A recorrência para restaurantes nunca foi tão atraente quanto agora. Com o fechamento temporário dos estabelecimentos, bares e comércios não essenciais, essas empresas precisaram se reinventar.
Além disso, a forma de realizar a venda, fazer a cobrança e entregar produtos também faz parte dos desafios que os empreendedores do segmento estão enfrentando.
Dessa forma, a recorrência surge como uma grande oportunidade de remodelar esse negócio.
Portanto, se você tem um restaurante, bar ou empresa de alimentos preparados, este post vai ajudar a transformar o seu negócio e te fazer crescer como nunca antes!
Entendendo o que é a recorrência para restaurantes
A recorrência é o modelo de negócio e de pagamento de que surge com a proposta de que todo produto ou serviço recorrente pode – e deve – ser vendido dessa forma.
Conhecido no exterior como subscription economy (economia de assinaturas), a recorrência está mudando a forma como as pessoas consomem. Basicamente, você paga uma mensalidade, com um valor acessível, para usar produtos e ter acesso aos serviços que usa com frequência.
E você pode achar que não usa a recorrência no seu dia a dia, mas não é verdade. Por exemplo, nós queremos ter acesso a filmes e séries, mas não precisamos mais de uma mídia física comprada ou alugada por nós. Foi assim que a Netflix, com um negócio recorrente, começou a crescer exponencialmente nos últimos anos.
E o consumo de alimentos é recorrente. Afinal de contas, nós precisamos comer várias vezes ao dia! Portanto, seu restaurante, bar ou empresa de alimentos preparados já é recorrente, você só precisa começar a usufruir das vantagens que esse modelo traz.
Vantagens de usar a recorrência para restaurantes
Consumo recorrente
O consumo esporádico dos alimentos servidos pela sua empresa precisa de um constante investimento em divulgação e ações promocionais.
Além disso, você nunca sabe se aquele cliente que fez um pedido vai voltar. Sua empresa pode cuidar da qualidade dos alimentos e dos sabores do cardápio, mas mesmo assim… Não há garantias.
Dessa forma, com a recorrência, você sabe quais clientes vão consumir os pratos do seu restaurante nos próximos meses, já que é possível saber a quantidade de assinaturas que estão sendo feitas.
Previsibilidade de receita
Sabendo quantos clientes estão, efetivamente, assinando seus produtos, é possível prever seu faturamento nos meses seguintes.
Além disso, fica mais fácil criar fundos emergenciais, pensar em gestão de risco e investir ainda mais na sua empresa!
Com uma receita recorrente, você também tem mais tempo para pensar em expansão, divulgação e novos produtos para oferecer, dando prioridade para aquilo que é mais importante.
Fim da dependência das maquininhas tradicionais
Ter um restaurante físico é sinônimo, quase sempre, de precisar de várias maquininhas no caixa para conseguir finalizar uma venda. Além do espaço que elas ocupam, também dão problemas de conexão, com a adquirente e por aí vai.
Com a recorrência para restaurantes, você tem a vantagem da multiadquirência e nunca mais vai precisar de uma maquininha tradicional. Mesmo quando abrir as portas do seu restaurante novamente, já que todo o processo é feito digitalmente.
E aí você pode estar pensando: como isso é possível?
Através de um gateway de pagamento, por onde todas as operadoras de cartão passam de forma segura e automática, e fazendo com que você nunca mais tenha o trabalho de trocar de maquininha ou perca vendas.
Controle de inadimplência
Em tempos onde vender online é essencial para a sobrevivência dos restaurantes, a recorrência é o modelo de negócio perfeito para destacar no mercado.
Por exemplo, quando você cria um plano recorrente para sua empresa de venda de marmitas congeladas, você atribui um valor mensal para fazer aquela entrega.
E, mesmo que aquele valor mensal esteja dentro de um plano de 12 meses, a cobrança no cartão de crédito do seu cliente é feita descontando apenas a mensalidade da vez.
Vamos ilustrar esse caso, usando as marmitas congeladas.
Você tem um kit promocional, com marmitas de refeições para 30 dias, que custa R$ 250,00 ao seu cliente. Em um plano normal, parcelado, ele teria que ter R$ 3.000,00 disponível de limite para assinar por 12 meses. Investimento alto, certo?
Com a recorrência, ele só precisa ter R$ 250,00 todos os meses no limite do cartão, e dificilmente ele ficará inadimplente, já que a cobrança é automática.
Da mesma forma, mesmo que ele não pague a fatura na data de fechamento, você continuará recebendo pelo plano ofertado, no período de 12 meses, podendo inclusive renovar automaticamente também.
Tipos de empresas que podem usar a recorrência para restaurantes
Basicamente, todos os negócios de alimentação preparada podem se beneficiar pela recorrência.
Nós demos aqui o exemplo de empresas que vendem refeições congeladas, mas é possível usar a recorrência para restaurantes,bolarias, confeitarias, hamburguerias, pizzarias, restaurantes de pratos feitos, bares, petiscarias e até sorveterias!
Já pensou como seria incrível disponibilizar aos seus clientes um bolo por semana, do sabor de preferência dele, chegando quentinho na residência no fim do dia?
Ou um pote de sorvete todos os sábados, para a sobremesa do almoço?
E, que tal, a oferta de duas pizzas por mês, por um valor promocional e com a entrega programada?
Melhor ainda: se você tem uma padaria, que tal vender seu carro chefe na recorrência, entregando todos os dias pães fresquinhos nos arredores?
A criatividade está com você! Transformar seu negócio tradicional em um negócio recorrente pode te ajudar a continuar vendendo e a crescer de forma sustentável e escalável.
7 dicas para começar a usar a recorrência para restaurantes
Se você está gostando do que leu até agora, mas não sabe por onde começar, nós preparamos sete dicas para que você consiga transformar seu negócio o mais rápido possível!
1. Tenha um sistema próprio de delivery funcionando
Se você já tem uma equipe de entregadores e sabe como funciona a logística de entrega do seu restaurante até a casa do cliente, você já tem um passo concluído para transformá-lo em um negócio recorrente.
Você pode construir o próprio app de delivery do seu restaurante ou pode ser cadastrado em aplicativos de entrega de alimentos. Apenas se certifique que a logística de entrega seja responsabilidade sua.
2. Venda em multicanais com a recorrência para restaurantes
Ter representatividade nas vendas pelas redes sociais é fundamental para quem quer acompanhar as tendências de consumo e conseguir driblar alguns impactos que as crises provocam.
Por isso, mesmo que você não tenha um e-commerce no momento, é muito importante que sua marca tenha páginas no Facebook, Instagram e uma conta comercial no Whatsapp.
Quanto mais você aparecer para seu público-alvo, maiores chances tem de vender!
3. Crie planos recorrentes arrasadores
Pense no seu público e em como você pode gerar valor para ele.
Você vende muito mais bolos de laranja na sua bolaria? Então inclua esse sabor no plano! A batata frita sempre sai quando o combo da hamburgueria tem um valor promocional? Invista nela!
Dessa forma, você aumenta seu argumento de venda e tem muito mais chances de conversão.
4. Ofereça várias formas de pagamento
O cartão de crédito é seu maior aliado para escalar seu negócio usando a recorrência para restaurantes.
Entretanto, isso não significa que ele deve ser o único meio de pagamento oferecido por você.
Por isso, invista também em boleto bancário e outras formas de pagamento que dão um maior poder de decisão para seus potenciais clientes.
5. Use o link de pagamento para finalizar suas vendas
O link de pagamento é um poderoso aliado na hora de finalizar uma venda. Você pode usá-lo para vender em todas as redes sociais que quiser, enviar por SMS e e-mail, fazer vendas avulsas, parceladas e recorrentes.
Além disso, o link tem o mesmo papel que uma maquininha tradicional, só que digital. Investir nele pode aumentar muito suas chances de conversão!
6. Pense em programas de recompensas e propostas de fidelização
Sabe quando você vai até um restaurante e ele tem aqueles cartões-fidelidade?
Se você almoça lá 10 vezes, o décimo primeiro almoço é gratuito, ou você ganha uma sobremesa, ou um desconto progressivo…
Essas propostas de fidelização são muito interessantes para a retenção de clientes. Além disso, a recorrência pode ser potencializada com programas de recompensas que ofereçam vantagens a curto, médio e longo prazo.
7. Tenha uma plataforma de gestão de pagamentos completa
Para automatizar e digitalizar todo esse processo de transformação do seu negócio, você precisa contar com uma plataforma que gerencie suas assinaturas.
Além disso, também é fundamental que as cobranças sejam feitas automaticamente, para que você não precise perder tempo ligando para cada cliente com faturas em aberto.
Aqui na Vindi, nós contamos com a melhor plataforma de gestão de pagamentos e de cobrança do Brasil. Oferecemos relatórios em tempo real, emissão de boletos, cobranças com cartão de crédito e renovação automática.
Da mesma forma, nós temos ferramentas e funcionalidades que podem facilitar muito sua vida, além de sermos os pioneiros no lançamento de link de pagamento.
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