As mensagens de erro em transações via cartão são mais comuns do que imaginamos. Você já deve ter se deparado com várias ao cobrar seus clientes e cada adquirente possui códigos de transação específicos.

Fizemos um levantamento com os principais de cada adquirente e você confere agora.

Cielo

Em 1995, o Banco do Brasil, Bradesco e o Branco Real (que mais tarde foi incorporado pelo Santander) juntaram-se com a Visa Internacional e criaram a VisaNet. O objetivo era estar mais próximo dos estabelecimentos que utilizavam a bandeira Visa e permitir que cada banco emitisse seus cartões com a bandeira.

Em 2009, a empresa passou a se chamar Cielo, virou multibandeira, ou seja, a exclusividade dos cartões Visa deixou de existir. E tornou-se uma adquirente, responsável por toda liquidação financeira das transações via cartão.

Códigos de transação e mensagens de erro

Separamos os principais códigos de transação e mensagens de erro da adquirente Cielo. Dividimos entre banco, usuário e loja.

Códigos de erro e retorno Cielo

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 1 – Transação referida pelo emissor.
  • 91 – Banco indisponível.
  • GA – Transação referida pela Cielo.

Usuário

  • 4, 7, 41, 62, 63 – Cartão com restrição.
  • 78 – Cartão não foi desbloqueado pelo portador.
  • 51 – Saldo insuficiente.

Loja

  • 6, 76, 96, AA – Tente novamente.
  • AC – Cartão de débito tentando utilizar produto crédito.
  • 13 – Valor inválido.

Outros códigos você encontra aqui.

Stone

A Stone é uma fintech brasileira, também multibandeira que começou suas operações em 2014. Em 2016, comprou a Elavon do Brasil, considerada a 4ª maior adquirente e, em 2018, realizou seu IPO na Nasdaq.

Ao contrário das outras adquirentes, a Stone não possui nenhum banco por trás de suas operações.

Códigos e mensagens de erro StoneOs erros mais comuns são:

Banco

  • 1003 – Rejeitado emissor (Entre em contato com o banco emissor do cartão).
  • 9108 – Erro no processamento.
  • 9112 – Emissor indisponível.

Usuário

2006 – Tentativas de senha excedida.

2004 – Cartão com restrição.

1045 – Código de segurança inválido.

Loja

  • 1014 – Tipo de conta inválida.
  • 9111 – Time-out na transação.
  • 1010 – Valor inválido.

Global Payments

A Global é uma das maiores adquirentes do mundo, está presente em mais de 30 países e iniciou suas operações no Brasil em 2013.

É uma das adquirentes mais utilizadas na América Latina e possui mais de 2,5 milhões de clientes no mundo.

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 9007 – Erro ao desmontar xml de entrada.
  • 9008 – Erro falta DS_Merchant_Merchantcode.
  • 9038 – Erro interno java.

Usuário

  • 9042 – A assinatura enviada não está correta.
  • 9046 – O bin do cartão não está ativo.
  • 9063 – Número do cartão não está disponível.

Loja

  • 9078 – Método de pagamento não disponível.
  • 9252 – A loja não permite o envio do cartão.
  • 9420 – A loja não possui formas de pagamento habilitadas para este tipo de operação.

Getnet

É a solução de pagamentos do Banco Santander desde 2011.

A adquirente oferece serviços de máquina de cartão, crédito parcelado emissor, crédito recorrente e solução e-commerce.

Getnet

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 1, 2 – Transação referida.
  • 19 – Emissor temporariamente fora de operação.
  • 27 – Ligue Getnet.

Usuário

  • 4, 5, 10, 33, 36, 43, 51– Transação não autorizada/aprovada.
  • 41 – Cartão extraviado.
  • 54 – Cartão vencido.

Loja

  • 30 – Erro de formato.
  • 31 – Instituição não pertence à Getnet.
  • 15 – Cartão não pertence à rede Getnet.

A Vindi possui um gateway independente que conecta com todas as adquirentes. consultor vindi