Os códigos de transação e mensagens de erro aparecem quando um pagamento com cartão é rejeitado no momento da cobrança.

Para cada adquirente, os dados são diferentes.

Por isso, você precisa conhecer os principais códigos e mensagens do mercado para saber como agir em cada situação.

Veja a seguir os principais erros de adquirentes como Cielo, Rede e GetNet e saiba o que fazer para concluir seus pagamentos.

Códigos de transação são sequências alfanuméricas que identificam diferentes status em pagamentos realizados com cartões de crédito e débito.

O que são códigos de transação e mensagens de erro?

Códigos de transação são sequências alfanuméricas que identificam diferentes status em pagamentos realizados com cartões de crédito e débito.

Esses códigos são acompanhados de mensagens de erro que informam qual foi o problema que impediu a conclusão da transação.

Por exemplo, um pagamento com cartão de crédito rejeitado pode retornar um código numérico acompanhado da mensagem “cartão vencido”, caso a data de validade tenha expirado.

Dessa forma, o recebedor do pagamento pode identificar o motivo da rejeição e buscar uma solução para concluir a operação.

Cada adquirente (empresa responsável por processar e liquidar pagamentos) tem seus próprios códigos de transação e mensagens de erro.

Por isso, quem recebe pagamentos com cartões precisa entender esses dados para agir contra a inadimplência e buscar maneiras de otimizar a cobrança – especialmente a cobrança recorrente

Códigos de transação e mensagens de erro das principais adquirentes

Para solucionar a rejeição de pagamentos, você precisa conhecer os códigos de transação e as mensagens de erro das principais adquirentes: Cielo, Stone, Rede, GetNet e Global Payments.

Confira a seguir e saiba como agir em cada status de pagamento.

Cielo

Em 1995, Banco do Brasil, Bradesco e Banco Real (que mais tarde foi incorporado pelo Santander) juntaram-se com a Visa Internacional e criaram a VisaNet.

O objetivo era estar mais próximo dos estabelecimentos que utilizavam a bandeira Visa e permitir que cada banco emitisse seus cartões com a bandeira.

Em 2009, a empresa passou a se chamar Cielo e virou multibandeira, ou seja, a exclusividade dos cartões Visa deixou de existir.

Então, tornou-se uma adquirente responsável por toda liquidação financeira das transações via cartão.

Separamos os principais códigos de transação e mensagens de erro da adquirente Cielo, divididas entre banco, usuário e loja.

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 1 – Transação referida pelo emissor
  • 91 – Banco indisponível
  • GA – Transação referida pela Cielo.

Usuário

  • 4, 7, 41, 62, 63 – Cartão com restrição
  • 78 – Cartão não foi desbloqueado pelo portador
  • 51 – Saldo insuficiente.

Loja

  • 6, 76, 96, AA – Tente novamente
  • AC – Cartão de débito tentando utilizar produto crédito
  • 13 – Valor inválido.

Você pode ver mais no nosso artigo sobre os códigos da Cielo.

Stone

A Stone é uma fintech brasileira, também multibandeira, que começou suas operações em 2014.

Em 2016, comprou a Elavon do Brasil, considerada a quarta maior adquirente e, em 2018, realizou seu IPO na Nasdaq.

Ao contrário das outras adquirentes, a Stone não possui nenhum banco por trás de suas operações.

Veja os códigos e erros mais comuns a seguir.

Banco

  • 1003 – Rejeitado emissor (Entre em contato com o banco emissor do cartão)
  • 9108 – Erro no processamento
  • 9112 – Emissor indisponível.

Usuário

  • 2006 – Tentativas de senha excedidas
  • 2004 – Cartão com restrição
  • 1045 – Código de segurança inválido.

Loja

  • 1014 – Tipo de conta inválida
  • 9111 – Time-out na transação
  • 1010 – Valor inválido.

Rede

A Redecard foi fundada em 1970 e adotou seu novo nome, Rede, em 2013, quando passou a integrar o grupo do Itaú.

Com isso, a marca ganhou ainda mais força e é uma das principais concorrentes de adquirentes como Cielo, GetNet, Global Payments, entre outras.

Atualmente, a Rede é a segunda maior adquirente do país.

Em seu portfólio, oferece produtos como máquina de cartão de crédito e débito, carteira digital e serviços para estabelecimentos comerciais credenciados.

Confira os principais códigos e mensagens de erro.

Banco

  • 2 – Transação negada: a transação de confirmação foi negada pelo autorizador
  • 3 – Transação desfeita: a transação foi desfeita, pois o tempo disponível de dois minutos para confirmação foi ultrapassado
  • 4 – Transação estornada: a transação foi estornada anteriormente.

Usuário

  • 58, 63, 65, 69, 72, 77, 96 – Problemas com o cartão
  • 51, 92, 98 – Estabelecimento inválido
  • 76, 86 – Refaça a transação.

Loja

  • 50, 52, 54, 55, 57, 59, 61, 62, 64 – Transação não autorizada
  • 74 – Instituição sem comunicação
  • 88 – Dados ausentes, transação não pode ser concluída.

Você pode ver mais no nosso artigo sobre os códigos da Rede.

Cada adquirente possui códigos de transação e mensagens de erro próprias.

Global Payments

A Global é uma das maiores adquirentes do mundo, está presente em mais de 30 países e iniciou suas operações no Brasil em 2013.

É uma das adquirentes mais utilizadas na América Latina e possui mais de 2,5 milhões de clientes ao redor do globo.

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 9007 – Erro ao desmontar xml de entrada
  • 9008 – Erro falta DS_Merchant_Merchantcode
  • 9038 – Erro interno java.

Usuário

  • 9042 – A assinatura enviada não está correta
  • 9046 – O bin do cartão não está ativo
  • 9063 – Número do cartão não está disponível.

Loja

  • 9078 – Método de pagamento não disponível
  • 9252 – A loja não permite o envio do cartão
  • 9420 – A loja não possui formas de pagamento habilitadas para este tipo de operação.

Getnet

A GetNet é a solução de pagamentos do Banco Santander desde 2011.

É um adquirente que oferece serviços de máquina de cartão, crédito parcelado emissor, crédito recorrente e solução e-commerce.

Os erros mais comuns são:

Banco

  • 1, 2 – Transação referida
  • 19 – Emissor temporariamente fora de operação
  • 27 – Ligue Getnet.

Usuário

  • 4, 5, 10, 33, 36, 43, 51 – Transação não autorizada/aprovada
  • 41 – Cartão extraviado
  • 54 – Cartão vencido.

Loja

  • 30 – Erro de formato
  • 31 – A instituição não pertence à Getnet
  • 15 – Cartão não pertence à rede Getnet.

O que fazer em caso de mensagens de erro?

Cada mensagem de erro exige um procedimento diferente para solucionar o problema e efetivar o pagamento.

Por exemplo, se você é um lojista e recebe um código de senha inválida ou dados incorretos do cartão de crédito de um cliente, deve entrar em contato com o consumidor para cadastrar um novo cartão ou outra forma de pagamento.

Da mesma forma, os clientes devem ser comunicados em casos de cartões com restrição, vencidos, ainda não desbloqueados ou sem limite de crédito disponível.

No caso de erros relacionados à instituição financeira responsável, o empresário deve contatar diretamente o banco e entender como a situação pode ser solucionada.

Para reduzir as rejeições de pagamento, existem soluções digitais como o gateway de pagamento da Vindi, que conecta sua empresa às principais adquirentes do mercado.

Oferecemos ainda as retentativas de pagamento automáticas, que podem ser do tipo simples, inteligente ou com troca de adquirente.

Com esse recurso, você consegue aumentar a taxa de aprovação com a repetição do pagamento em circunstâncias mais favoráveis.

Ficou claro como agir em relação aos códigos de transação e mensagens de erro?

Então, conheça as soluções da Vindi para reduzir os erros de pagamento e automatizar sua cobrança!

Script de Cobrança

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies