O Pix por aproximação é a nova função desse meio de pagamento que deve ser lançada em fevereiro de 2025.

Com a novidade, será possível pagar com Pix aproximando o celular da maquininha em lojas físicas. 

Além disso, não será mais necessário copiar e colar o código Pix nas lojas virtuais.

Quer saber como vai funcionar o Pix por aproximação e quando ele chega ao mercado? 

Continue a leitura e saiba tudo sobre essa inovação.

O Pix por aproximação, previsto para fevereiro de 2025, permitirá pagamentos rápidos ao aproximar o celular de maquininhas em lojas físicas.

O que é Pix por aproximação?

Pix por aproximação é uma nova função do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Com ela, será possível pagar por aproximação com o Pix por meio de carteiras digitais.

Dessa maneira, os consumidores poderão utilizar a tecnologia NFC (Near Field Communication), a mesma aplicada em cartões, para agilizar seus pagamentos com Pix.

A novidade faz parte de uma nova fase de inovação do Banco Central, chamada de “jornada sem redirecionamento” (JSR). 

A ideia é que os consumidores brasileiros paguem sem precisar passar por um redirecionamento para outros ambientes e sistemas eletrônicos.

Com isso, as transações com Pix ficarão ainda mais rápidas e convenientes

As novas regras para uso do pagamento por aproximação com Pix foram detalhadas na Resolução nº 406, em agosto de 2024.

Como funciona o Pix por aproximação?

O Pix por aproximação funciona da mesma forma que outras transações do tipo contactless, feitas com cartões e celulares. 

Em uma loja física, o consumidor só terá que iniciar o aplicativo da carteira digital e aproximar o celular da maquininha de cartão para fazer seu pagamento com Pix.

Alguns exemplos de carteiras digitais muito comuns no mercado são Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, Mercado Pago e PicPay. 

Lembrando que o Brasil é o quarto país que mais utiliza esses aplicativos no mundo, ficando atrás apenas da China, Índia e Alemanha, segundo um estudo da Morning Consult.

Já no e-commerce, o cliente poderá vincular sua conta bancária ao site para pagar com Pix rapidamente, no mesmo ambiente e sem precisar ser redirecionado. 

Hoje, os pagamentos instantâneos precisam ser feitos por meio do Pix Copia e Cola, um código que é copiado e colado no app bancário.

Assim, o Pix por aproximação vai facilitar as compras em lojas físicas, enquanto a vinculação de conta vai agilizar os pagamentos no e-commerce. 

Ambas as funções fazem parte da nova esteira de inovação do meio de pagamento.

Um detalhe importante é que, para utilizar o Pix por aproximação, o consumidor deverá ter compartilhamentos ativos no open finance

Esse sistema permite que os usuários compartilhem informações entre instituições financeiras para obter vantagens e personalizar sua experiência.

Qual a relação entre o Pix por aproximação e outros métodos de pagamento sem contato?

O Pix por aproximação terá o mesmo funcionamento de cartões de débito e crédito, utilizando a tecnologia NFC para realizar o pagamento na maquininha. 

Hoje, a maioria dos smartphones modernos já vêm com o NFC disponível.

Assim, basta aproximar o celular de um leitor, como uma maquininha, para fazer o pagamento sem contato. 

O mesmo pode ser feito com dispositivos vestíveis, como smartwatches e smartbands.

Quando o Pix por aproximação será implementado?

Conforme o calendário divulgado pelo Banco Central, o Pix por aproximação estará disponível para os consumidores a partir de 28 de fevereiro de 2025

Os testes do novo recurso começam em novembro de 2024.

A regulamentação recentemente publicada prevê que 99% das instituições do open finance terão que participar dessa etapa. 

Como ativar e usar o Pix por aproximação?

O Pix por aproximação estará disponível automaticamente para todos os consumidores que têm uma conta bancária em uma instituição participante do open finance — ou seja, todos os bancos e fintechs regulamentados pelo BC.

Ainda não há detalhes específicos sobre a ativação do serviço no aplicativo bancário ou sobre a vinculação da conta no e-commerce. 

No entanto, é provável que funcione da mesma maneira que os cartões de débito e crédito atuais, que podem ser cadastrados nas carteiras digitais e utilizados para pagamentos sem contato após a autorização do usuário.

Também é esperada a criação de um “Pix biometria”, que permitirá a autorização de pagamentos com a leitura digital do rosto, como já acontece com os cartões em carteiras digitais.

Como saber se o seu celular pode pagar por aproximação?

Uma forma rápida de saber se o seu celular pode pagar por aproximação é buscar pela opção “Conexões” dentro de “Configurações”. 

Então, basta buscar uma opção de NFC no sistema.

Se houver a opção de ativação do NFC, você já sabe que pode fazer pagamentos por aproximação. 

Outra forma de verificar essa informação é consultando o manual do aparelho, que traz todas as especificações técnicas.

Quais os benefícios do Pix por aproximação?

A principal vantagem do Pix por aproximação é a agilidade nos pagamentos, que tornará a experiência com esse meio ainda mais rápida e conveniente. 

O objetivo da novidade é eliminar redirecionamentos da jornada do usuário, evitando que a pessoa tenha que acessar outro sistema ou janela para concluir a transação.

Assim, não haverá qualquer fricção ou obstáculo nos pagamentos via Pix. 

Além disso, a ideia é aumentar a segurança do consumidor por meio de limites de valores, transações e períodos que poderão ser personalizados.

Como o Pix por aproximação impacta os pagamentos digitais no Brasil?

O Pix por aproximação pode trazer grandes inovações para os pagamentos digitais do Brasil. 

Com essa tecnologia, será possível agilizar pagamentos em lojas presenciais e também permitir que duas pessoas físicas façam uma transação apenas aproximando seus celulares.

Para o mercado, as possibilidades são infinitas

Seria possível, por exemplo, pagar um transporte público com aproximação via Pix, ou mesmo pagar um ingresso de cinema, ou show com a modalidade.

Além disso, a vinculação de conta pode facilitar compras em diversos aplicativos, permitindo um Pix rápido e eficiente para pagar por um pedido no iFood ou uma corrida na Uber, por exemplo.

Para o e-commerce, a vinculação de conta para pagamento com Pix pode acelerar ainda mais o checkout e aumentar as vendas

Afinal, os clientes não terão mais que copiar e colar um código no app bancário para finalizar a compra online com Pix.

Vantagens de receber pelo Pix Vindi

O Pix Vindi é a forma mais eficiente de receber pagamentos com agilidade na conta da sua empresa. 

São três soluções para facilitar sua vida:

  • Pix Recorrente: permite a configuração de cobranças automáticas para pagamentos recorrentes como assinaturas e mensalidades
  • Pix QR Code: possibilita a emissão do QR Code para receber rapidamente sem precisar compartilhar informações sensíveis
  • BolePix: combina a acessibilidade do boleto com a agilidade do Pix, disponibilizando o QR Code ou o código Pix para pagamento do título.

Entendeu o que é o Pix por aproximação e quando ele será lançado? 

Aproveite e comece a receber com o Pix Vindi para aproveitar todas as vantagens desse meio de pagamento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies