Abrir uma empresa implica em uma série de cuidados minuciosos, do quais dependem o enquadramento, o pagamento de encargos, cumprimento da obrigações fiscais e etc. 

Dentre os cuidados estão: CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e o Código de Serviços. Apesar de distintos, muitas pessoas têm dificuldade de entender o que é cada um e quais as diferenças entre eles.

Neste artigo sobre CNAE, nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre classificação da atividade econômica, caso queira saber mais. Mas, antes de explicar a diferença, você precisa entender o que é Código de Serviço. 

Código de Serviço: o que é? 

O Código de Serviços, diferentemente da CNAE, tem relação direta com a emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas. Esse número serve para que a empresa identifique o tipo de serviço prestado e especifique na nota, tanto para cobrança dos encargos como para discriminação dos serviços.

A lei complementar 116/2003 define os serviços, porém, são as prefeituras que definem, individualmente, o código de serviço.

Exemplo:

LEI COMPLEMENTAR 116/2003 7 – Serviços relativos à engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construção civil, manutenção, limpeza, meio ambiente, saneamento e congêneres.

7.01 – Engenharia, agronomia, agrimensura, arquitetura, geologia, urbanismo, paisagismo e congêneres.

Esta lei define o serviço, mas a prefeitura de São Paulo, por exemplo, utiliza esse item (7.01) para definir o código de serviço (01210)                                   

Código de ServiçoItem da Lei 13.701/03D E S C R I Ç Ã ONaturezaAlíquotaBase de CálculoPeríodo de ApuraçãoData de VencimentoDocumentos Fiscais

(NOTA 1)

 

012107.01Paisagismo.PJ5%Preço do ServiçoMensalDia 10 do mês seguinte ao de IncidênciaNFS-e

Para que serve Código de Serviço

O porque de utilizar o código de serviço é simples. A tabela acima expressa, além da atividade prestada, a alíquota que será paga sobre esse tipo de serviço. No caso acima:

  • Tipo de serviço prestado: paisagismo
  • Alíquota: 5%

Com o código de serviço, cada prefeitura define o percentual de imposto que irá incidir sobre o serviço prestado, além de definir a base de cálculo e o período de apuração da incidência da alíquota.

Sendo assim, qual é a diferença entre Código de Serviço e CNAE

Para compreender: o código CNAE é responsável por classificar o ramo de atividade e enquadramento de uma empresa – o que vai implicar no modelo dela e até definir se ela pode ser optante pelo Simples Nacional.

Para compreender: o código CNAE é responsável por classificar o ramo de atividade e enquadramento de uma empresa – o que vai implicar no modelo dela e até definir se ela pode ser optante pelo Simples Nacional. De modo geral, ao abrir uma empresa, é necessário realizar uma consulta de CNAE para identificar qual será a sua atividade econômica principal e também quais serão as atividades econômicas secundárias.  

Já o Código de Serviço define o tipo de serviço prestado por uma empresa e alíquota de imposto que servirá de base de cálculo para o recolhimento do imposto municipal.

Como dá para notar, o Código de Serviço é totalmente diferente do CNAE. Agora é importante que você, prestador de serviço, fique atento aos códigos inseridos na emissão da nota fiscal para não errar na base de cálculo e pagar impostos a mais ou a menos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies