Em um ambiente competitivo e constantemente mutável, como o da área comercial, destacam-se aqueles que sabem como aproveitar dicas de vendas para iniciantes e encontrar formas efetivas de executar tarefas. 

Recentemente, vimos a pandemia do COVID-19 reforçar, mais uma vez, a importância de um time de vendas efetivo, capaz de se reinventar e entender a melhor forma de oferecer ao cliente exatamente o que ele precisa. 

Como fazer isso? Usando algumas ferramentas-chave. De acordo com o relatório O cenário das vendas no Brasil, do LinkedIn, a tecnologia é, definitivamente, a principal delas. Não a toa, 98% dos vendedores afirmam tratá-la de forma estratégica para fechar negócios. 

Além disso, 77% dos respondentes dizem que, atualmente, utilizam o recurso com muito mais frequência do que há dois anos, o que reforça nosso pensamento de que, muito em breve, a tecnologia se tornará uma ferramenta de vendas indispensável. 

Entretanto, há, ainda, algumas outras importantes dicas de vendas para iniciantes que buscam o melhor caminho para se destacar na área comercial. 

Neste artigo, falaremos sobre 9. Quer conhecê-las? Então continue a leitura!

9 dicas para vendedores iniciantes

1. Conhecer o produto vendido detalhadamente

Pode parecer redundante, mas conhecer detalhadamente o produto vendido é a primeira das nossas dicas para vendedores iniciantes. 

Por isso, ao entrar no time de vendas, dedique seu tempo a conhecer as particularidades, diferenciais e potencialidades do produto vendido. Coloque-se no lugar do comprador e explore as funções que melhor lhe atenderiam. Faça perguntas, simule situações e busque updates com a equipe de desenvolvimento. 

Seu nível de conhecimento sobre o produto vendido transparece para o cliente em forma de domínio, clareza e empatia, três fatores de forte influência na decisão de compra. 

2. Estudar a fundo o prospect ou lead

Tão importante quanto conhecer o produto é conhecer o cliente. Afinal, o movimento do cenário de vendas, impulsionado pela transformação digital, trouxe um novo mindset, conhecido como “customer centric”, ou “centrado no cliente”. 

Aqui, o objetivo principal é garantir a melhor experiência possível para o consumidor, que está ciente de sua importância para as empresas e espera receber atenção e um atendimento de qualidade. 

A pesquisa do Linkedin, citada no começo do artigo, traz alguns dados interessantes sobre isso: 

  • 95% dos compradores acredita que o profissional de vendas precisa ter um entendimento claro das necessidades do cliente; 
  • 95% acreditam que o vendedor também precisa reconhecer o papel do comprador; 
  • 96% defendem a importância de trabalhar para atingir o público apropriado (resultado que pode ser alcançado com a união das duas primeiras dicas dessa lista!).

Pensando nisso, invista esforços em entender, de antemão, quem é seu prospect, quais suas necessidades, como ele espera obter aquilo que precisa e quais suas principais dificuldades. 

3. Aprender com os feedbacks — da equipe e do cliente

Quando falamos sobre ações parametrizáveis e métricas, entendemos que o feedback é um importante termômetro de desempenho de equipes e processos. Por isso, saber utilizá-lo para evoluir está aqui, presente em nossa lista de dicas de vendas para iniciantes.

Qualquer processo de adaptação a novas rotinas pressupõe muita tentativa e erro. E está tudo bem! O importante é utilizar os retornos da equipe, da liderança e do cliente como trampolins para desenvolver um método de trabalho mais funcional e otimizado. 

Por isso, não deixe de pedir opiniões, avaliações e feedbacks sempre que possível. Uma boa sugestão pode ser a de propor à liderança uma rotina de reuniões one-on-one (1:1), por exemplo. 

4. Ter flexibilidade para captar e entender o que o cliente deseja

Nossa quarta dica para vendedores iniciantes tem uma aplicação bastante prática. Trata-se da importância de desenvolver técnicas para tornar o atendimento mais empático e, assim, conseguir entender melhor o que o cliente deseja. 

Quando falamos em venda comercial, logo pensamos em um script pré-formatado com algumas orientações e falas essenciais para conduzir o discurso de vendas

Mas, o bom vendedor não pode parar por aí! Ele precisa saber guiar seu momento com o cliente para além do script, desenvolvendo um verdadeiro relacionamento. 

Por isso, lembre-se da palavra de ordem flexibilidade e aprenda a navegar conforme a onda do cliente. 

5. Não se apoiar na “lábia” para conseguir resultados melhores

Ao chegar na quinta dica da lista, você já deve ter percebido a importância do termo empatia para atingir melhores performances, não é mesmo? Pois saiba que, aqui, ela também pode fazer a diferença. 

Se você está se preparando para se tornar um vendedor, certamente já ouviu falar do estigma que a profissão carregou por muitos anos: profissionais cheios de “lábia”, prontos para fazer “até esquimó comprar gelo”. 

A evolução das técnicas de venda e dos objetivos empresariais fez com que esse mito caísse por terra, e que a “lábia” do bom vendedor fosse convertida em um método de vendas efetivo, baseado em dados concretos. 

Pensando nisso, lembre-se de que a relação entre consumidor/vendedor deve ser de confiança. Por isso, corte do seu script afirmações exageradas e resultados fantasiosos.

6. Exercitar a organização

Metas, números, retornos, sugestões, dados, possibilidades, scripts, listas e follow ups — ufa! A lista de tarefas de um profissional de vendas é extensa, e o dinamismo da rotina pode se tornar um dificultador se a organização não fizer parte dos planos. 

Por isso, calendarize atividades, organize o dia a dia em tópicos e revise compromissos diariamente ao chegar e antes de sair da empresa. Invista também em uma boa gestão de tempo e evite ser atropelado pelos compromissos e agendamentos. 

7. Adotar postura proativa e sugerir melhorias e ideias

Ao buscar conhecimento sobre como ser um bom vendedor, é muito importante ter em mente que um profissional completo atua em duas direções: para dentro e para fora da empresa. 

Trabalhar para fora da empresa é zelar pela imagem da companhia aos olhos do cliente. Para isso, você deve colocar em prática as nossas dicas anteriores e garantir o encantamento do prospect

Ao trabalhar para dentro, o profissional se posiciona como um agente de mudança positiva, atuando proativamente e sugerindo melhorias e ideias para tornar os processos mais fluidos e funcionais. 

Não se contente com o básico! Se o seu cargo lhe permite acompanhar de perto o foco principal da empresa, aproveite para absorver sugestões de melhorias e levá-las para as áreas responsáveis.

Além de contribuir para o crescimento da sua organização, você se destaca como um profissional engajado! 

8. Explorar cada etapa do processo de vendas com o cliente

Outro item essencial da nossa lista de dicas para vendedores iniciantes é a habilidade de encontrar oportunidades em cada etapa do processo de vendas. 

Para isso, é importante conhecer de perto a jornada do cliente. Cada uma das etapas do processo que leva à decisão de compra demanda um tipo de abordagem diferente, com argumentos e propostas específicas. 

Por exemplo, se o prospect está na fase de consideração, a abordagem deve ser mais direcionada a argumentos de convencimento, exposição de vantagens e na possibilidade de teste de algumas das funcionalidades do produto oferecido.

Já na fase decisória, a abordagem já permite um discurso mais incisivo, voltado à obtenção do serviço ou produto. 

9. Usar a tecnologia a seu favor com automação de vendas

Por último, mas não menos importante, está o uso da tecnologia a favor das vendas

A pesquisa que citamos no começo do artigo reforça que nenhum dos respondentes acredita que a tecnologia possa ser dispensada do processo de vendas. 

Para eles, plataformas colaborativas, de networking (como as redes sociais) e os CRM, de customer relationship management, são as principais ferramentas tecnológicas para apoiar a rotina. 

Os respondentes da pesquisa afirmam que 93% das soluções de CRM têm um papel relevante no momento de fechar um negócio, e mais de 60% deles gastam até 5 horas por semana com essas ferramentas.

Quanto ao uso das plataformas digitais, o cenário é semelhante: 95% consideram que elas têm papel importante ou extremamente importante na conquista de clientes.

Entre os benefícios citados para o uso das plataformas digitais e tecnologias de apoio, estão:

imagem que possui dados sobre os benefícios do uso de plataformas digitais com base na pesquisa do Linkedin

Fonte: https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/pt-br/sales-solutions/resources/pdfs/cenari-vendas-9.pdf

Com essas dicas de vendas para iniciantes, tornar o relacionamento com o cliente mais próximo e personalizado ficará mais simples. 

É preciso encarar a rotina como um aprendizado constante, entendendo, principalmente, que o cenário atual estimula a criação de uma rotina cada vez mais volátil e incerta — o que pode ser uma grande oportunidade para profissionais dispostos a pensar fora da caixa! 

Esse post foi escrito por Júlio Paulillo, CRO do Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies