O parcelamento inteligente é uma maneira de facilitar a venda a prazo no cartão de crédito.

Essa ferramenta está presente nos melhores sistemas de cobrança e permite que uma pessoa pague um valor mais alto que o próprio limite de sua fatura.

Assim, é possível aumentar as vendas, já que muitas pessoas deixam de fazer alguma compra por falta de limite disponível, ainda que pudessem pagar as parcelas.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o parcelamento inteligente e mostrar como você pode usar a seu favor com um sistema de cobranças, como a Vindi.

Leia até o final para conferir também uma dica valiosa para a gestão do seu negócio.

O que é parcelamento inteligente?

O parcelamento inteligente é uma forma de lançar apenas o valor da parcela a cada fatura do cartão do cliente, não comprometendo o limite do valor total da venda.

O Parcelamento Inteligente é uma forma de lançar apenas o valor da parcela a cada fatura do cartão do cliente, não comprometendo o limite do valor total da venda.

Importante destacar que o Parcelamento Inteligente é diferente da cobrança recorrente. Parcelamento inteligente é uma modalidade de cobrança parcelada no cartão de crédito em que o valor total da compra não ocupa o limite do titular.

Em vez disso, a cada pagamento, apenas o valor daquela parcela é subtraído do limite do mês.

Isso acontece porque cada pagamento é lançado como uma transação única.

É como se o valor da venda feita no crédito se dividisse em várias operações distintas – cada uma representando uma parte do preço total.

Portanto, o consumidor não precisa ter um limite alto o suficiente para abranger o valor total da venda. Por outro lado, a Cobrança Recorrente continua com cobranças periódicas até que o plano ou assinatura seja cancelado.

Continue lendo para entender melhor esse mecanismo.

Como funciona o parcelamento inteligente?

Por outro lado, a Recorrência é amplamente utilizada para serviços ou assinaturas que exigem pagamentos regulares e contínuos em plataformas. Neste modelo, as cobranças ocorrem de forma automática, geralmente em intervalos mensais, trimestrais ou anuais, sem que o valor total seja dividido em transações distintas. 

A recorrência é mais adequada para serviços contínuos, como assinaturas de streaming, academias, ou qualquer outro serviço que requer pagamentos regulares.

Vantagens da recorrência:

  • Conveniência de pagamentos automáticos sem necessidade de intervenção manual.
  • Ideal para serviços que são utilizados de forma contínua.
  • Ajuda a manter a continuidade dos serviços sem interrupções devido a falhas de pagamento.

Quando usar cada modalidade

Parcelamento Inteligente é mais adequado para compras avulsas de produtos ou serviços, geralmente de alto valor, onde o consumidor deseja manter a flexibilidade do limite de crédito.

Recorrência é a escolha certa para serviços que precisam de pagamentos automatizados e constantes, garantindo que o consumidor não precise se preocupar com o vencimento das faturas, sejam elas mensais, semestrais, anuais, etc.

Compreender essas diferenças ajuda consumidores e empresas a escolherem o método de pagamento que melhor atende suas necessidades financeiras e de negócios.

Como funciona o Parcelamento Inteligente?

No Parcelamento Inteligente, o valor da compra é automaticamente dividido em várias transações independentes, que representam todas as parcelas da venda.

Quando chega a primeira fatura após a compra, aparece apenas o valor de uma das parcelas, e não o total.

Portanto, é diferente de uma compra convencional no cartão de crédito, em que aparece o valor total da compra ao lado de dois números: o total de parcelas e quantas já foram pagas.

Essa tecnologia existe graças às plataformas de pagamentos modernas, capazes de lançar as cobranças de forma independente.

Exemplo de parcelamento inteligente

Para que o funcionamento do parcelamento inteligente fique mais claro, vamos dar um exemplo concreto.

Imagine que você quer comprar um curso online que custa R$ 1,5 mil.

Porém, o limite do seu cartão é de apenas R$ 1 mil, o que impede que seja feita uma compra parcelada no formato convencional.

Pelo parcelamento inteligente, a venda é possível.

Depois que você comprou o curso, o valor foi dividido em 10 parcelas de R$ 150.

Portanto, quando chega a fatura do cartão no mês seguinte à compra, o valor que aparece é:

  • CURSO ONLINE: R$ 150.

Ou seja, apenas os R$ 150 que você precisou pagar naquele mês foram subtraídos do limite.

Quando chegar a segunda fatura depois da compra, aparece novamente o valor de R$ 150.

Esta transação isolada vai se repetir nos oito meses restantes, até que o valor total seja quitado.

Quais as vantagens do parcelamento inteligente?

A principal vantagem do parcelamento inteligente para o cliente é o aumento do poder de compra.

Afinal, com essa ferramenta, o limite do cartão do cliente não precisa mais ser maior do que o preço do produto oferecido.

Basta observarmos no exemplo que demos no tópico anterior: uma compra típica por cartão de crédito não seria possível, pois o curso custava R$ 1,5 mil, enquanto seu limite do cartão de crédito era de R$ 1 mil.

Portanto, o parcelamento inteligente viabilizou a compra.

A empresa também ganha com isso, pois o número de consumidores aptos a comprarem suas soluções aumenta, o que reflete em uma maior conversão.

Outra vantagem para o cliente é escapar dos altos juros cobrados sobre compras no cartão, que costumam aumentar de acordo com o número de parcelas.

Como comprar com parcelamento inteligente?

Para disponibilizar o parcelamento inteligente no seu negócio, é preciso ter uma plataforma de pagamentos como a Vindi que possui essa funcionalidade.

A forma de comprar usando o Parcelamento Inteligente depende da plataforma usada na venda.

Em geral, marketplaces de vendas de produtos digitais já oferecem essa alternativa para empreendedores que fazem seus anúncios.

Basta que o produtor do conteúdo à venda acione a funcionalidade para que, no momento da compra, o consumidor possa selecionar essa opção.

A Vindi oferece o Parcelamento Inteligente para vendas avulsas, integrando essa funcionalidade com o sistema de cobranças recorrentes. 

Na Vindi, o Parcelamento Inteligente permite que o cliente pague suas compras avulsas em parcelas mensais, sem comprometer o limite total do cartão. A cada mês, apenas o valor da parcela é cobrado, permitindo compras de maior valor com mais flexibilidade. Essa funcionalidade é exclusiva para vendas avulsas.

Além disso, a Vindi oferece a Cobrança Recorrente, que funciona de forma paralela ao Parcelamento Inteligente. Enquanto o parcelamento inteligente é ideal para compras únicas parceladas, a cobrança recorrente é aplicada a assinaturas e serviços contínuos.

Ambos os modelos são distintos e não se aplicam ao mesmo tipo de venda, garantindo flexibilidade para diferentes necessidades de pagamento.

Qual é a diferença entre Parcelamento Inteligente e Cobrança Recorrente?

O Parcelamento Inteligente, como você já viu, possui um prazo estabelecido para terminar, a Cobrança Recorrente continua com cobranças periódicas até que o plano ou assinatura seja cancelado.

A venda recorrente é aquela feita no formato de assinatura, em que a pessoa paga um valor periódico em troca da prestação de um serviço.

Portanto, a grande diferença entre esses dois modelos é que o parcelamento tem um fim e a recorrência é contínua.

No Parcelamento Inteligente, quando o cliente termina de pagar a última parcela de uma compra, o valor é quitado e ele não precisa pagar mais nada.

Já na recorrência, o serviço segue sendo prestado enquanto o usuário continuar pagando por sua assinatura.

Com o uso do cartão de crédito na recorrência, o cliente só precisa cadastrar seus dados de cobrança em um processo simples para que o pagamento seja feito automaticamente a cada mês – ou na periodicidade escolhida.

É importante notar que, apesar de ambos os modelos de cobrança terem semelhanças, como a não ocupação do limite total do cartão em transações contínuas, eles servem a propósitos diferentes: o Parcelamento Inteligente foca em dividir uma compra específica, enquanto a Cobrança Recorrente está vinculada a serviços contínuos como assinaturas.

Portanto, não é possível aplicar um parcelamento inteligente em uma cobrança que já é recorrente.

Como oferecer parcelamento inteligente aos clientes?

Para oferecer o Parcelamento Inteligente, é preciso usar uma plataforma de pagamentos com a função de realizar cobranças isoladas no cartão de crédito.

Por meio desse sistema, os empreendedores que vendem seus produtos podem configurar para que a opção apareça para quem for comprar.

Na Vindi, o Parcelamento Inteligente está disponível como uma funcionalidade integrada à nossa plataforma de cobranças recorrentes, permitindo flexibilidade tanto para pagamentos únicos quanto para vendas parceladas

O empreendedor só precisa ativar a funcionalidade de venda parcelada e informar em quantas vezes a compra poderá ser dividida e o valor das parcelas em cada cenário. Porém, como você já viu, ambos os modelos são distintos, portanto, não é possível que em uma cobrança que já é recorrente, seja aplicado o modelo de parcelamento inteligente.

Caso o cliente faça uma compra avulsa e escolha, na tela de checkout a opção de parcelamento inteligente, pode comprar normalmente sem comprometer seu limite.

Pix parcelado: alternativa ao parcelamento no cartão

O Pix parcelado é uma alternativa para que clientes que não têm cartão de crédito possam comprar a prazo.

O Banco Central ainda trabalha em um formato oficial para que esse parcelamento possa ser realizado dentro da infraestrutura do Pix.

Porém, já existem soluções privadas que podem dividir o valor da compra pelo método instantâneo, fornecendo uma alternativa a mais para vender parcelado.

Uma das formas do Pix parcelado funciona como um empréstimo pessoal, com a data de vencimento definida pelo cliente e cobrança de juros.

Outro formato é a oferta de compras parceladas sem juros, mas com o pagamento de uma multa em caso de atraso.

No entanto, nessa segunda opção, a compra precisa ser feita em uma empresa parceira da fintech que realiza a operação e este tipo de parcelamento também só se aplica a compras avulsas.

Parcelamento inteligente ou recorrência: qual utilizar?

Enquanto o parcelamento possui um prazo estabelecido para terminar, a recorrência continua com cobranças periódicas até que o plano ou assinatura seja cancelado.

O Parcelamento Inteligente é ideal para vendas avulsas, geralmente de alto valor, onde o cliente prefere pagar em parcelas sem comprometer todo o limite do cartão. 

Já a Cobrança Recorrente é perfeita para serviços contínuos ou assinaturas, onde há a necessidade de pagamentos regulares e automáticos. 

Entender o contexto de cada venda ajuda a determinar qual modalidade proporciona maior conveniência para o cliente e estabilidade financeira para o negócio.

Vale relembrar que, enquanto o Parcelamento Inteligente possui um prazo estabelecido para terminar, a Cobrança Recorrente continua com cobranças periódicas até que o plano ou assinatura seja cancelado.

A venda recorrente é aquela feita no formato de assinatura, em que a pessoa paga um valor periódico em troca da prestação de um serviço.

Portanto, a grande diferença entre esses dois modelos é que o parcelamento tem um fim e a recorrência é contínua.

Ambos os modelos possuem benefícios distintos, e cada um é ideal para situações diferentes: o Parcelamento Inteligente ajuda quando o cliente quer parcelar uma compra específica e avulsa sem comprometer o limite total do cartão, enquanto a Cobrança Recorrente é ideal para assinaturas ou serviços contínuos.

A Vindi é um ecossistema completo de cobranças que oferece a opção de parcelamento inteligente para vendas avulsas e também o modelo de cobrança recorrente para assinaturas. Ambas as modalidades ocorrem de forma separada, portanto, uma venda que é recorrente não pode também ter parcelamento inteligente e vice-versa.

Com nosso sistema, seu negócio conta, ainda, com recursos de combate à inadimplência como as retentativas de cobrança no cartão e a régua de cobrança.

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