Se você tem um pet shop, com certeza, já notou que atende os mesmos clientes todos os meses. Normal ter um consumidor novo que aparece para comprar uma ração ou algo do tipo. Mas, acredite, a maior parte da sua clientela é aquela fiel que você conhece dono e pet pelo nome. A minha pergunta hoje é: como você cobra pelos seus serviços? Já ouviu falar na recorrência para pet shop?
Vamos contar um pouco mais sobre esse modelo de negócios, mostrar que a recorrência já está dentro do seu pet shop e que você poderia cobrar seus clientes de um jeito muito mais fácil pra você e para eles.
O que é recorrência
Vou te explicar, de forma bem simples, o que é a recorrência e você logo vai entender. Antigamente, as pessoas tinham assinatura de jornais e revistas, recebiam os exemplares em casa periodicamente.
Indo alguns anos mais pra trás, era comum ter aquela “conta” na padaria ou na vendinha. Você realizava as suas compras e acertava o que devia no final do mês.
Bom, a recorrência não ficou lá atrás. Pelo contrário, ela foi se modernizando cada dia mais e, hoje, está presente em nosso dia a dia e muitas vezes a gente nem percebe.
Netflix, Spotify, TV por assinatura e muitos outros produtos e serviços são disponibilizados através da Economia do Acesso. E agora vamos entender como todo esse modelo de negócio já está dentro do seu pet shop.
Porque a recorrência já está no seu pet shop
Você pode não ter percebido ainda, mas ela está aí! Toda semana ou todos os meses, dentro do seu pet shop. Quer um exemplo?
Eu tenho um cachorro e, toda semana, eu o levo para tomar banho no pet shop. Além disso, preciso ir, ao menos, uma vez por mês para realizar o pagamento dos banhos, da tosa e para comprar ração e petiscos.
Todos os meses o valor é o mesmo, afinal, o serviço é o mesmo (exceto se ele precisa passar por alguma consulta). E, eu aposto que você tem diversos clientes assim também! É algo recorrente, os pets sempre precisam de banho, tosa, consulta e, é claro, da ração. É uma rotina de compra!
Mas, às vezes acontecem algumas situações que dificultam esse processo. Como ir até o pet shop realizar o pagamento e, no dia, a maquininha estar sem sinal ou sem papel. Além, claro, do fato de que muitas pessoas acabam esquecendo o dia de realizar o pagamento. Por isso, te digo, é muito mais fácil, seguro e garantido automatizar toda essa cobrança.
Como automatizar as cobranças do seu pet shop
Bom, agora que você entendeu um pouco mais sobre recorrência e percebeu que sim, ela já está dentro do seu negócio, vou te contar como automatizar suas cobranças de forma recorrente.
1. Defina planos
Para começar, você precisa criar planos. Na verdade, é muito provável que você já tenha esses planos. Então, só precisa defini-los melhor. Por exemplo:
- 1º Plano: dois banhos por mês por R$ 60,00
- 2º Plano: quatro banhos por mês R$ 120,00
- 3º Plano: quatro banhos e uma tosa por mês R$ 150,00
Lembrando que são apenas exemplos, você pode criar diversos planos, pensar em promoções ou, até mesmo, um clube de assinatura onde todos os meses você envia ração, petiscos e um brinquedo. Deixe sua imaginação fluir!
2. Disponibilize as formas de pagamento
Ao definir os planos, seu cliente vai escolher qual se encaixa melhor às suas necessidades. E, seu papel é disponibilizar as formas para que ele realize o pagamento.
Ele pode escolher pagar através de boleto ou cartão. E, usando o cartão de crédito na recorrência, seu cliente tem ainda mais vantagens, porque o limite do cartão não é ocupado.
É como o Netflix. Todos os meses, na data combinada, é descontado o valor do serviço direto do cartão.
3. Conte com a ajuda de uma plataforma completa
Legal, já te expliquei alguns passos, mas você ainda deve estar com dúvida de como realmente automatizar essas cobranças, certo?
Para facilitar, é bom você contar com a ajuda de uma plataforma completa, que disponibiliza os planos para seus clientes. Onde você consegue emitir os boletos na data certa, fazer a cobrança no cartão no dia combinado. Tudo de forma automática, acompanhando e gerenciando todos seus recebíveis em relatórios detalhados.
Passo a passo para melhorar a gestão do pet shop
1. Fique de olho nas tendências
O mercado pet sempre vem cheio de novidades todo ano. Novos produtos, técnicas, aparelhos, entre outas tendências. Por isso, é importante ficar de olho, frequentar feiras e eventos, para oferecer em primeira mão aos seus clientes.
2. Invista no digital
É importante ter sua loja física, banho, tosa e clínica veterinária. Mas é importante estar presente no mundo digital também. Tanto para que as pessoas conheçam e se lembrem da sua marca, quanto para aumentar as vendas dos seus produtos.
Através de um e-commerce, é possível alavancar as vendas, além de fidelizar seu cliente. Por exemplo, use pushs para lembrá-lo da compra de ração. Com o tempo você entende o comportamento de compra e consegue indicar produtos. Além de avisá-lo sobre promoções e novidades.
3. Facilite as formas de pagamento
Você já tentou comprar algum produto e na hora de pagar notou que o estabelecimento não aceitava cartão, por exemplo? É uma experiência frustrante e aposto que você também não quer que seu cliente passe por isso na sua empresa.
Tanto em sua loja física, quanto na online é preciso facilitar o pagamento, oferecer diversas formas, como boleto e cartões de débito e crédito, tudo isso com total segurança para o seu negócio e para o cliente.
Como a recorrência pode ajudar seu negócio pet?
A recorrência já existe há muito tempo, antes mesmo de termos a consciência deste fato. O leiteiro que deixava a garrafinha de leite na porta das casas todos os dias pela manhã, a assinatura do jornal favorito e, nos tempos modernos, a assinatura do Spotify e Netflix.
Você deve estar se perguntando como a recorrência se aplica na sua empresa, certo? Atualmente, alguns e-commerce do segmento pet já lançaram seu próprio clube de assinaturas. Assim, eles enviam produtos de forma recorrente todos os meses para seus clientes. O que garante uma melhor previsibilidade de receita e aumenta o faturamento.
Já parou para pensar que o banho e tosa são serviços recorrentes? Pois é, uma ótima oportunidade para fidelizar os clientes também na hora da cobrança. Além disso, há um grande mercado a ser explorado, como o envio de ração todos os meses, de brinquedos, de snacks, de roupinhas e o que mais você quiser. Você pode criar assinaturas com produtos e serviços diferenciados, bem como o valor deles.
Por exemplo, com a Vindi você pode emitir boletos, cobrar via cartão de débito, débito em conta ou cartão de crédito, sem consumir o limite do seu cliente. Além de controlar todos seus recebíveis de forma automática e inteligente. Quer saber como a gente pode te ajudar? É só clicar na imagem abaixo!
As vantagens da recorrência para petshop
Vou aproveitar para te contar as vantagens da cobrança recorrente para o seu pet shop e para seus clientes.
Lembra que contei lá em cima que é muito comum as pessoas esquecerem de ir até o pet no início do mês para realizar o pagamento dos banhos do meu cachorro?
Pois é, com a cobrança automatizada não tem essa. O valor do plano é descontado direto do cartão do cliente, sem que ele precise se deslocar para realizar o pagamento e sem que você precise ficar ligando para cobrar.
Essa automatização também ajuda a diminuir a inadimplência, afinal, você tem todo um controle de quem pagou e não pagou nos relatórios. E, mesmo assim, se o seu cliente não tiver o valor disponível no dia da cobrança, existem algumas funcionalidades que realizam novas tentativas de cobrança para você.
Com tudo isso, você ainda está oferecendo um diferencial e uma comodidade ao seu cliente. Confesso que eu adoraria não ter que ir ao petshop todo mês só pra pagar pelos banhos. Seria muito mais fácil se eles já descontassem do meu cartão ou mandassem um link de pagamento direto no meu WhatsApp.
Vindi: a plataforma de cobrança recorrente que você precisa
Pois é, a Vindi disponibiliza uma plataforma completa para você realizar as cobranças recorrentes do seu pet shop. Tudo de forma segura e prática!
Você consegue emitir boletos, enviar links de pagamento, cadastrar seus planos e fazer todo gerenciamento do caixa do seu petshop direto de uma única plataforma online, sem dores de cabeça.
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