O Vindi Insights, a análise de mercado da Vindi que você já conhece, agora é mensal. No post de hoje, você confere nossos insights referentes ao mês de agosto.

Iniciando pelo cenário macroeconômico brasileiro, houve queda no trimestre em diversos indicadores econômicos, como PIB, Selic e Formação Bruta de Capital Fixo. Já o IPCA teve recuperação, e a confiança do consumidor ficou em alta, junto com o avanço no consumo de serviços. Confira esses índices na relação¹ abaixo:

Ainda sobre o cenário macroeconômico:

  • O PIB do Brasil teve queda recorde de 9,7% no 2º trimestre de 2020, com relação ao 1º trimestre;
  • O número de investidores da B3 (Bolsa de Valores) dobrou em 2020: foram 900k novos investidores de março a junho. Esse aumento representa uma forte oportunidade para serviços financeiros focados em Pessoa Física, como Casas de Research e serviços de Educação Financeira;
  • Com um cenário de consumo em recuperação, consideramos que nossos clientes com modelos de negócios alinhados ao “novo normal” puxaram a alta de TPV da Vindi: 

Nesse sentido, o modelo da Economia da Recorrência também tem se mostrado uma forte aposta de resiliência em meio à crise. Prova disso são os recentes lançamentos de novos modelos de assinaturas em grandes players do mercado, como Uber e Porsche: o Uber Pass e a Porsche Drive – Single Vehicle Subscription, respectivamente.

Vindi Insights: números da Vindi

Mesmo com a pandemia, crescemos 33% o TPV (Volume Total Processado) acumulado de janeiro a agosto de 2020, com relação ao mesmo período de 2019.

Enquanto o PIB no país teve queda recorde, no mesmo período o TPV da Vindi atingiu performance melhor que a média do país, caindo apenas 1,6%.

Agora, confira abaixo como os principais segmentos no TPV da Vindi se comportaram desde o começo de 2020 (janeiro) até agosto:

O que é TPV?

Se você está em dúvida do que é TPV, temos um post completo explicando o assunto: 

> TPV: o que é, para que serve e como usar o Total Payment Volume?

Resumidamente, TPV é um índice usado globalmente para medir o volume de dinheiro transacionado através dos meios de pagamento (adquirentes, gateways, facilitadores, cartões, fintechs e etc).

Aqui no Vindi Insights, consideramos o TPV dos segmentos que transacionam pagamentos pela plataforma da Vindi. Já as transações realizadas por meios de cobrança externos à Vindi não são computados neste relatório.

Mudança de MIX

Ao longo da pandemia, a composição do TPV Vindi sofreu alterações. Segmentos antes muito representativos, como Fitness, agora têm metade da relevância no TPV. Enquanto isso, Educação, Clubes de Assinaturas, SaaS e até Estética aumentaram seu share no TPV Vindi.

Vindi Insights: performance dos principais segmentos

A seguir, você confere um comparativo de performance dos principais segmentos que movimentam o TPV da Vindi, levando em consideração as métricas do mês de agosto em relação a julho. 

No geral, houve um crescimento de 3,1% do TPV de agosto em relação a julho. A variação de cada um dos 11 principais segmentos está disponível no gráfico abaixo, com destaque para aumento nos setores Fitness e de Serviços Financeiros, e queda nos setores de Associações e doações, além de Turismo e Hotelaria:

Variação mensal por segmento, em números arredondados.

Agora, vamos à análise de segmentos que selecionamos para destacar insights:

Fitness +17,6%

Com a reabertura gradual das academias e espaços fitness, o setor vem retomando força: apresentou recuperação de quase +18% em agosto com relação a julho. Porém, no comparativo pré-pandemia o segmento ainda acumula queda de 50% de TPV.

SaaS +9%

Durante a pandemia, o segmento SaaS se tornou mais representativo dentro do TPV da Vindi. O setor, que concentrava 6% do total de TPV em janeiro, passou a responder por +9% em Agosto:

Estética e Beleza +8,8%

Estética e Beleza surpreende pela eficiência com que reinventou seu modelo de negócios durante a pandemia. O segmento quase dobrou de TPV em agosto com relação a janeiro. Já na comparação mensal, vemos um crescimento de quase 9%:

Clube de Assinaturas +2,2%

O segmento de clubes de assinatura acumula crescimento de 41% no TVP quando comparamos agosto com janeiro. No crescimento unicamente de julho a agosto, obteve aumento de participação de +2% no TPV:

Educação +1,4%

O setor de Educação se mantém como uma das estrelas durante a crise de COVID-19, pois vem se reinventando com o modelo EaD. 

Apesar de +1,4% no comparativo mensal julho-agosto parecer pouco, o TPV do segmento acumula crescimento de 52% quando comparamos agosto com janeiro.

Turismo e Hotelaria -15%

Turismo e Hotelaria foi, naturalmente, o segmento com pior performance frente ao covid-19, devido às restrições de distanciamento social. 

Dessa forma, o TPV do segmento vem caindo consecutivamente mês a mês e, em agosto, representa um quinto do patamar que atingiu em janeiro. A última queda mensal foi de –15%

Se você gostou deste post e quer receber mais insights no seu e-mail, assine agora mesmo nossa newsletter gratuita e comece a receber conteúdos exclusivos!texto sobre o que é cloud computing


1. Fontes de dados macroeconômicos:

https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/200901_cc48_pib.pdf 

https://www.istoedinheiro.com.br/enquanto-estrangeiro-recua-bolsa-ganha-900-mil-pessoas-fisicas-na-pandemia/ 

 https://www.bcb.gov.br/content/copom/atascopom/Copom232-not20200805232.pdf 

https://www.bcb.gov.br/content/focus/focus/R20200828.pdf 

https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2020/08/indicador-ipea-de-fbcf-junho-e-segundo-trimestre-de-2020/ 

https://www.ibge.gov.br/indicadores 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies