Cada modelo de negócio tem suas próprias necessidades quando o assunto são as formas de pagamentos.

Para alguns, aceitar cartão de crédito e fazer parcelamentos é essencial para manter seu faturamento. Já para outros, os desafios de cobrar o mesmo cliente todo mês demanda muito tempo de sua equipe financeira. 

Por isso, é importante entender como funciona seu segmento, quais são as principais formas de pagamento utilizadas pelos seus clientes e procurar a melhor tecnologia para ajudar no processo de cobrança.

Nesse texto, vamos falar sobre as características de segmentos como: e-commerce, marketplace, SaaS e clubes de assinatura. 

O papel do consumidor

Antes de continuarmos, é importante lembrar que as necessidades do seu consumidor devem estar sempre no centro de seus esforços. Isso quer dizer que é preciso pensar em soluções, criar produtos e desenvolver ferramentas que vão ajudá-lo a solucionar seus principais problemas e atingir em seu objetivo. 

Investir em uma boa experiência do usuário é importante para facilitar a vida do seu cliente e garantir mais conversões. E quando falamos em formas de pagamento, é relevante conhecer as favoritas dos consumidores, mesmo que elas possam variar de acordo com seu segmento.

A pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro” divulgada pelo Banco Central em 2018 mostrou que na hora de fazer compras ou realizar pagamentos, um dos meios preferidos pelas pessoas é o cartão de débito e crédito

Com uma diferença relativamente baixa entre eles, o primeiro obteve 52% enquanto o segundo 46%. Já o débito automático apareceu em quarto lugar, com 23% e a transferência eletrônica com 16%.

Além disso, a pesquisa descobriu que essa preferência costuma variar de acordo com o valor da compra. Sendo que para quantias entre R$ 20 e R$ 100, o cartão de débito é um dos prediletos, já para compras superiores a R$ 100 o cartão de crédito é o mais utilizado. 

Embora o boleto bancário não tenha feito parte da pesquisa, nós sabemos que ele ainda é um dos meios de pagamento preferidos pelos clientes, principalmente para pagamento de compras online ou contas recorrentes.

Formas de pagamento por segmento

Agora que já discutimos as preferências dos consumidores, vamos olhar os principais segmentos do mercado e suas peculiaridades.

E-commerce

As lojas virtuais permitiram às pessoas acesso a um número muito maior de produtos, opções de entrega em casa e até a compra de itens de outros países. Chega a ser difícil imaginar como era a vida antes dos e-commerces.

Diferente das lojas físicas, a compra por meio da internet não exige o uso da senha pessoal. Por isso, um dos pontos mais importantes para os e-commerces é o investimento em segurança. Assim, é possível diminuir as chances de fraudes e chargebacks

Por isso, a escolha de um parceiro de pagamentos precisa ser feita com cuidado. Além do mais, o segmento de e-commerce precisa oferecer diferentes formas de pagamento aos seus clientes e aceitar as mais diversas bandeiras do mercado. Isso vai garantir um número maior de conversões e, consequentemente, faturamento.

Como há um fluxo alto de transações, também é essencial para o e-commerce ficar de olho nas taxas que ele precisa pagar por transação. Pois isso pode diminuir significamente o lucro da loja virtual.

Trabalhar com a multi adquirência é uma boa saída para quem atua nesse mercado, essa flexibilidade ajuda a realizar vendas mais lucrativas.

Marketplaces 

No marketplace, existem três importantes personagens no fluxo de pagamento: o consumidor, a plataforma de marketplace e os vendedores. 

Com isso, é preciso oferecer diversos meios de pagamento, como: cartão de crédito, transferência bancária e boleto para garantir mais vendas. Mas, também é necessário ter um sistema capaz de pagar o comissionamento aos vendedores que utilizam a plataforma.

Sendo que esse processo não deve ser percebido pelo cliente e nem interferir na experiência do usuário. Por isso, o melhor é optar por um checkout transparente. Ou seja, sem conduzir o consumidor para uma página fora do ambiente da sua loja.

Para quem atua nesse segmento, na hora de contratar uma solução de pagamentos, é importante se certificar que ela está preparada para lidar com essas peculiaridades.

SaaS

Uma das principais revoluções foi o surgimento do modelo SaaS (ou Software as a Service). Mesmo empresas tradicionais migraram seu negócio para essa estrutura. Sem contar o surgimento das companhias “on-demand”, como: Netflix, Spotify, Uber e outras.

Para esse segmento a palavra de ordem é comodidade e facilidade. Isso significa que o processo de cobrança precisa ser simples e eficaz. Assim, logo após contratar, o cliente já pode começar a usufruir dos serviços.

Muitos dos serviços SaaS são oferecidos em planos ou assinaturas, sendo que o cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento do segmento.

Por isso, é importante trabalhar com soluções que aceitam diferentes bandeiras de cartão. Outro meio que também pode ser utilizado no Brasil, é o boleto online.

Além disso, esse mercado precisa lidar com o desafio de cobrar o mesmo cliente por diversos meses, a chamada cobrança recorrente. Para facilitar o dia a dia da equipe financeira, o melhor é automatizar o processo por meio de uma plataforma de pagamento. 

Clubes de assinatura 

Os clubes de assinatura, assim como o segmento SaaS, também costumam trabalhar com a recorrência e oferecer planos trimestrais ou anuais.

Sendo que a forma mais utilizada e mais eficaz para cobrar os clientes nesse mercado é o pagamento recorrente pelo cartão de crédito.

Um dos grandes desafios dos clubes de assinatura é conseguir que seus clientes renovem a assinatura e não optem pelo churn. Além de ter um controle sobre o número de inadimplentes. 

Para isso, o melhor é otimizar a gestão financeira optando pela automatização por meio de uma plataforma de pagamento especializada no segmento.

Algumas dessas soluções, como a Vindi, possuem a ferramenta de “retentativa”, assim as renovações não são perdidas caso o cliente tenha trocado seu cartão de crédito.

Nesse texto, exploramos um pouco as peculiaridades de cada segmento sobre formas de pagamento. Se você quer ler mais sobre esses mercados, temos diversos textos aqui no blog da Vindi, não deixe de ler e boas vendas!

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