O Vindi Insights, a análise de mercado da Vindi que você já conhece, agora é mensal. No post de hoje, você confere nossos insights referentes ao mês de agosto.
Iniciando pelo cenário macroeconômico brasileiro, houve queda no trimestre em diversos indicadores econômicos, como PIB, Selic e Formação Bruta de Capital Fixo. Já o IPCA teve recuperação, e a confiança do consumidor ficou em alta, junto com o avanço no consumo de serviços. Confira esses índices na relação¹ abaixo:
Ainda sobre o cenário macroeconômico:
- O PIB do Brasil teve queda recorde de 9,7% no 2º trimestre de 2020, com relação ao 1º trimestre;
- O número de investidores da B3 (Bolsa de Valores) dobrou em 2020: foram 900k novos investidores de março a junho. Esse aumento representa uma forte oportunidade para serviços financeiros focados em Pessoa Física, como Casas de Research e serviços de Educação Financeira;
- Com um cenário de consumo em recuperação, consideramos que nossos clientes com modelos de negócios alinhados ao “novo normal” puxaram a alta de TPV da Vindi:
- Educação à distância;
- E-commerce;
- Delivery de produtos;
- Entretenimento online;
- Oferta online de capacitação e assessoria profissional.
Nesse sentido, o modelo da Economia da Recorrência também tem se mostrado uma forte aposta de resiliência em meio à crise. Prova disso são os recentes lançamentos de novos modelos de assinaturas em grandes players do mercado, como Uber e Porsche: o Uber Pass e a Porsche Drive – Single Vehicle Subscription, respectivamente.
Vindi Insights: números da Vindi
Mesmo com a pandemia, crescemos 33% o TPV (Volume Total Processado) acumulado de janeiro a agosto de 2020, com relação ao mesmo período de 2019.
Enquanto o PIB no país teve queda recorde, no mesmo período o TPV da Vindi atingiu performance melhor que a média do país, caindo apenas 1,6%.
Agora, confira abaixo como os principais segmentos no TPV da Vindi se comportaram desde o começo de 2020 (janeiro) até agosto:
O que é TPV?
Se você está em dúvida do que é TPV, temos um post completo explicando o assunto:
> TPV: o que é, para que serve e como usar o Total Payment Volume?
Resumidamente, TPV é um índice usado globalmente para medir o volume de dinheiro transacionado através dos meios de pagamento (adquirentes, gateways, facilitadores, cartões, fintechs e etc).
Aqui no Vindi Insights, consideramos o TPV dos segmentos que transacionam pagamentos pela plataforma da Vindi. Já as transações realizadas por meios de cobrança externos à Vindi não são computados neste relatório.
Mudança de MIX
Ao longo da pandemia, a composição do TPV Vindi sofreu alterações. Segmentos antes muito representativos, como Fitness, agora têm metade da relevância no TPV. Enquanto isso, Educação, Clubes de Assinaturas, SaaS e até Estética aumentaram seu share no TPV Vindi.
Vindi Insights: performance dos principais segmentos
A seguir, você confere um comparativo de performance dos principais segmentos que movimentam o TPV da Vindi, levando em consideração as métricas do mês de agosto em relação a julho.
No geral, houve um crescimento de 3,1% do TPV de agosto em relação a julho. A variação de cada um dos 11 principais segmentos está disponível no gráfico abaixo, com destaque para aumento nos setores Fitness e de Serviços Financeiros, e queda nos setores de Associações e doações, além de Turismo e Hotelaria:
Agora, vamos à análise de segmentos que selecionamos para destacar insights:
Fitness +17,6%
Com a reabertura gradual das academias e espaços fitness, o setor vem retomando força: apresentou recuperação de quase +18% em agosto com relação a julho. Porém, no comparativo pré-pandemia o segmento ainda acumula queda de 50% de TPV.
SaaS +9%
Durante a pandemia, o segmento SaaS se tornou mais representativo dentro do TPV da Vindi. O setor, que concentrava 6% do total de TPV em janeiro, passou a responder por +9% em Agosto:
Estética e Beleza +8,8%
Estética e Beleza surpreende pela eficiência com que reinventou seu modelo de negócios durante a pandemia. O segmento quase dobrou de TPV em agosto com relação a janeiro. Já na comparação mensal, vemos um crescimento de quase 9%:
Clube de Assinaturas +2,2%
O segmento de clubes de assinatura acumula crescimento de 41% no TVP quando comparamos agosto com janeiro. No crescimento unicamente de julho a agosto, obteve aumento de participação de +2% no TPV:
Educação +1,4%
O setor de Educação se mantém como uma das estrelas durante a crise de COVID-19, pois vem se reinventando com o modelo EaD.
Apesar de +1,4% no comparativo mensal julho-agosto parecer pouco, o TPV do segmento acumula crescimento de 52% quando comparamos agosto com janeiro.
Turismo e Hotelaria -15%
Turismo e Hotelaria foi, naturalmente, o segmento com pior performance frente ao covid-19, devido às restrições de distanciamento social.
Dessa forma, o TPV do segmento vem caindo consecutivamente mês a mês e, em agosto, representa um quinto do patamar que atingiu em janeiro. A última queda mensal foi de –15%:
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1. Fontes de dados macroeconômicos:
https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/200901_cc48_pib.pdf
https://www.bcb.gov.br/content/copom/atascopom/Copom232-not20200805232.pdf