Growth Hacking: Simples estratégias para aplicar na sua loja

O termo “growth hacking” vem sendo utilizado constantemente na maioria dos sites sobre marketing digital, há pelo menos 4 anos.

Sean Ellis criou o termo em 2010 e o intuito dele era criar um conceito que descrevesse um profissional que tinha como foco o crescimento constante.

A mentalidade é parecida com a dos hackers convencionais, mas ao invés de buscarem brechas em sistemas, os growth hackers buscam por estratégias pouco convencionais e as aplicam para aumentar as vendas e engajamentos de produtos, marcas, etc.

A ideia é utilizar estratégias que sejam escaláveis e que elas possam ser testadas rapidamente.

Porém, quais técnicas podem ser aplicadas em um e-commerce? E como elas podem contribuir para o impulsionamento da sua marca? São essas e outras perguntas que pretendo responder a seguir. Confira!

Utilize a Prova Social

Não importa o quão bonito e atraente é o layout da sua loja ou as imagens dos anúncios dos seus produtos, as recomendações de outros usuários certamente terão mais efeito sobre os consumidores que estão inseguros.

Por isso, utilize a “Prova Social”, que nada mais é do que comentários dos seus clientes relatando quão positiva foi a experiência de compra na sua loja. Essa técnica se baseia em um comportamento humano, em que a pessoa cria uma opinião sobre algo a partir da visão do outro. Sem sombra de dúvida, a prova social é um dos elementos mais persuasivos na hora de investir na criação de sites.

Peça ao desenvolvedor de sites para manter visíveis os comentários positivos, assim os novos clientes irão se sentir mais confiantes e terão menos resistência nas negociações.

O boca-a-boca ainda é uma excelente estratégia, você pode pedir para os seus clientes avaliarem sua loja no “Google Meu Negócio”, assim, quando os usuários buscarem por um produto ou pelo nome da sua loja, irão se deparar com centenas de comentários positivos e isso pode ser um fator decisivo para a compra.

Não se esqueça de deixar os comentários visíveis em cada produto. Isso irá diminuir as objeções dos seus clientes.

Faça Guest Post

Se você deseja aumentar o reconhecimento da sua marca, de forma rápida e sem ter que realizar grandes investimentos, escrever em blogs de parceiros pode ajudá-lo(a) a conquistar novos clientes.

Primeiro você deve buscar sites que possuam um público semelhante ao seu. Você pode fazer isso utilizando um operador avançado do google que é o: related, como por exemplo: related: www.ecommercebrasil.com.br. O resultado serão todos os sites que possuem um tema relacionado ao e-commerce Brasil.

Assim, você poderá identificar quais são os artigos que estão gerando mais engajamento e escrever algo ainda melhor.

Neil Patel ficou mundialmente famoso pela sua campanha “Who are Neil Patel”, onde influenciadoras postavam fotos com a frase. Com baixo investimento, conseguiu um alto alcance.
Incentive seu usuário a compartilhar nas redes sociais
Aqui estão algumas estratégias para incentivar seus clientes a compartilhar as suas compras e publicidade sobre o seu negócio.

Durante a compra, tente trocar mais informações com o usuário. Você pode usar, por exemplo, uma ferramenta como o “Tweet com mensagens automáticas”, assim ele irá compartilhar as informações da sua loja com a rede de amigos próximos.

Para evitar que o usuário pense demais, deixe uma mensagem como: “Acabei de comprar o meu (nome do produto) na loja (nome da sua loja). Estou ansioso(a) para receber. Confira outras promoções no site! ”

Além de incentivar outros usuários a comprarem, isso pode aumentar as suas vendas sem muito esforço. Já que a barreira de insegurança é quebrada pela recomendação de um amigo(a).

Utiliza alguma técnica de growth hacking no seu e-commerce? Compartilhe conosco os seus resultados. Continue acompanhando nosso blog, e conheça outras técnicas para escalar o seu negócio.

 

Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão.”

Descrição da empresa: A UpSites é uma empresa especializada na criação de sites profissionais em WordPress. Nosso trabalho envolve a criação de sites profissionais, exclusivos e gerenciáveis. Além disso, te daremos o treinamento e suporte completo para aprender como gerenciar seu site. E a melhor parte: nós apenas trabalhamos com contrato assinado! Agilidade, modernidade e utilidade, esse é o lema da UpSites!

Este texto foi escrito por um parceiro Vindi