento em PDF. Assim, é possível saber quais clientes abriram a fatura.

Além disso, nossa plataforma automatiza totalmente o processo de emissão e envio de boletos, seja para vendas avulsas ou planos de assinatura. Com apenas uma configuração, é possível definir a periodicidade das cobranças e automatizar todo o processo.

Confira as principais vantagens do Boleto Vindi Pagamentos:

  • Registro imediato, sem deixar a segurança de lado
  • Possibilidade de inserir o logo da sua empresa
  • Taxas menores e descomplicadas: você paga somente pelos boletos liquidados, e não pelas emissões e baixas de pagamentos.
  • Operação com contingência, permitindo que o pagamento seja feito mesmo se o banco sair do ar;
  • Opção de BolePix para agilizar ainda mais o pagamento via Pix, com taxa de apenas 0,95% (valor mínimo de R$ 1,60).

Entendeu tudo sobre o boleto e como ele contribui para o seu negócio?

Então, aproveite para contratar a mais moderna tecnologia de cobranças.

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