O ano de 2019 foi o campeão quando o assunto é a fraude do boleto bancário. Segundo o Reclame Aqui, o principal site de reclamações do Brasil, de Janeiro a Setembro, foram registradas 4.417 queixas relacionadas com boletos no país.

Além disso, o percentual de aumento ano a ano, é de aproximadamente 42%. Dessa forma, uma empresa que não protege os dados dos seus clientes e não se preocupa com vazamentos de dados, pode até mesmo fechar as portas.

Como a fraude do boleto acontece

A fraude do boleto bancário pode acontecer de diversas formas. Mesmo que as principais causas apontem para falhas de atenção por parte dos usuários, criminosos cibernéticos também se aproveitam das empresas para invadirem os sistemas.

No primeiro caso, é possível pensar em algumas formas de prevenção, como ter um bom antivírus instalado. Além disso, é preciso conferir os dados do boleto e usar a leitura automática do código de barras para garantir o máximo de proteção.

No entanto, o Brasil ainda é um dos países que lideram em fraudes bancárias. O raio-X da fraude, divulgado todos os anos pela Konduto, afirmou que hoje, uma a cada 40 transações é fraudulenta.

Dessa forma, se você tem um sistema online dentro do seu negócio, precisa se proteger e proteger quem usa seus produtos e serviços.

Como evitar a fraude do boleto bancário

Do lado da empresa, alguns erros são muito comuns em quem tem dados vazados e passa pela fraude do boleto bancário.

Não ter criptografia de alta complexidade

A criptografia já é usada no mundo desde o ano 1900 a.C, quando o povo egípcio escrevia mensagens em código para que não fossem facilmente decifradas.

É claro que o mundo mudou muito, mas ela não deixou de ser importante. Se você faz qualquer tipo de transação e guarda o cadastro dos seus clientes online, precisa de criptografia de dados e de segurança das informações da sua empresa.

Além disso, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), fica claro que é necessário pensar além disso: quem serão seus parceiros de negócio? Quais plataformas usar? E o que fazer quando um cliente pede que os dados dele sejam excluídos do banco?

Deixar o PCI Compliance de lado

Junto com a criptografia, também é fundamental que sua empresa tenha a certificação PCI Compliance. Essa é uma das maiores certificações de segurança do mundo, necessária para toda empresa que processam, guarda e transmite dados de clientes.

Além disso, eles são responsáveis por fazer uma grande varredura no seu negócio e garantir as melhores práticas de segurança. Dessa forma, ignorar essa certificação pode fazer com que existam muitas falhas neste processo que não estão sendo vistas.

Não contratar um antifraude

Existem muitas opções no mercado que fazem integrações com as melhores plataformas de gestão de pagamentos do Brasil.

Além disso, com um antifraude você não elimina só as chances de vazamento de dados, mas de chargeback, que é quando um cliente não reconhece uma cobrança e solicita estorno.

Internalizar o billing

Internalizar o billing é o ponto que ficou por último. Entretanto, ele é o mais importante e que merece mais destaque, porque quando falamos de transações e pagamentos, é necessário entender muito do assunto. Afinal de contas, é do dinheiro da sua empresa que estamos falando.

Dessa forma, quando você deixa a equipe de TI, ou mesmo do financeiro, cuidando à mão de todo o processo de pagamentos e cobranças, as chances de fraude são muito grandes.

Além disso, quando falamos de boleto bancário, você está desperdiçando muito tempo do seu time deixando que cada boleto seja gerado à mão. Se você quer expandir sua empresa e ter muitos clientes, precisa pensar agora em automação.

Por isso, ter um parceiro que seja especialista em pagamentos é fundamental para proteger seu negócio de fraudes por boleto, por cartão de crédito e qualquer outro tipo de vazamento de dados.

A Vindi tem a plataforma mais completa e segura do mercado, com criptografia de alta complexidade, certificação máxima PCI Compliance e integração com os principais antifraudes do mercado.

Além disso, nós temos a gestão de billing mais robusta e adaptável ao seu negócio, com funcionalidades que reduzem a inadimplência e relatórios em tempo real que te dão muito mais visibilidade financeira.

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