A chave aleatória Pix é uma forma de aumentar a segurança e a privacidade durante a transferência pix de valores para o Banco Central. Essa ferramenta é útil para quem pretende receber alguma transferência de desconhecidos, pois garante a privacidade de alguns dados, e não à toa é a mais utilizada. Mas isso não significa que ela seja a melhor opção para empreendimentos que recebem pagamentos. 

Até outubro de 2022, o Banco Central contabilizava 523,2 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo que 231,9 milhões eram aleatórias – ou seja, 44% do total.

Se você quer pedir um Pix, mas tem receio de informar sua chave a alguém em quem não confia, leia este artigo até o fim. Aqui, vamos explicar o que é a chave aleatória Pix, falar sobre suas vantagens e explicar como gerar e compartilhar esse código.

O que é chave aleatória Pix?

A chave aleatória Pix é uma sequência única de caracteres gerada automaticamente pelo banco para substituir as outras opções de chave, como CPF, CNPJ, número do telefone ou e-mail. Essa chave é um código alfanumérico – ou seja, contém letras e números – formado por 32 caracteres, que pode ser gerado no aplicativo do banco responsável pela conta bancária do usuário.

A chave aleatória pode ser usada tanto para realizar quanto para receber transferências, e é possível trocá-la a qualquer momento pelo usuário dentro do aplicativo do banco. Cada pessoa física pode criar até cinco chaves aleatórias, enquanto para empresas o número aumenta para 20.

Ao contrário dos outros tipos, a chave aleatória não pode ser usada para fazer portabilidade. Ou seja, para usar em outro banco, é preciso cadastrar um novo código.

Mas calma, vamos mostrar aqui que esse procedimento é bem fácil. Além disso, uma chave aleatória gerada jamais pode ser repetida.

Qual é a diferença entre a chave aleatória e Pix copia e cola?

O Pix copia e cola gera um código a partir de um QR Code criado para permitir um pagamento. Ou seja, inserir o Pix copia e cola tem o mesmo efeito de apontar a câmera para fotografar o código.

Quando o cliente recebe o código Pix copia e cola, ele deve selecionar essa opção em seu aplicativo. Já para transferir um valor a uma chave aleatória, o pagador precisa selecionar a opção de fazer o pagamento com uma chave.

Além disso, a chave aleatória Pix permite que várias transferências sejam feitas sem precisar gerar um novo código.

Vantagens da chave aleatória Pix

A chave aleatória Pix é muito usada por usuários que procuram ter maior segurança nas suas transações, pois querem evitar prejuízos com fraudes ou erros na digitação de uma chave. Vamos ver agora quais vantagens esse sistema pode garantir.

Privacidade

O principal objetivo do uso da chave aleatória Pix é ocultar os dados das outras opções de chaveOu seja, o usuário que não quer informar seu CPF (CNPJ se for uma empresa), e-mail ou telefone tem esse artifício para poder fazer e receber transferências de desconhecidos com privacidade.

Porém, ainda que você use esse recurso para receber um valor via Pix, dados como o banco, o nome completo e uma parte do CPF ou CNPJ aparecem na tela do pagador. Isso é necessário para que ele possa conferir se os dados da transferência estão corretos antes de confirmar o pagamento.

Descartabilidade

Se não quiser deixar pistas da sua chave aleatória, o usuário pode excluí-la a qualquer momentoCaso precise do recurso novamente, basta criar outra chave.

Singularidade

O Banco Central do Brasil é responsável por controlar os códigos gerados para servirem como chave aleatória Pix. A instituição garante que nenhum código pode ser repetido. Isso impede que algum transtorno possa ocorrer por causa da repetição, como uma transferência para uma conta errada.

Como gerar uma chave aleatória Pix?

O procedimento para a geração de uma chave aleatória Pix pode variar de acordo com o banco ou fintech responsável pelo serviço. Então vamos mostrar aqui o passo a passo informado por alguns bancos que, mesmo se for um pouco diferente no seu aplicativo, provavelmente vai seguir a mesma lógica.

Confira:

  • Abra o aplicativo do seu banco
  • Acesse a área do Pix
  • Entre no espaço onde é possível gerenciar suas chaves (geralmente é chamado “Minhas chaves”)
  • Selecione a opção para cadastrar (ou registrar) uma nova chave, que pode ser um sinal de “+” (nem sempre essa etapa é necessária, bastando pular para a próxima)
  • Selecione a opção “Chave aleatória” (se necessário, selecione “Avançar”)
  • Para receber uma transferência, copie a chave e envie ao pagador.

Sempre que você quiser usar uma chave aleatória, repita esses passos.

Como compartilhar a chave aleatória Pix?

Para compartilhar a chave aleatória, basta copiar diretamente do aplicativo do banco e enviarPara isso, toque o dedo sobre o código e mantenha pressionado alguns segundos.

Depois, você pode colar e mandar por e-mail, SMS ou qualquer aplicativo de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Vale lembrar que este código sempre estará disponível entre suas chaves, até que seja excluído.

Atenção: jamais digite manualmente ou tente ditar o código em voz alta para o pagador digitar. Como a linha é extensa, o risco de errar um caractere e causar prejuízo é alto.

A chave aleatória Pix é vantajosa para negócios?

Embora possa servir a seu propósito perfeitamente, a chave aleatória Pix não é a melhor opção para uma empresa. O principal motivo é que algumas instituições financeiras não permitem seu uso, o que pode gerar transtornos na hora da cobrança de alguns clientes.

Além disso, o simples ato de enviar um código e pedir para um consumidor pagar como se fosse uma chave qualquer passa uma imagem de amadorismo por parte da sua empresa.

O consumidor hoje em dia está acostumado a ter mais comodidade ao pagar por uma compra ou um serviço profissional por Pix. 

O método mais usado no comércio é o QR Code dinâmico. Nele, uma maquininha de cartão apresenta um código na tela, e o consumidor só precisa apontar a câmera para o código e confirmar o pagamento.

Se você não tiver uma maquininha, outra opção é o QR Code estático, que é sempre o mesmo e pode ser impresso em um papel. Nesse caso, o consumidor precisa informar o valor antes de confirmar o pagamento.

A chave aleatória Pix é uma boa alternativa para transação entre desconhecidos, mas está longe de ser ideal para empresas.

Perguntas frequentes sobre a chave aleatória Pix

Veja agora as respostas para algumas dúvidas sobre chave aleatória Pix que podem aparecer.

Posso trocar a chave aleatória Pix?

Embora seja possível seguir usando sempre a mesma chave aleatória, o usuário pode adotar outro código sempre que quiserPara isso, basta ir até a área de gerenciamento das chaves e selecionar para excluir (ou remover) a chave aleatória.

Depois, é só criar uma nova, repetindo o procedimento feito para cadastrar o código anterior.

Quanto tempo dura a chave aleatória Pix?

Apesar de ser temporária, a chave aleatória Pix não tem um limite definido. Portanto, ela vai durar tempo indeterminado, até que seja excluída ou a própria conta bancária seja extinta.

É possível que duas chaves aleatórias sejam iguais?

Não, toda chave aleatória é únicaAinda que esses códigos sejam gerados pela instituição financeira, o fornecimento é de responsabilidade do Banco Central, que faz o controle. Assim, fica garantido que um código desses jamais se repetirá, o que poderia causar alguns transtornos.

Procuramos mostrar no texto acima todas as informações necessárias para que você entenda o que é e como funciona a chave aleatória Pix.

Se tiver interesse em saber mais sobre cobranças e transferências, faça o download do nosso e-book sobre estratégia de meios de pagamento.

banner para download de e-book sobre meios de pagamento

Quer saber mais sobre tendências do mercado de pagamentos?

Assista às palestras do Innovation Pay 2022, o maior evento de pagamentos, fintechs e serviços financeiros da América Latina. Clique no banner abaixo, faça o cadastro gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo deste encontro marcante, que reuniu mais de 1.000 especialistas do setor em São Paulo. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00