Não há nada melhor do que dar liberdade de escolha aos seus clientes, não é verdade? Assim como você, eles também gostam de ter facilidades na hora do pagamento, e é exatamente por isso que muitos optam pelo boleto bancário. Esse método é o ideal para aquelas pessoas que têm receio de colocar os números de seus cartões de crédito em formulários da internet, e que gostam de extrema facilidade, podendo pagá-lo usando apenas o código de barras.

Contudo, muitos gestores ainda utilizam os mitos sobre o boleto como uma barreira que impede a sua adoção, tais como custos elevados e processos de emissão complicados. Mas através de um sistema de boletos online, é possível gerar automaticamente um título em PDF e enviá-lo para o e-mail do cliente no momento em que ele concluir a compra de um produto ou serviço. Ficou curioso sobre esse excelente sistema de pagamentos? Então continue lendo e veja como ele pode facilitar os processos da sua empresa.

Como funciona o sistema de boletos online?

A plataforma de gestão de pagamento da Vindi funciona de uma maneira bem simples, automatizando processos e reduzindo custos com impressão. Basicamente, seu cliente realiza uma compra e escolhe o boleto para obter a cobrança. Em seguida, ele recebe automaticamente um boleto em PDF por e-mail, podendo imprimí-lo ou copiar os números do código de barras para realizar o pagamento, tanto online quanto em um caixa de auto atendimento, por exemplo. E mesmo que o comprador rasgue, amasse ou perca o título acidentalmente, ele pode baixá-lo novamente por e-mail, pois sempre haverá uma cópia disponível até a data do vencimento. Assim que ele realizar o pagamento, um relatório com os detalhes da transação será enviado ao e-mail do gestor da empresa para que ele não perca o controle, e o dinheiro é depositado diretamente em sua conta, sem intermediários.

Você cadastra sua agência, conta e carteira e já sai emitido!

Quais suas funcionalidades?

Com um sistema de boletos, a empresa pode desfrutar não apenas da facilidade na geração de títulos, mas também dos demais recursos que ela oferece, permitindo que os gestores utilizem suas funcionalidades para aperfeiçoar a gestão de seus negócios. A partir da implementação da plataforma de pagamento, o responsável passa a acompanhar todos os pagamentos efetivados, as quantias recebidas e as valores ainda em aberto, o que mantém o controle do fluxo do caixa sempre atualizado e sem erros de contabilidade. E através dos relatórios que podem ser emitidos pelo próprio sistema, o controle de cobranças fica muito mais simples e eficaz. Assim, é possível direcionar esforços a um determinado grupo de clientes inadimplentes, enviando-lhes avisos de cobrança em todas as etapas do processo.

Que benefícios ele gera para o negócio?

Com tantos benefícios, um sistema online de emissão de boletos pode ser considerado a melhor ferramenta para automatizar cobranças tanto em e-commerces quanto em empresas que lidam com serviços em estabelecimentos físicos. Ao cobrar através de um boleto em PDF, você acessa três vantagens básicas:

– reter mais dinheiro;

– praticar menores custos com a transação;

– oferecer preços mais baixos para seus clientes.

Com isso, você se torna mais competitivo no mercado em que atua. Além disso, o sistema de boletos é capaz de emitir um título em apenas trinta segundos, incluindo os processos de criação do cliente, cadastro do produto ou plano e emissão. Esse método é mais rápido do que os softwares de bancos, já que elimina todo o processo de digitação e acesso de segurança. Isso desafoga os colaboradores do departamento financeiro, que passam a concentrar seus esforços em outros processos e na melhoria contínua do negócio.

Boleto bancário por e-mail

Independente do negócio é importante ter suporte para atender os clientes, atendendo a legislação e as tendências. O envio de boletos bancários por e-mail seja por negócios convencionais, seja de renda recorrente está ganhando espaço por diferentes motivos dos quais é possível destacar o dinamismo que proporciona. A plataforma Vindi gera o boleto bancário (boleto pdf) e envia para o e-mail do cliente automaticamente, facilitando a operação e garantindo sua segurança. Além disso é possível saber se o e-mail foi aberto, fazer novas tentativas automáticas e ter relatórios completos com inadimplentes, ativos, inativos e cancelados. Veja como é fácil emitir boletos com o sistema.

Para emitir os boletos com a plataforma é necessário ter uma conta corrente em um dos bancos (abaixo a lista). No banco você terá que solicitar o contrato para emissão de boletos e se informar quanto as taxas. O dinheiro do pagamento vai direto para a conta sem intermédios e por essa razão é importante ter o convênio.

Após feito o convênio envie os dados necessários para o atendimento que realizará a configuração na plataforma Vindi:

Banco

Agência

Conta corrente com dígito

Número da carteira

Registro (sim ou não)

Número do contrato (ou número do convênio)

Neste endereço você pode conferir os bancos, a carteira de cada ume as observações.

Carteiras com registro e sem registro

Com a plataforma é possível emitir boletos com e sem registro. O processo de retorno é igual, contudo a emissão é diferente.

Boletos sem registro

Os são emitidos pela plataforma Vindi sem registro referente aos arquivos de remessa. Seu banco atua com um conjunto de carteiras e tarifas específicas. Ele só toma conhecimento do boleto quando ele for pago pelo seu cliente.

Boletos com registro

Os boletos registrados necessitam ser informados ao banco no momento em que é gerado ou no mesmo dia, por meio de um arquivo de remessa. Funciona da seguinte maneira: você gera o arquivo na plataforma e faz o upload no site do banco.

Vencimento

O boleto é configurado com a data de vencimento para 3 dias após a emissão, podendo ser configurado um prazo diferente. Para isso vá até o menu ConfiguraçõesMétodos de PagamentoBoleto Bancário. Clique no menu Ações e selecione Editar e altere o campo Dias para vencimento de acordo com prazo desejado.

A plataforma seleciona automaticamente o dia útil seguinte quando a data de vencimento cai em um fim de semana.

Notificação de recebimento

As notificações são basicamente e – mails pré – definidos pelo sistema, os quais podem ser enviados em determinadas ocasiões pré-determinadas. A plataforma oferece diferentes tipos de notificação, dos quais destacam – se:

A primeira notificação que é enviada quando você emite uma cobrança da plataforma;

A segunda acontece quando há a “Cobrança rejeitada” enviada no dia da cobrança rejeitada, ou seja, o e-meil lembrando a pendência do pagamento será enviado quando a plataforma identifica a rejeição da tentativa de cobrança;

A terceira é semelhante a segunda, contudo é enviada a 5 dias após o vencimento da cobrança pendente;

Na plataforma, as notificações podem ser editadas clicando no botão “Editar”. Lá é possível ativá-las, personalizá-las conforme o negócio, alterar a data de disparo, trocar o Assunto do e-mail e editar o conteúdo fazer a edição do conteúdo. Além disso, você pode inserir mais endereços de e-mail para envio de cópias ocultas, editar notificações que já foram criadas e criar novas notificações.

Resolvemos a sua dúvida? Conte – nos a sua experiência com a emissão de boletos e veja como a plataforma Vindi pode ajudar o seu negócio. O que está esperando para implementar um sistema de boletos em sua empresa? Caso tenha alguma outra dúvida ou queira compartilhar suas experiências com boletos conosco, basta usar o campo de comentários abaixo!

cta_fimdoboletosemregistro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies