As mensagens de erro em transações via cartão são mais comuns do que imaginamos. Você já deve ter se deparado com várias ao cobrar seus clientes e cada adquirente possui códigos de transação específicos.
Fizemos um levantamento com os principais de cada adquirente e você confere agora.
Cielo
Em 1995, o Banco do Brasil, Bradesco e o Branco Real (que mais tarde foi incorporado pelo Santander) juntaram-se com a Visa Internacional e criaram a VisaNet. O objetivo era estar mais próximo dos estabelecimentos que utilizavam a bandeira Visa e permitir que cada banco emitisse seus cartões com a bandeira.
Em 2009, a empresa passou a se chamar Cielo, virou multibandeira, ou seja, a exclusividade dos cartões Visa deixou de existir. E tornou-se uma adquirente, responsável por toda liquidação financeira das transações via cartão.
Códigos de transação e mensagens de erro
Separamos os principais códigos de transação e mensagens de erro da adquirente Cielo. Dividimos entre banco, usuário e loja.
Os erros mais comuns são:
Banco
- 1 – Transação referida pelo emissor.
- 91 – Banco indisponível.
- GA – Transação referida pela Cielo.
Usuário
- 4, 7, 41, 62, 63 – Cartão com restrição.
- 78 – Cartão não foi desbloqueado pelo portador.
- 51 – Saldo insuficiente.
Loja
- 6, 76, 96, AA – Tente novamente.
- AC – Cartão de débito tentando utilizar produto crédito.
- 13 – Valor inválido.
Outros códigos você encontra aqui.
Stone
A Stone é uma fintech brasileira, também multibandeira que começou suas operações em 2014. Em 2016, comprou a Elavon do Brasil, considerada a 4ª maior adquirente e, em 2018, realizou seu IPO na Nasdaq.
Ao contrário das outras adquirentes, a Stone não possui nenhum banco por trás de suas operações.
Os erros mais comuns são:
Banco
- 1003 – Rejeitado emissor (Entre em contato com o banco emissor do cartão).
- 9108 – Erro no processamento.
- 9112 – Emissor indisponível.
Usuário
2006 – Tentativas de senha excedida.
2004 – Cartão com restrição.
1045 – Código de segurança inválido.
Loja
- 1014 – Tipo de conta inválida.
- 9111 – Time-out na transação.
- 1010 – Valor inválido.
Global Payments
A Global é uma das maiores adquirentes do mundo, está presente em mais de 30 países e iniciou suas operações no Brasil em 2013.
É uma das adquirentes mais utilizadas na América Latina e possui mais de 2,5 milhões de clientes no mundo.
Os erros mais comuns são:
Banco
- 9007 – Erro ao desmontar xml de entrada.
- 9008 – Erro falta DS_Merchant_Merchantcode.
- 9038 – Erro interno java.
Usuário
- 9042 – A assinatura enviada não está correta.
- 9046 – O bin do cartão não está ativo.
- 9063 – Número do cartão não está disponível.
Loja
- 9078 – Método de pagamento não disponível.
- 9252 – A loja não permite o envio do cartão.
- 9420 – A loja não possui formas de pagamento habilitadas para este tipo de operação.
Getnet
É a solução de pagamentos do Banco Santander desde 2011.
A adquirente oferece serviços de máquina de cartão, crédito parcelado emissor, crédito recorrente e solução e-commerce.
Os erros mais comuns são:
Banco
- 1, 2 – Transação referida.
- 19 – Emissor temporariamente fora de operação.
- 27 – Ligue Getnet.
Usuário
- 4, 5, 10, 33, 36, 43, 51– Transação não autorizada/aprovada.
- 41 – Cartão extraviado.
- 54 – Cartão vencido.
Loja
- 30 – Erro de formato.
- 31 – Instituição não pertence à Getnet.
- 15 – Cartão não pertence à rede Getnet.
A Vindi possui um gateway independente que conecta com todas as adquirentes.