O DANFE é um documento muito importante para qualquer empreendedor que atua com lojas virtuais: é por meio dele que pode ser comprovado que determinado produto possui uma nota fiscal e, por isso, costuma ser anexado nos pacotes enviados por e-commerces.

O surgimento da nota fiscal eletrônica trouxe muitas facilidades para quem trabalha com vendas. Porém, este é um documento que não pode ser “visto a olho nu”, já que é um conjunto de códigos incompreensível para humanos.

Justamente por isso existe o DANFE: além de traduzir as principais informações em um formato que pode ser impresso, ele fornece o código necessário para que todos os dados fiscais sejam consultados.

Se tudo isso soa complicado, leia o artigo até o final, pois prometemos descomplicar! Vamos ver o que é DANFE, para que serve este documento e como ele pode ser emitido.

Então leia, aprenda tudo sobre DANFE e boas vendas!

O que é DANFE?

DANFE é a sigla para Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Como diz o nome, é um documento que pode ser impresso e representa de forma mais simplificada a nota fiscal eletrônica (NF-e). Ele serve também como um resumo da nota, pois nele constam informações da empresa, da mercadoria e do seu destinatário – ou seja, o consumidor. 

O DANFE é necessário porque a NF-e é composta por linhas de código e não pode ser impressa ou lida sem o auxílio de um sistema digital. Portanto, somente por meio de uma chave de acesso que consta no DANFE pode ser feita uma consulta aos dados da NF-e.

É importante ressaltarmos que o DANFE não tem validade jurídica e, portanto, não pode substituir a nota fiscal, que também precisa ser enviada ao consumidor (porém por um canal eletrônico – geralmente e-mail).

O que é DANFE online?

DANFE online é o documento em si, porém na sua versão virtual. Ele é gerado no formato de PDF, que é bem comum e pode ser aberto na grande maioria dos computadores, celulares e outros dispositivos.

Após emitir o DANFE online, o comerciante pode imprimir o documento para anexar ao pacote com o produto vendido. Também é possível enviar o PDF diretamente ao consumidor por e-mail ou algum outro canal de comunicação.

Vamos explicar neste artigo como fazer essa geração, mas antes entenda qual é a finalidade do documento.

Para que serve o DANFE?

O DANFE serve para comprovar que existe uma nota fiscal eletrônica referente à comercialização de determinada mercadoria. Isso acontece porque um documento não existe sem o outro, pois, mesmo com a digitalização da nota fiscal, ainda é preciso haver um suporte físico a ela.

Assim, quem quiser acessar todas as informações tributárias sobre aquele produto pode usar sua chave de acesso para fazer a leitura completa, a partir de um sistema compatível. Por isso, o DANFE deve acompanhar a embalagem de todo produto vendido pela internet e enviado para entrega.

Além disso, o documento tem um espaço para assinatura do destinatário da entrega, servindo também como o principal comprovante de que o item está com seu comprador.

O documento também pode auxiliar no processo de escrituração contábil digital (ECD), se for o caso.

Qual a diferença entre DANFE e nota fiscal?

A diferença entre os dois documentos é que o DANFE serve para informar, enquanto a nota fiscal serve para comprovar.

O DANFE é um documento auxiliar, como diz no nome, e não pode substituir a nota fiscal eletrônica, já que não tem valor contábil. Já a NF-e serve como comprovação de uma transação junto aos órgãos de fiscalização e, por isso, deve ficar arquivada por cinco anos, em um computador ou na nuvem.

Porém, a nota fiscal não tem o mesmo caráter informativo, já que as informações só podem ser interpretadas com a ajuda de um sistema digital.

Caso você precise de alguma informação que conste na nota fiscal, terá que abrir o DANFE. E, se a informação buscada não estiver lá, é preciso acessar a nota fiscal em um sistema estadual ou federal. Isso pode acontecer porque somente a nota completa tem todas as informações tributárias da transação.

Essa consulta pode ser feita pelo próprio comerciante que emitiu a nota ou pela internet, a partir das informações fornecidas no DANFE.

Em resumo, DANFE e nota fiscal eletrônica têm funções diferentes, que se complementam, mas a NF-e tem maior importância tributária.

Ouça também:
Como uma boa estratégia de frete pode ser a chave de ouro para fidelizar clientes? 

Diferença entre DANFE e XML

O XML nada mais é que uma extensão de arquivo, representada pelas três letras que ficam atrás do ponto no nome de um documento digital. Elas servem para indicar o tipo de arquivo, que neste caso também é chamado de XML (Extensible Markup Language).

Dentro deste arquivo, há várias linhas de código, que servem para facilitar a leitura por meio de softwares. Mas, quando falamos em nota fiscal eletrônica, é comum vermos o termo “XML da nota” – neste caso, XML significa a nota fiscal eletrônica em si e é chamado assim justamente para ser diferenciado do DANFE.

Portanto, a grande diferença entre DANFE e XML é justamente a que explicamos no tópico anterior: a primeira serve para consulta e a segunda tem valor contábil. Mas é importante ressaltar que o XML tem diversas utilidades, portanto nem todo arquivo desse tipo se refere a um documento fiscal.

Qual é a diferença entre DANFE e DACTE?

A sigla DACTE significa Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico Este documento é emitido pelos transportadores de cargas e deve acompanhar cada pacote enviado no frete e o Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) – além de também servir para consulta. 

Assim como a NF-e, o CTe também não pode ser impresso, pois é composto por linhas de código. Então, para simplificar: O DACTE está para o CTe assim como o DANFE está para a NF-e.

Ele tem como funções:

  • Acompanhar a mercadoria durante o transporte
  • Auxiliar na escrituração das operações documentadas por CTes
  • Informar a chave de acesso do CTe
  • Coletar a assinatura de quem receber a entrega, seja o destinatário da encomenda ou outra pessoa.

A grosso modo, é como se fosse uma “DANFE dos transportadores”.

Como emitir DANFE e DANFE online?

A forma de emissão do DANFE é a mesma da nota fiscal eletrônica. Portanto, se você tem CNPJ, está apto a emitir NF-e e já usa algum sistema para isso, não terá grandes dificuldades.

Em resumo, os procedimentos a serem adotados são:

  • Abra o sistema que você usa para emitir notas fiscais
  • Preencha o documento com as informações solicitadas nas lacunas
  • Selecione a qual nota fiscal o DANFE será referente
  • Imprima, compartilhe ou faça o download do PDF do seu documento.

O processo é o mesmo seja qual for o seu regime fiscal, mesmo sendo MEI. Existem soluções que oferecem a emissão do DANFE, mas elas não são recomendadas.

Para a segurança dos seus dados, o ideal é que você use o mesmo sistema pelo qual suas NF-e são geradas.

Como preencher o DANFE?

O DANFE é elaborado automaticamente, a partir das informações contidas na nota fiscal eletrônica. O documento deve apresentar:

  • Chave de acesso para acessar a NF-e e seu código de barras
  • Natureza da operação (venda, prestação de serviços, transferência, etc)
  • Data e horário de saída da mercadoria
  • Dado da transportadora e do veículo
  • Dados da empresa emitente
  • Dados do destinatário
  • Dados da mercadoria.

Se as informações do DANFE não forem correspondentes às que constam na NF-e, o contribuinte pode ter problemas com a fiscalização, inclusive sendo acusado de falsificação. Porém, como o sistema é automatizado, é improvável que isso aconteça sem intenção.

Como consultar o DANFE?

O DANFE pode ser consultado a partir do Portal Nacional da NF-e ou no site da Secretaria da Fazenda do estado onde a NF-e foi emitida. Para isso, é preciso digitar a chave de acesso, que tem 44 dígitos (se quiser, você pode simplesmente copiar o número do arquivo PDF). 

Para evitar erros na formatação do texto, cole em um bloco de notas ou em outro editor de texto e faça os ajustes necessários. Mas atenção: essas informações só estarão disponíveis por 180 dias a partir da emissão da nota fiscal.

Depois desse prazo, o sistema apresenta uma versão resumida com alguns dados, como o número, a data de emissão da nota, o CNPJ do emissor ou do destinatário, a situação e o valor da mercadoria.

Empresas de grande porte costumam ter dificuldades, pois geram um alto número de notas fiscais. Para esses casos, existem sistemas de consulta e monitoramento automático.

Neste artigo, apresentamos o significado de DANFE, sua utilidade e como ele pode ser emitido. Se você trabalha com vendas online, sabe como é importante contar com uma boa solução para cobranças, certo?

Então conheça a Vindi, um ecossistema completo de pagamentos digitais e presenciais. Converse com um dos nossos especialistas!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies