Smartphones e Tablets: sua empresa se preparou para essa realidade?

Navegando é comum identificar quais empresas estão preparadas para a nova revolução digital. Acessar um site e de repente identificar que ele não é visualizado no layout com seu celular, é um problema da maioria das empresas. Até pouco tempo, os bancos ainda não haviam se preparado para esse momento. Alguns mal tinham aplicativos (App) para acessar o internet banking.

O título desse texto parece ser pretensioso demais, mas não é. Uma empresa bem posicionada frente a concorrentes, inovadora e que se preocupa com o atendimento do cliente, sabe que oferecer acesso via smartphones, Tablets e dispositivos como video games é essencial para o negócio. Mesmo que seja um site responsivo (leia aqui), o cliente já exige diferentes aplicativos para leitura, operações e consultas. E isso exige mais do que um simples projeto de um novo site.

Se sua empresa ainda não pensou em um aplicativo, comece agora. Já começa à partir desse momento não ser mais um diferencial competitivo como era um ano atrás (2012).  Estamos conformados que vai tudo convergir para o mobile. Se a empresa está na internet então, aí é mais que obrigatório. No Brasil temos um mercado crescente de profissionais que já democratizam o desejo de empresas criarem os próprios aplicativos. Existem aplicativos que podem custar à partir de R$5 mil, se forem com funcionalidade básicas como contatos interativos, integração com redes sociais e boa navegação.

Como benchmarking, os EUA, impulsionados pelo mercado de games, são um alvo a se atingir. Os jogos online são responsáveis pela criação de receita para a maioria das empresas fabricantes de aplicativos do mundo. Das 25 maiores fabricantes de aplicativos do mundo, somente 1 delas não é produtora de games. E isso se estende relativamente no Brasil. Isso acaba democratizando porque a maioria dos aplicativos feitos no Brasil é fortemente construído através de profissionais freelancer. O que pode ser uma oportunidade grande de se ter um bom aplicativo independente de qual for o negócio de sua empresa.

shutterstock_89533552-300x200
Smartphones: realidade evidente no Brasil e no Mundo

 

O mercado de games é tão influente nos aplicativos de empresas, que é quase impossível não ser influenciado em idéias de usabilidade e conectividade dos jogos online. O sucesso de jogos como Clash of Clans, Angry Birds e Farmville fazem das empresas Supercell, Rovio e Zynva três das mais ricas empresas de App games do mundo. E não estranhe se ver referências gráficas desses jogos em aplicativos mobile de empresas.

Já tivemos grandes surpresas ao acessar sites de ecommerces diversos que oferecessem acesso exclusivo mobile. Isso surpreende e faz com que a experiência seja agradável ao visitante. Não dá para não pensar nisso nos dias de hoje. Para se ter uma idéia mais crítica da realidade do mobile no nosso país,

– Temos 262 milhões de celulares no Brasil, número maior que a população brasileira.
– Quantos smartphones existem no brasil? 65 milhões.

Essas duas afirmações são por si só um fator para empreendedores se preocuparem. Não ter uma estratégia mobile no Brasil é a mesma coisa que convidar para festa e esquecer o bolo.

Fonte: Webxtool

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Cobranças recorrentes que funcionam Há uma enxurrada de material falando sobre cobranças recorrentes. Vou tentar unificar os principais conceitos aqui nesse post. Além de ser o sonho ...
O que a abertura de capital do Spotify tem a nos d... Está, literalmente, estampado nos sites de notícias que "secretamente" o Spotify pediu a abertura de IPO e aparentemente a empresa será listada direta...
O “Push” do Varejo O papo agora é diferente de Pagamento Recorrente. Vamos falar sobre marketing, mais especificamente o "Push Marketing". Varejistas americanos estão...
Gateway de Pagamento No Brasil temos alguns meios de pagamento online. A maioria deles, focados em ecommerce. Alguns com foco em mobile e outros mais amplos, com cobertura...

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.