Como anda a taxa de inadimplência da sua empresa? Ok, eu sei que essa é uma pergunta que assusta, ainda mais logo assim de primeira. Mas é um indicador que necessita de muita atenção.

Segundo dados do Serasa Experian, em 2019, 63 milhões de brasileiros estão endividados, com nome sujo ou com restrições. Isso impacta diretamente na economia e na receita da sua empresa. Isso mesmo, da sua empresa!

Mas, como temos a missão de ajudar empresas e empreendedores a venderem mais e sempre, separamos dicas para que você diminua e controle a taxa de inadimplência do seu negócio.

Conheça seu público

Como em qualquer negócio, é preciso conhecer seu cliente, saber seus hábitos de consumo. Não só para melhorar seu produto, mas também para saber quais os meios de pagamento são mais utilizados, quais dias são melhores para fazer a cobrança.

Assim, você consegue oferecer opções de datas e formas de pagamento, diminuindo a possibilidade de que eles virem inadimplentes.

Tenha um bom relacionamento

Além de conhecer, é preciso ter um bom relacionamento com seu cliente. Uma comunicação clara e amigável pode ajudar e muito na recuperação da inadimplência.

Os clientes são responsáveis por movimentar o seu negócio! Quando uma empresa proporciona uma jornada de compra, seja de produto ou serviço, encantadora, é fato de que o cliente volta e ainda indica para outras pessoas. Ou seja, mais fácil de que ele realize o pagamento em dia, pois ele vê valor no serviço.

Tenha uma data de vencimento estratégica

Lembra que citamos que é importante conhecer seu cliente? Pois é! Você sabe quando ele recebe?

Geralmente, pessoas físicas recebem até o 5º dia útil do mês, por isso, deixe o vencimento da fatura até o dia 10. Assim, as chances da sua conta ser priorizada pelo seu cliente são maiores.

Comunicação

Já pensou que seu cliente não pagou por puro esquecimento? As vezes pode acontecer. Por isso, é importante manter uma comunicação, principalmente, com lembretes.

Avise quando o vencimento estiver próximo, quando a fatura ou boleto vencer, faça algumas notificações para que ele fique atento.

Na Vindi, por exemplo, existe a régua de cobrança, onde é possível emitir diversas notificações via e-mail e SMS avisando sobre o pagamento e vencimento.

Automatize as cobranças

Já listamos 3 estratégias de cobrança para dominar a inadimplência aqui no blog. Mas vamos falar sobre automatização das suas cobranças.

A Vindi possui uma plataforma completa para que você realize suas cobranças de forma automática e inteligente. Com diversas ferramentas, já ajudamos a recuperar R$ 80 milhões em valores inadimplentes.  Por exemplo:

Renova Vindi – algumas cobranças não são efetuadas por que os dados do cartão estão desatualizados. Com o Renova Vindi, seu cliente não precisa trocar o cartão quando ele vence, nossa plataforma atualiza os dados de forma automática.

Retentiva simples – é comum que o cliente não tenha saldo no dia da cobrança. Mas, ao invés de ser uma venda perdida e um cliente inadimplente, com a retentativa simples, é possível realizar a tentativa de cobrança novamente em dias diferentes.

Inadimplência é um assunto sério, mas é importante que você saiba que sua empresa não está sozinha. Existem ferramentas e dicas para que você recupere suas vendas e escale seu negócio.

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