As milhas aéreas são uma maneira de economizar para voar, principalmente para quem viaja com frequência.
Assim, quanto mais embarques, maior é a economia.
Esse mercado tem evoluído constantemente e aberto cada vez mais possibilidades.
Os consumidores têm diversas formas de adquirir milhas, e podem até vender elas.
E as empresas que trabalham com isso conseguem lucrar cada vez mais.
Por isso, vamos mostrar neste artigo o que são milhas aéreas, como elas funcionam e as melhores formas de lucrar nesse ramo.
Acompanhe.
O que são milhas aéreas?
Minhas aéreas são bônus concedidos por companhias a quem adquirir passagens com eles.
São como pontos, que garantem desconto na compra de outros bilhetes.
Dependendo da milhagem, o voo pode sair praticamente de graça, sendo preciso pagar apenas a taxa de embarque.
A ideia é incentivar o cliente a continuar viajando com a mesma empresa.
Mas, hoje em dia, há outras maneiras de conseguir milhas aéreas.
E até mesmo outras formas de ganhar com elas.
Vamos falar nisso.
Mas, antes, veja como essa ideia começou.
Como surgiram os programas de milhas?
O primeiro programa de milhas que se tem notícia foi o AAdvantage, criado pela American Airlines.
Que, aliás, existe até hoje.
A ideia era simples, e bem parecida com a explicação que demos acima: as milhas eram trocadas por passagens.
Isso foi em 1981 e, logo depois, outras companhias se inspiraram e criaram seus próprios programas.
Algumas começaram a trocar milhas por outras vantagens.
Por exemplo: espera em sala VIP, mudança para classe executiva e prioridade no check in ou no próprio embarque.
De lá para cá, esse conceito evoluiu, e hoje há muitas maneiras de obter milhas aéreas.
Veja algumas abaixo.
Como conseguir milhas aéreas?
A compra de passagens aéreas já foi a única, mas ainda é uma das principais maneiras de acumular milhas.
Mas esse processo não é automático.
O passageiro pode solicitar suas milhas no momento do check in ou depois da viagem no site da companhia aérea.
Outra maneira comum de acumular milhas é no cartão de crédito.
Muitos concedem pontos conforme o valor gasto pelo cliente.
E esses pontos podem ser trocados por milhas.
Neste texto do site Melhores Destinos, você confere uma lista com boas opções de cartões que convertem seus gastos em pontos.
Também é possível adquirir milhas de outras formas, como:
- Comprando em algumas lojas online
- Ingressando em um clube de fidelidade (falamos sobre eles mais abaixo)
- Com a transferência entre contas.
Como viajar com milhas aéreas?
O primeiro passo para viajar com milhas aéreas é se cadastrar em um programa no site da companhia.
A adesão é gratuita.
O cliente deve escolher em qual programa aderir conforme as vantagens oferecidas.
Alguns disponibilizam benesses como franquia de bagagem e check-in preferencial.
Outros exigem uma quantidade de milhas menor para trocar por uma passagem.
Uma boa forma de começar é visitando o site da sua companhia aérea preferida e verificar como funciona o programa de milhas.
Panorama do mercado de milhas aéreas no Brasil
Com a evolução dos programas de milhas aéreas, começaram a surgir mais empresas focadas nesse mercado.
Algumas comercializam passagens emitidas com milhas para agências de viagens.
Outras vendem diretamente a consumidores finais, o que pode ser bem lucrativo.
Também é possível vender suas milhas para essas empresas.
Aliás, esse modelo de negócio tem movimentado muito dinheiro.
Veja estes dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf):
- Entre maio e junho de 2021, foram emitidos 70,3 bilhões de pontos ou milhas.
- Somente nesses três meses, as empresas de fidelização faturaram um total de R$ 1,28 bilhão.
A relação das milhas com a fidelidade dos clientes e a recorrência
Agora você já sabe que as milhas aéreas surgiram como uma espécie de recompensa ao passageiro para voar com certa companhia, certo?
Diante das mudanças nesse mercado que mostramos, a fidelização de clientes continua sendo essencial.
Nesse sentido, foram criados os clubes de milhas.
São programas baseados na ideia da recorrência.
Ou seja: o cliente paga um valor fixo mensal para garantir milhas adicionais e viajar a um preço mais baixo.
E muitos desses clubes oferecem outras vantagens, como descontos no resgate de passagens e pontos do cartão da empresa.
Saiba mais sobre fidelização e experiência de clientes no bate-papo do Recorrência:
A importância de fidelizar clientes no seu negócio
Você já deve ter percebido a importância da fidelização na venda de passagens emitidas por milhas.
Afinal, negociar bilhetes isolados pode não ser muito lucrativo.
E o esforço para encontrar esses consumidores pode não compensar os ganhos.
Por outro lado, consumidores que viajam regularmente podem render bons resultados com a recorrência.
Por exemplo, uma pessoa viaja toda semana para visitar familiares, pois trabalha ou estuda em outra cidade.
Ela sabe que, em um mês, fará de seis a oito viagens, contando ida e volta.
Portanto, a economia ao comprar passagens emitidas por milhas é significativa.
E não pense que isso é utopia: nos Estados Unidos, a Alaska Airlines já saiu na frente e lançou, em fevereiro de 2022, o Flight Pass.
Segundo a empresa, neste texto em inglês, trata-se do primeiro serviço de assinatura de voo nos EUA, com dois planos para passageiros interessados em voar dentro da Califórnia ou para destinos como Phoenix (Arizona), Reno e Las Vegas (Nevada).
No mais barato, que custará inicialmente US$ 49 por mês, o cliente tem de reservar a passagem com até 14 dias de antecedência.
Já no mais caro (e mais flexível), que começará em US$ 199 por mês, ele pode escolher uma passagem em um voo do mesmo dia.
Com preços atrativos e cobrança recorrente, a empresa tem tudo para conseguir bons resultados.
Saiba mais sobre a novidade nesta matéria da 23 ABC News:
Como o setor do turismo pode se beneficiar da recorrência?
A adoção de uma ferramenta de pagamento recorrente pode render uma série de vantagens no mercado de viagens.
Veja algumas:
- Maior previsibilidade de receitas mensais
- Menor inadimplência
- Menor esforço e custo com marketing
- Possibilidade de indicação de novos consumidores por outros clientes
- Feedbacks e sugestões de melhorias.
Programas de fidelidade
Programa de fidelidade é uma estratégia para garantir que o consumidor vai adquirir produtos ou serviços da mesma empresa de forma recorrente.
Para isso, é preciso oferecer recompensas.
E uma boa estratégia depende do pagamento recorrente.
Ou seja: uma automatização das cobranças referentes a um serviço contínuo.
Como a emissão de passagens aéreas, por exemplo.
Esse tipo de ferramenta tem sido cada vez mais comum por empresas como Netflix e Spotify.
Mas ela pode servir para seu negócio também.
E agora vamos mostrar como podemos ajudar nisso.
Como a Vindi te ajuda a fidelizar clientes?
Para garantir a automação dos pagamentos, conte com a Vindi.
Com nossos serviços, você oferece a seus clientes formas de pagamento conforme as suas necessidades.
Assim, reduz a inadimplência e controla seus rendimentos com mais facilidade.
E como cada mensalidade é lançada como uma cobrança única, seus clientes não comprometem as faturas dos cartões de crédito pagando um valor integral.
Mas lembre-se: nesse mercado, reter os clientes é primordial.
Por isso, a Vindi disponibilizou a Planilha para Controle de Churn e Retenção.
Com ela, você faz o controle do churn.
Ou seja: a proporção de clientes que pararam de consumir de você em relação ao total anterior.
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