A Sami Saúde é um caso de sucesso que exemplifica como a recorrência ajuda negócios inovadores a escalarem.
A healthtech iniciou seu projeto com a Vindi quando tinha apenas 10 vidas e, em menos de 3 anos, escalou para proteger mais de 18 mil beneficiários, alcançando uma receita recorrente de R$60 milhões.
Com inovação, foco em ajustar ineficiências e o objetivo de abraçar mais de 100 milhões de brasileiros que ainda não possuem plano de saúde, a empresa recebeu um novo aporte de R$90 milhões liderado pelos fundos Redpoint Eventures e Mundi Ventures.
O crescimento e a confiança que o mercado deposita no negócio são fruto do processo de pagamento recorrente eficiente e adaptado para as necessidades do modelo de negócio.
Saiba mais sobre o setor das healthtechs no Brasil e como a Sami Saúde conquistou o sucesso com recorrência inteligente.
Healthtechs em ascensão: o avanço das soluções digitais na área de saúde
Nos últimos anos, ter um plano de saúde se tornou uma prioridade para muitos brasileiros. Uma parcela pequena da população possui plano de saúde, cerca de 20% dos brasileiros.
Nesse cenário, o mercado se tornou ainda mais relevante e carente de soluções inovadoras. E as healthtechs despontaram como protagonistas, impulsionadas pela tecnologia e por investimentos significativos.
Um estudo da PwC Brasil revelou que o crescimento desse tipo de startup foi de 16%, movimentando quase dois bilhões de reais entre 2019 e 2022.
A Sami Saúde tem se destacado ao construir um modelo de negócio escalável e sustentável. Com foco na melhoria da tecnologia e no cuidado com as pessoas, a empresa oferece uma opção de plano de saúde acessível e de qualidade.
A empresa já nasceu com uma veia digital forte. Tanto que o atendimento digital representa 95% dos casos, com um índice de satisfação (CSAT) de 95, evidenciando a aprovação do modelo pelos beneficiários.
O crescimento da Sami Saúde é notável em todas as esferas. Financeiramente, a empresa cresceu cerca de três vezes em relação ao ano anterior, alcançando uma receita recorrente de aproximadamente R$60 milhões.
A expectativa para 2023 é dobrar este resultado e fechar o ano com faturamento de R$120 milhões. A missão de levar saúde às pessoas é contínua e a evolução da Sami até aqui é motivo de comemoração, mostrando que há muito a ser feito nesse setor em constante transformação.
Essas informações e muitas outras foram detalhadas no 71º episódio do Podcast Dentro do Ringue, que contou com a participação de Fernanda Silva, Gerente de Tesouraria na Sami Saúde, confira:
Tecnologia impulsionando a autonomia e eficiência na Sami Saúde
A tecnologia desempenha um papel fundamental na saúde, permitindo maior autonomia para os membros da Sami Saúde.
Através do aplicativo, são oferecidos recursos como auto agendamento, telemedicina, acesso ao histórico de saúde, exames e informações sobre parceiros. Essas ferramentas agilizam o atendimento.
A Sami Saúde aposta no conceito de ecossistema de saúde integrado. Partindo dessa visão, a empresa oferece aos segurados uma equipe multidisciplinar de profissionais que conhece os membros, seus hábitos e histórico de saúde, proporcionando personalização.
O índice de resolutividade, baseado em atenção primária, atinge 80%. Além disso, a Sami Saúde se destacou internacionalmente ao oferecer acesso a academias, em parceria com o Gympass. Isso reforça o compromisso da healthtech em promover a saúde integral.
Como uma plataforma de recorrência inteligente impulsiona os ganhos operacionais
A utilização de uma plataforma inteligente de recorrência desempenha um papel crucial no aumento da eficiência das operadoras de planos de saúde.
A Sami Saúde está sempre em busca de ferramentas e estratégias financeiras para impulsionar o negócio. Ao otimizar o tempo da equipe, é possível dedicar-se mais ao core business da empresa, além de aprimorar os processos operacionais.
Incrementar a performance abrange tanto a experiência dos membros quanto os processos internos. Uma das preocupações iniciais do time financeiro era como automatizar o envio das cobranças, considerando que os pagamentos são recorrentes e os valores podem variar mês a mês.
A parceria com a Vindi desde o início da operação foi estratégica, pois foi possível adaptar a tecnologia às necessidades específicas. Fernanda Silva, Gerente de Tesouraria na Sami Saúde, conta como está o processo de cobrança:
“Atualmente, todos os clientes recebem os boletos com 10 dias de antecedência e os pagamentos com cartão de crédito são automaticamente cobrados nas respectivas datas de vencimento” – detalha a gestora.
Além disso, a conciliação dos recebimentos foi significativamente aprimorada por meio de um processo automatizado desenvolvido em conjunto pela equipe de tecnologia da Sami e a Vindi, totalmente de acordo com as regras do ERP.
Impacto da redução da inadimplência e aumento do faturamento na eficiência financeira da Sami Saúde
Em relação à recorrência, uma métrica crucial para os negócios desse modelo é a inadimplência.
No último mês, a Sami conseguiu reduzir a inadimplência em 62% utilizando as funcionalidades da Vindi, como as Retentativas. Silva ainda conta como foi a evolução e crescimento da empresa usando a plataforma da Vindi:
“Um grande desafio quando falamos em recorrência é garantir a adimplência dos membros e ter uma ferramenta que suporte o nosso crescimento com a mesma qualidade faz toda diferença. Quando começamos a operacionalizar com a Vindi tínhamos apenas 10 vidas, 2 anos e meio depois, temos 18 mil beneficiários” – celebra a executiva
Ao longo dos anos, a startup identificou um padrão de comportamento de pagamento entre seus membros, especialmente aqueles com datas de vencimento no final do mês.
Uma pequena parcela desses membros costumava atrasar o pagamento por cerca de 5 dias. Por exemplo, cobranças realizadas em 25 de fevereiro poderiam ser recebidas apenas nos primeiros dias de março.
Com a automação proporcionada pela Vindi, a Sami garante novas tentativas de cobrança e envia notificações para a quitação dos boletos.
Dessa forma, a empresa consegue recuperar boa parte dos valores inadimplentes do mês anterior logo nos primeiros dias do mês subsequente. E o melhor: sem a necessidade de um esforço humano direcionado para essa reversão.
Pagamento é uma etapa fundamental para manter a boa experiência dos clientes
Quando se trata de um serviço essencial como a saúde, é crucial garantir um processo de cobrança eficaz para que os beneficiários estejam sempre em dia e aptos a utilizar o plano.
A Vindi desempenha um papel fundamental nesse ponto, auxiliando a Sami Saúde nessa missão.
Garantir um processo de cobrança eficiente vai além da questão financeira, pois está diretamente relacionado ao atendimento dos clientes, especialmente em situações delicadas de saúde.
De acordo com as regulamentações da Agência Nacional de Saúde (ANS), se uma fatura não for liquidada em até 10 dias, o plano de saúde é suspenso, e se ultrapassar 60 dias, é cancelado.
No entanto, é possível que um membro tenha simplesmente esquecido de pagar o boleto ou esteja sem limite no cartão no dia da cobrança.
Nesses casos, é crucial auxiliar o membro para evitar a inadimplência e garantir que ele receba o atendimento médico quando necessário. E é aí que entram as funcionalidades inteligentes da Vindi.
Além disso, a Sami busca oferecer uma experiência eficiente e agradável aos membros em toda a sua jornada. Isso inclui facilitar o pagamento de boletos, receber notas fiscais de forma descomplicada, preventiva e segura.
Além das soluções já existentes, a Sami está trabalhando na implantação de novos meios de pagamento, visando adaptar-se cada vez mais às necessidades dos membros.
A construção de soluções em conjunto: a importância da sinergia entre Sami Saúde e Vindi
Quando se trata de tecnologia, sistemas e integrações, é essencial contar com parceiros que apoiem a construção de soluções adaptadas à realidade de cada empresa.
A Vindi possui uma equipe de Professional Services que oferece consultoria técnica para auxiliar nesses pontos.
Durante essas construções, a sinergia entre Sami e Vindi tem desempenhado um papel fundamental. A Gerente de Tesouraria da Healthtech detalha a importância da parceria:
“Assim como chamamos nossos clientes de membros, buscamos estabelecer relações com fornecedores baseadas em parceria. Estamos construindo uma empresa e, para isso, precisamos de soluções que se adequem às nossas necessidades, com customizações específicas, e a Vindi tem sido de extrema importância nesse sentido” – conta Fernanda Silva.
A executiva ainda explica como a colaboração tem impulsionado o processo de construção de soluções, permitindo a Sami Saúde ir além do convencional e explorar novas fronteiras.
“Desde o início, temos vivenciado uma sinergia incrível, discutindo soluções como se fôssemos apenas uma empresa. Nossa abordagem vai além de negociações isoladas ou pontuais; estamos focados na jornada completa dessa parceria” – comemora.
A parceria entre Sami Saúde e Vindi tem se mostrado altamente produtiva e inspiradora, resultando em soluções únicas e diferenciadas para atender às necessidades dos membros e impulsionar o crescimento de ambas as empresas.
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