O Pix na maquininha é uma das formas de pagamento mais usadas atualmente. O novo sistema de pagamentos instantâneos surgiu para ajudar a facilitar a vida dos consumidores e dos comerciantes, então oferecer essa alternativa acabou se tornando indispensável hoje em dia.

Entenda como funciona o Pix na maquininha e por que ele é bom para seus negócios lendo esse artigo até o final!

O que é Pix na maquininha?

O Pix na maquininha é a tecnologia que permite a criação de um QR Code para o pagamento pelo sistema de mensagens instantâneas. Assim, basta que o cliente aponte a câmera do celular para a maquininha de cartão após acessar a devida opção no app do banco. Depois que o escaneamento do código é feito, basta confirmar o pagamento.

Existem dois tipos de Pix por QR Code:

  • Dinâmico: um único código é gerado para cada transação, com dados como o valor original da cobrança, a incidência de multa ou juros, descontos e data de vencimento
  • Estático: o mesmo código vale para várias transações, por isso o cliente precisa digitar o preço a pagar.

Como funciona o Pix na maquininha?

O Pix na maquininha funciona a partir do cadastro de uma chave aleatória Pix em uma maquininha habilitada para essa opção. Essa chave é formada por 32 letras e números gerados automaticamente pelo app do banco.

Depois que a chave é vinculada, conforme o procedimento indicado pelo fornecedor da maquininha, ela já pode ser usada para o pagamento. Em cada transação, basta acessar a opção de Pix na máquina de cartão.

Em um sistema de QR Code dinâmico, basta que o cliente use o app de seu banco para escanear o código e pagar. Porém, se o código for estático, o cliente precisa digitar o valor da compra em seu celular na hora de fazer o pagamento.

A transação então é concluída após a confirmação no celular do cliente. O repasse do valor é feito pela empresa intermediadora do pagamento de acordo com o estabelecido em contrato – podendo ser feito instantaneamente, diariamente ou então em duas ou três vezes ao dia. 

Quais as vantagens de oferecer Pix na maquininha?

Veja abaixo alguns dos benefícios do Pix na maquininha.

  • Mais vendas: você pode vender para clientes que não usam cartões de crédito ou débito
  • Compras não programadas: muitas vezes um cliente pode se interessar de repente por algum item no seu estabelecimento e deixar de comprar por não estar com a carteira consigo. Como dificilmente alguém sai de casa sem o celular hoje em dia, o Pix viabiliza essa compra. 
  • Mais rapidez: basta uma ação simples para confirmar instantaneamente a venda, sem precisar digitar senha de cartão ou dar troco
  • Mais segurança: o Pix ajuda a diminuir o volume de vendas com dinheiro vivo, aumentando a segurança do seu estabelecimento. Além disso, o QR Code dinâmico evita fraudes e ainda diminui consideravelmente a incidência de erros humanos na operação. 

Falando em formas de pagamento, se você tem interesse em saber mais sobre a importância de diversificar os meios de pagamento no seu estabelecimento (físico ou digital), preparamos um e-book completíssimo sobre o assunto. Acesse gratuitamente e aprenda como criar uma estratégia de aumento de vendas a partir das formas de pagamento

banner para download de e-book sobre meios de pagamento

O que é Pix na maquininha?

Pix na maquininha é uma forma de cobrança pelo sistema de pagamentos instantâneos com uso de uma máquina de cartão. Nela, o pagamento é feito por meio de um QR Code que aparece na tela do equipamento, portanto o cliente só precisa apontar a câmera do celular. O ideal é usar um QR Code dinâmico, que gera um código para cada transação. Assim, o usuário não precisa digitar o valor.

Como funciona o Pix na maquininha?

O Pix na maquininha funciona a partir da vinculação de uma chave aleatória Pix em um equipamento. Depois, basta selecionar a opção na hora de fazer uma cobrança. Se o sistema for de QR Code estático, o equipamento gera apenas um QR Code para a chave cadastrada e é preciso digitar o preço. Já com o QR Code dinâmico, um código único é gerado a cada venda, com o preço definido.

Quais as vantagens de oferecer Pix na maquininha?

O Pix na maquininha permite que o usuário pague por suas compras usando o celular, evitando que você deixe de vender algo porque o consumidor esqueceu sua carteira ou não usa cartão. Além disso, torna o pagamento mais rápido, pois basta uma ação do cliente para fazer a compra. Sem contar com a maior segurança, já que é uma modalidade que diminui o volume de pagamentos em dinheiro vivo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies