A processadora de pagamentos é uma das empresas que prestam serviços para garantir que você receba o dinheiro das vendas com agilidade e segurança.

Para isso, ela faz a conexão com instituições financeiras importantes no processo, como adquirentes, bandeiras e emissores de cartões.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é uma processadora de pagamentos, qual é a sua função e como escolher a solução ideal para o seu negócio.

Continue a leitura e otimize suas rotinas financeiras.

Uma processadora de pagamentos é uma empresa que atua como intermediária entre lojas, clientes e instituições financeiras para viabilizar transações com cartões e outros meios.

O que é uma processadora de pagamentos?

Uma processadora de pagamentos, também chamada de subadquirente, é uma empresa que atua como intermediária entre lojas, clientes e instituições financeiras para viabilizar transações com cartões e outros meios.

No caso, quando um consumidor faz uma compra com cartão de crédito, por exemplo, é necessário que a operadora do cartão seja contatada para avaliar se existe limite disponível, enquanto a instituição financeira responsável precisa autorizar a transação.

Todos esses agentes são conectados pela processadora de pagamentos, que tem como função transmitir e receber informações registradas no momento da transação.

O objetivo é concluir o pagamento para que o consumidor finalize sua compra e o lojista receba o dinheiro da venda.

Por isso, as processadoras de pagamentos são empresas-chave na intermediação das mais diversas transações do mercado.

O que faz uma processadora de pagamentos?

A processadora de pagamentos opera como uma intermediária que conecta lojas aos adquirentes e emissões de cartões.

Dessa forma, essas empresas são contratadas para fazer a intermediação das transações de compra e venda de maneira ágil e segura.

Para você entender melhor, vamos conhecer cada uma das empresas envolvidas no processamento de pagamentos com cartões:

  • Adquirente: é a empresa responsável pela liquidação financeira das transações com cartões, como Cielo, Rede e GetNet. Sua função é comunicar os dados do pagamento às bandeiras e aos emissores, de modo a transmitir a autorização à loja
  • Subadquirente: é a processadora ou intermediadora de pagamentos, ou seja, uma empresa que faz a conexão com os adquirentes e reúne uma série de funcionalidades. Alguns exemplos são PagBank, Mercado Pago e PayPal
  • Bandeira: é a empresa que conecta a adquirente à emissora do cartão, como Visa, MasterCard e Elo
  • Emissor: é a empresa responsável pela emissão do cartão de crédito ou débito, que define as regras de uso e o limite de crédito, além de poder autorizar ou não as compras realizadas com o método. Normalmente, é um banco ou fintech
  • Gateway de pagamento: é um software que tem a função de servir como um elo entre lojas, consumidores, adquirentes/subadquirentes, bandeiras e emissores. Dessa forma, ele atua como uma maquininha de cartão virtual que processa as transações.

Enquanto a processadora é a empresa responsável pelo processamento da operação, o gateway é um software que equivale a uma máquina de cartão virtual.

Processadora x gateway de pagamento: qual a diferença?

É muito comum a confusão entre a processadora e o gateway de pagamentos, uma vez que eles têm funções semelhantes na intermediação de transações financeiras.

No entanto, enquanto a processadora é a empresa responsável pelo processamento da operação, o gateway é um software que equivale a uma máquina de cartão virtual.

Dessa forma, o gateway codifica as informações de pagamento e faz a conexão com a processadora em um ambiente digital seguro, com criptografia de ponta a ponta.

Por isso, quando as empresas vão construir um ecossistema de pagamentos próprio, elas costumam contratar um gateway que se conecta a uma ou várias processadoras, de acordo com os meios de pagamento oferecidos aos consumidores.

Qual a melhor plataforma para receber pagamentos?

A melhor plataforma para receber pagamentos é aquela que combina diversas funcionalidades para garantir transações rápidas, seguras e eficientes, além de oferecer as melhores taxas.

Se você precisa receber pagamentos recorrentes ou pontuais de forma automatizada, a Vindi é um exemplo de plataforma robusta que proporciona inúmeros recursos de cobrança, faturamento e controle de inadimplência.

Com a nossa solução, você pode trabalhar com multiadquirentes e as principais bandeiras do mercado, tendo liberdade para escolher quais oferecem as condições mais atrativas para o seu negócio.

Além disso, a Vindi oferece ferramentas essenciais como retentativas de pagamento automáticas (inclusive com troca de adquirente), split de pagamentos, gestão de assinaturas e mensalidades, checkout transparente, régua de cobrança personalizada e muito mais.

Entendeu o que é processadora de pagamentos e por que vale a pena escolher a solução mais completa?

Então, faça seu cadastro na Vindi e descubra qual é a ferramenta ideal para o seu negócio!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies