Estar em contato com os melhores livros SaaS é uma forma de aprimorar os conhecimentos de quem tem ou pretende ter uma empresa SaaS.
O segmento é bastante atrativo pela facilidade de escalabilidade que apresenta, e por aproveitar os benefícios de um modelo de cobrança baseado em mensalidades ou planos de assinaturas.
Para quem quer estudar sobre a área, é preciso passar por fundamentos ligados tanto às especificidades de um software como serviço, quanto conceitos ligados ao empreendedorismo de forma geral.
Isso porque a maioria das empresas SaaS da atualidade começam como startups, e rapidamente escalam. Assim, é importante ter uma boa noção de marketing, vendas e precificação voltadas a esse modelo.
Além disso, o empreendedor precisa saber como liderar e conduzir seu time aos melhores resultados. Por isso, ele pode se aprofundar também nas leituras sobre liderança.
Assim, nada melhor que grandes nomes do mercado para dar essas dicas, como CEOs e diretores, pois são quem entende o assunto na prática.
Veja a seguir nossas principais indicações de conteúdo e melhores livros sobre SaaS (spoiler: tem e-books gratuitos):
1. The Sales Acceleration Formula
Autor: Mark Roberge, ex-VP de vendas da Hubspot.
Idioma: Inglês (não encontramos uma versão brasileira), mas você pode baixar um resumo em português aqui.
Área de conhecimento: vendas.
Resenha: o livro The Sales Acceleration Formula traz a visão da experiência sobre como criar um time de vendas de sucesso numa empresa, desde tecnologia e gestão, até remuneração e métricas!
2. Predictable Revenue
Autor: Aaron Ross, ex-diretor de vendas corporativas na Salesforce, e Marylou Tyler.
Idioma: traduzido para o português, com o título: Receita Previsível.
Área de conhecimento: vendas.
Resenha: o bestseller Receita Previsível é considerado a “bíblia das vendas”, e deveria ser lido por todo empreendedor SaaS. O livro ensina a criar processos e estratégias para escalar as vendas e expandir uma startup rapidamente, com dicas que funcionam.
Dica: tem o e-book na Amazon a um preço acessível!
3. The Hard Thing About Hard Things
Autor: Ben Horowitz, co-founder da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz.
Idioma: traduzido para o português na versão O Lado Difícil das Situações Difíceis.
Área de conhecimento: liderança.
Resenha: o livro O Lado Difícil das Situações Difíceis surpreende por mostrar o lado difícil da liderança e da construção de uma empresa do início, ajudando os empreendedores a ter uma visão realista do que estão se metendo.
Dica: amostra do livro disponível no Google Play.
4. Crossing the Chasm
Autor: Geoffrey A. Moore, autoridade em teoria organizacional.
Idioma: inglês.
Área de conhecimento: marketing.
Resenha: a primeira edição do livro Crossing the Chasm foi escrita quando SaaS ainda nem existia (1991) – na época, os softwares eram vendidos em CDs. Mas, é claro, o livro foi atualizado, e traz insights de marketing para produtos de alta tecnologia, principalmente considerando o abismo entre dois tipos de público: os early adopters (os pioneiros a experimentar uma nova tecnologia) e a maioria inicial (a turma posterior).
5. The Innovator’s Dilemma
Autor: Clayton Christensen, professor da Harvard Business School.
Idioma: versão brasileira O Dilema da Inovação – Quando as Novas Tecnologias Levam Empresas ao Fracasso.
Área de conhecimento: liderança e inovação.
Resenha: O Dilema da Inovação se trata de um manual prático para fundadores de SaaS que visam inovar no mercado, mas devem seguir alguns cuidados para não falharem pela ansiedade ou pela desorganização.
Dica: amostra do livro no Google Play.
6. Métricas SaaS: saiba quais são as mais importantes para o seu negócio
Autor: time de especialistas da Vindi.
Idioma: português.
Área de conhecimento: gestão e métricas.
Resenha: o e-book Métricas SaaS traz, de forma prática, quais métricas são as mais relevantes para negócios que trabalham com a recorrência, dentre eles, SaaS e clubes de assinaturas. No material, você pode conferir o significado de cada métrica e como fazer os cálculos para o seu negócio.
Dica: é gratuito e você pode baixar o material completo aqui.
E mais! No canal da Vindi no Youtube, você encontra vídeos explicando cada métrica. Assista abaixo um resumo do conteúdo:
7. SaaS e M&A no Brasil: um estudo sobre o cenário recente de fusões e aquisições
Autor: time de especialistas da Vindi, em parceria com o Investment Bank do Safra e do venture capital Crescera
A Vindi lançou um e-book fruto de um amplo estudo feito em parceria com o Investment Bank do Safra e do venture capital Crescera detalhando o cenário recente das empresas de Software as a Service e suas fusões e aquisições (M&A, sigla em inglês para mergers and acquisitions). E você tem a chance de conhecer melhor um setor que vem revolucionando a forma de fazer negócios e virando escola de gestão.
Idioma: português.
Área de conhecimento: gestão e mercado.
Resenha: o e-book detalha o cenário recente (2022) das empresas de software as a service, detalhando o ecossistema de startups, grandes players e as fusões que marcaram o setor ao longo de uma década.
Dica: é gratuito e você pode baixar o material completo aqui.
Bônus: Newsletter
Além de alimentar sua sede por conhecimento com os melhores livros SaaS que você conferiu nesta lista, você pode assinar a news da Vindi e receber materiais sobre SaaS e o modelo da Recorrência no seu e-mail!