Sistema de boletos

Contudo, muitos gestores ainda utilizam os mitos sobre o boleto como uma barreira que impede a sua adoção, tais como custos elevados e processos de emissão complicados. Mas através de um sistema de boletos online, é possível gerar automaticamente um título em PDF e enviá-lo para o e-mail do cliente no momento em que ele concluir a compra de um produto ou serviço. Ficou curioso sobre esse excelente sistema de pagamentos? Então continue lendo e veja como ele pode facilitar os processos da sua empresa.

Como funciona o sistema de boletos online?

A plataforma de gestão de pagamento da Vindi funciona de uma maneira bem simples, automatizando processos e reduzindo custos com impressão. Basicamente, seu cliente realiza uma compra e escolhe o boleto para obter a cobrança. Em seguida, ele recebe automaticamente um boleto em PDF por e-mail, podendo imprimí-lo ou copiar os números do código de barras para realizar o pagamento, tanto online quanto em um caixa de auto atendimento, por exemplo. E mesmo que o comprador rasgue, amasse ou perca o título acidentalmente, ele pode baixá-lo novamente por e-mail, pois sempre haverá uma cópia disponível até a data do vencimento. Assim que ele realizar o pagamento, um relatório com os detalhes da transação será enviado ao e-mail do gestor da empresa para que ele não perca o controle, e o dinheiro é depositado diretamente em sua conta, sem intermediários.

Você cadastra sua agência, conta e carteira e já sai emitido!

Quais suas funcionalidades?

Com um sistema de boletos, a empresa pode desfrutar não apenas da facilidade na geração de títulos, mas também dos demais recursos que ela oferece, permitindo que os gestores utilizem suas funcionalidades para aperfeiçoar a gestão de seus negócios. A partir da implementação da plataforma de pagamento, o responsável passa a acompanhar todos os pagamentos efetivados, as quantias recebidas e as valores ainda em aberto, o que mantém o controle do fluxo do caixa sempre atualizado e sem erros de contabilidade. E através dos relatórios que podem ser emitidos pelo próprio sistema, o controle de cobranças fica muito mais simples e eficaz. Assim, é possível direcionar esforços a um determinado grupo de clientes inadimplentes, enviando-lhes avisos de cobrança em todas as etapas do processo.

Que benefícios ele gera para o negócio?

Com tantos benefícios, um sistema online de emissão de boletos pode ser considerado a melhor ferramenta para automatizar cobranças tanto em e-commerces quanto em empresas que lidam com serviços em estabelecimentos físicos. Ao cobrar através de um boleto em PDF, você acessa três vantagens básicas:

– reter mais dinheiro;

– praticar menores custos com a transação;

– oferecer preços mais baixos para seus clientes.

Com isso, você se torna mais competitivo no mercado em que atua. Além disso, o sistema de boletos é capaz de emitir um título em apenas trinta segundos, incluindo os processos de criação do cliente, cadastro do produto ou plano e emissão. Esse método é mais rápido do que os softwares de bancos, já que elimina todo o processo de digitação e acesso de segurança. Isso desafoga os colaboradores do departamento financeiro, que passam a concentrar seus esforços em outros processos e na melhoria contínua do negócio.

Boleto bancário por e-mail

Independente do negócio é importante ter suporte para atender os clientes, atendendo a legislação e as tendências. O envio de boletos bancários por e-mail seja por negócios convencionais, seja de renda recorrente está ganhando espaço por diferentes motivos dos quais é possível destacar o dinamismo que proporciona. A plataforma Vindi gera o boleto bancário (boleto pdf) e envia para o e-mail do cliente automaticamente, facilitando a operação e garantindo sua segurança. Além disso é possível saber se o e-mail foi aberto, fazer novas tentativas automáticas e ter relatórios completos com inadimplentes, ativos, inativos e cancelados. Veja como é fácil emitir boletos com o sistema.

Para emitir os boletos com a plataforma é necessário ter uma conta corrente em um dos bancos (abaixo a lista). No banco você terá que solicitar o contrato para emissão de boletos e se informar quanto as taxas. O dinheiro do pagamento vai direto para a conta sem intermédios e por essa razão é importante ter o convênio.

Após feito o convênio envie os dados necessários para o atendimento que realizará a configuração na plataforma Vindi:

Banco

Agência

Conta corrente com dígito

Número da carteira

Registro (sim ou não)

Número do contrato (ou número do convênio)

Neste endereço você pode conferir os bancos, a carteira de cada ume as observações.

Carteiras com registro e sem registro

Com a plataforma é possível emitir boletos com e sem registro. O processo de retorno é igual, contudo a emissão é diferente.

Boletos sem registro

Os são emitidos pela plataforma Vindi sem registro referente aos arquivos de remessa. Seu banco atua com um conjunto de carteiras e tarifas específicas. Ele só toma conhecimento do boleto quando ele for pago pelo seu cliente.

Boletos com registro

Os boletos registrados necessitam ser informados ao banco no momento em que é gerado ou no mesmo dia, por meio de um arquivo de remessa. Funciona da seguinte maneira: você gera o arquivo na plataforma e faz o upload no site do banco.

Vencimento

O boleto é configurado com a data de vencimento para 3 dias após a emissão, podendo ser configurado um prazo diferente. Para isso vá até o menu ConfiguraçõesMétodos de PagamentoBoleto Bancário. Clique no menu Ações e selecione Editar e altere o campo Dias para vencimento de acordo com prazo desejado.

A plataforma seleciona automaticamente o dia útil seguinte quando a data de vencimento cai em um fim de semana.

Notificação de recebimento

As notificações são basicamente e – mails pré – definidos pelo sistema, os quais podem ser enviados em determinadas ocasiões pré-determinadas. A plataforma oferece diferentes tipos de notificação, dos quais destacam – se:

A primeira notificação que é enviada quando você emite uma cobrança da plataforma;

A segunda acontece quando há a “Cobrança rejeitada” enviada no dia da cobrança rejeitada, ou seja, o e-meil lembrando a pendência do pagamento será enviado quando a plataforma identifica a rejeição da tentativa de cobrança;

A terceira é semelhante a segunda, contudo é enviada a 5 dias após o vencimento da cobrança pendente;

Na plataforma, as notificações podem ser editadas clicando no botão “Editar”. Lá é possível ativá-las, personalizá-las conforme o negócio, alterar a data de disparo, trocar o Assunto do e-mail e editar o conteúdo fazer a edição do conteúdo. Além disso, você pode inserir mais endereços de e-mail para envio de cópias ocultas, editar notificações que já foram criadas e criar novas notificações.

Resolvemos a sua dúvida? Conte – nos a sua experiência com a emissão de boletos e veja como a plataforma Vindi pode ajudar o seu negócio. O que está esperando para implementar um sistema de boletos em sua empresa? Caso tenha alguma outra dúvida ou queira compartilhar suas experiências com boletos conosco, basta usar o campo de comentários abaixo!

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A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.