As mensagens de erro em transações via cartão são mais comuns do que imaginamos. Você já deve ter se deparado com várias ao cobrar seus clientes e cada adquirente possui códigos de transação específicos.

Fizemos um levantamento com os principais de cada adquirente e você confere agora.

Cielo

Em 1995, o Banco do Brasil, Bradesco e o Branco Real (que mais tarde foi incorporado pelo Santander) juntaram-se com a Visa Internacional e criaram a VisaNet. O objetivo era estar mais próximo dos estabelecimentos que utilizavam a bandeira Visa e permitir que cada banco emitisse seus cartões com a bandeira.

Em 2009, a empresa passou a se chamar Cielo, virou multibandeira, ou seja, a exclusividade dos cartões Visa deixou de existir. E tornou-se uma adquirente, responsável por toda liquidação financeira das transações via cartão.

Códigos de transação e mensagens de erro

Separamos os principais códigos de transação e mensagens de erro da adquirente Cielo. Dividimos entre banco, usuário e loja.

Códigos de erro e retorno Cielo

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 1 – Transação referida pelo emissor.
  • 91 – Banco indisponível.
  • GA – Transação referida pela Cielo.

Usuário

  • 4, 7, 41, 62, 63 – Cartão com restrição.
  • 78 – Cartão não foi desbloqueado pelo portador.
  • 51 – Saldo insuficiente.

Loja

  • 6, 76, 96, AA – Tente novamente.
  • AC – Cartão de débito tentando utilizar produto crédito.
  • 13 – Valor inválido.

Outros códigos você encontra aqui.

Stone

A Stone é uma fintech brasileira, também multibandeira que começou suas operações em 2014. Em 2016, comprou a Elavon do Brasil, considerada a 4ª maior adquirente e, em 2018, realizou seu IPO na Nasdaq.

Ao contrário das outras adquirentes, a Stone não possui nenhum banco por trás de suas operações.

Códigos e mensagens de erro StoneOs erros mais comuns são:

Banco

  • 1003 – Rejeitado emissor (Entre em contato com o banco emissor do cartão).
  • 9108 – Erro no processamento.
  • 9112 – Emissor indisponível.

Usuário

2006 – Tentativas de senha excedida.

2004 – Cartão com restrição.

1045 – Código de segurança inválido.

Loja

  • 1014 – Tipo de conta inválida.
  • 9111 – Time-out na transação.
  • 1010 – Valor inválido.

Global Payments

A Global é uma das maiores adquirentes do mundo, está presente em mais de 30 países e iniciou suas operações no Brasil em 2013.

É uma das adquirentes mais utilizadas na América Latina e possui mais de 2,5 milhões de clientes no mundo.

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 9007 – Erro ao desmontar xml de entrada.
  • 9008 – Erro falta DS_Merchant_Merchantcode.
  • 9038 – Erro interno java.

Usuário

  • 9042 – A assinatura enviada não está correta.
  • 9046 – O bin do cartão não está ativo.
  • 9063 – Número do cartão não está disponível.

Loja

  • 9078 – Método de pagamento não disponível.
  • 9252 – A loja não permite o envio do cartão.
  • 9420 – A loja não possui formas de pagamento habilitadas para este tipo de operação.

Getnet

É a solução de pagamentos do Banco Santander desde 2011.

A adquirente oferece serviços de máquina de cartão, crédito parcelado emissor, crédito recorrente e solução e-commerce.

Getnet

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 1, 2 – Transação referida.
  • 19 – Emissor temporariamente fora de operação.
  • 27 – Ligue Getnet.

Usuário

  • 4, 5, 10, 33, 36, 43, 51– Transação não autorizada/aprovada.
  • 41 – Cartão extraviado.
  • 54 – Cartão vencido.

Loja

  • 30 – Erro de formato.
  • 31 – Instituição não pertence à Getnet.
  • 15 – Cartão não pertence à rede Getnet.

A Vindi possui um gateway independente que conecta com todas as adquirentes. consultor vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00