Uma das maiores dúvidas que surgem ao escolher a plataforma Magento para vender online é como receber pagamentos na Magento? Apesar da grande variedade de opções existentes no mercado, existem uma série de requisitos a serem analisados, assim como perguntas a serem feitas.
O mercado, hoje, conta com diversas formas de pagamentos disponíveis, capazes de suprirem as necessidades de seus clientes, porém em todas elas o ciclo percorrido pelo dinheiro é o mesmo: das mãos dos consumidores para a conta corrente dos varejistas.
Isso acontece por diversas formas como: cartão de crédito, Pix, cartões de débito, boleto bancário, transferências entre outras. Porém as ferramentas utilizadas para realizar as transações devem estar integrada a plataforma utilizada pela loja virtual.
Na Magento você pode utilizar gateways de pagamento, intermediadores de pagamento, utilizar o módulo próprio de boletos, oferecido pela empresa ou ainda o módulo de débito em conta, já nativo da plataforma. Não há segredo, basta escolher a ferramenta correta.
Leia também:
Magento: guia COMPLETO sobre essa plataforma de e-commerce
Ferramentas para pagamentos
Existem diversas ferramentas para realizar o recebimento em sua loja virtual. Os principais são os intermediadores de pagamento, também chamados de facilitadores, e os gateways de pagamento.
Intermediadores de pagamentos
Os intermediadores (ou subadquirentes) possuem como principal característica assumir a cobrança de seus clientes, pois quando contratados tornam-se responsáveis pela cobrança do seu cliente. O repasse pode ser feito em um prazo predeterminado em contrato.
Os intermediadores oferecem aos seus clientes diversas formas de pagamento como cartões de crédito, débito, transferência bancária, o que garante a sua loja virtual maior possibilidade de recebimento, e não exige negociações específicas por cliente.
A integração Magento com intermediadores é feita por um módulo e acessada diretamente em um único painel, independente da opção escolhida pelo cliente, no ato da compra.
As vantagens dos intermediadores são:
- análise de risco;
- segurança na transação;
- maior conversão;
- maior quantidade de meios de pagamento na hora da compra;
- facilidade de interação do usuário com a plataforma.
As desvantagens destas ferramentas são:
- maior dependência das empresas que utilizam;
- maior taxa de reprovação por chargeback, comparado aos gateways.
Quer saber mais sobre intermediadores de pagamento?
Leia nosso artigo sobre o que são intermediadores de pagamento
Gateways de Pagamento
Diferente dos Intermediadores, os gateways de pagamento conectam sua loja Magento diretamente as adquirentes e bancos. Ou seja, não existe uma terceira entidade entre sua loja e sua conta corrente, a conexão é direta.
A cobrança do seu cliente é feita diretamente e você paga a empresa taxas pré-fixadas em contrato de acordo com seu volume de transações.
Entre as vantagens dos gateways estão:
- menor tempo para recebimento de pagamentos;
- menor esforço com manutenções;
- integração com diversas plataformas de e-commerce;
- concentração de pagamentos em apenas uma empresa;
- maior flexibilidade de negociação de taxas com operadoras de cartão;
- confirmação de pagamento de cartão imediata;
- possibilidade de oferecer parcelamento sem juros ao cliente.
Já nas desvantagens temos:
- custo extra os cobrados pelas operadoras;
- dependência total da empresa que realiza a transação;
- sua loja é responsável pela gestão de risco (chargeback);
- necessidade de contratação de uma empresa de gerenciamento de risco;
- custo de set-up em alguns casos.
Para escolher a ferramenta certa para atuar na plataforma Magento, você deverá pesquisar as funcionalidades oferecidas por cada uma delas, as taxas cobradas, e principalmente as necessidades do seu projeto.
Mas lembre-se: oferecer ao seu cliente diversas formas de pagamento é muito importante, podendo significar maior taxa de conversão nas suas vendas.
Se você quer saber mais sobre a importância de diversificar as formas de pagamento em lojas virtuais, confira nosso e-book gratuito sobre o assunto!