A falha no pagamento é um problema muito comum no mercado de recorrência, geralmente em processos de cobrança automáticos, principalmente em empresas de assinatura.
O erro pode ocorrer por uma série de motivos, como cartão expirado, suspeita de fraude, falta de limite de crédito, instabilidade do sistema, etc.
Dentre os motivos, podemos destacar aqueles que são estruturais do sistema de pagamentos, por exemplo, quando uma destas entidades não aprova uma transação de acordo com as suas regras de risco.
Por outro lado, há também motivos mais triviais, como o simples fato de o cliente não ter saldo naquele momento da compra.
Existem diversos motivos que podem impactar em uma única transação, agora imagine só em uma assinatura, em que todos os meses haverá uma transação que pode ser influenciada por fatores como estes.
Então, sua empresa precisa estar preparada para lidar com isso e encontrar uma solução melhor do que a correção manual de todas as transações.
Leia o texto até o fim para saber qual é o impacto das falhas de pagamento nos negócios recorrentes e como solucionar essa questão no seu negócio com o uso da automatização.
Qual o tempo perdido com as falhas no pagamento?
De acordo com uma pesquisa (em inglês) da Chargebee, 45% das empresas recorrentes perdem pelo menos 5 horas por semana com ajustes manuais de cobranças.
O estudo chama a atenção para o fato de que, em média, 35% das transações têm alguma falha, mas que o índice pode chegar a até 70% em alguns casos.
Isso acontece porque são muitos atores envolvidos no processo de cobrança, como instituições financeiras, adquirentes, subadquirentes, bandeiras, gateways de pagamento, entre outros.
Além disso, os mecanismos antifraude atuam para impedir golpes e transações fraudulentas, mas também podem acabar cancelando pagamentos legítimos.
No fim das contas, sobra para a empresa fazer o trabalho de recuperar as cobranças e corrigir erros.
Felizmente, existem maneiras de acelerar esse processo e evitar o trabalho manual, que é muito lento e dispendioso para o negócio.
Qual o impacto da falha no pagamento em um serviço recorrente?
A falha de pagamento é um dos principais desafios que os negócios por assinatura enfrentam.
Veja quais são as principais consequências desse problema:
Churn involuntário
Qualquer problema no pagamento pode levar ao cancelamento involuntário da assinatura do cliente.
Dessa forma, quanto maior o índice de falhas em cobranças, maior o churn rate (taxa de cancelamento) da empresa e, consequentemente, maior a perda de receita.
Insatisfação do cliente
Seja qual for a razão da falha de pagamento, ela pode deixar o cliente inadimplente e levar à suspensão do serviço.
E o pior: geralmente, o consumidor só descobre o erro quando tenta acessar o serviço e é impedido por falta de pagamento, o que gera muita insatisfação com a empresa.
Sobrecarga da equipe
As falhas de pagamento também consomem muito tempo e energia das equipes com a correção manual de cobranças, principalmente quando há um grande volume de transações.
Problemas de reputação
Erros constantes em pagamentos mancham a reputação da empresa no mercado, principalmente no caso dos negócios recorrentes.
Afinal, o mínimo que os assinantes esperam é que a cobrança de sua assinatura seja realizada normalmente, sem erros operacionais.
Como solucionar as falhas no pagamento de forma automática?
Você não precisa perder horas de trabalho manual para solucionar as falhas de pagamento na sua empresa: é só usar as ferramentas da Vindi para automatizar o processo.
Nós temos uma série de funcionalidades de retentativas de pagamento automáticas que podem ser programadas para poupar sua equipe.
Conheça todas elas:
- Retentativa simples: envia uma nova tentativa de cobrança para o seu cliente em caso de falha
- Retentativa inteligente de saldo: envia uma nova tentativa de cobrança em um momento mais oportuno quando a transação é recusada por falta de saldo
- Retentativa com troca de adquirente: envia uma nova tentativa de cobrança trocando a adquirente para aumentar as chances de sucesso
- Retentativa com troca de perfil de pagamento: envia uma nova tentativa de cobrança trocando o perfil de pagamento (ex: outro cartão de crédito já cadastrado) para aumentar as chances de sucesso.
Entendeu o impacto das falhas em pagamentos e como você pode resolver esse problema?
Conte com a Vindi para automatizar suas cobranças e aumentar sua taxa de sucesso.