Seja antes da data mais aguardada do e-commerce para planejar ou estabelecer metas, seja depois da Black Friday para avaliar os resultados, não ignore as métricas. A seguir, apresentaremos os indicadores mais importantes para você saber onde está mandando bem e onde pode melhorar.

Então, abra sua planilha e/ou separe a calculadora, pois vamos mostrar como calcular as principais métricas para medir seu desempenho. E, se a matemática não for seu forte, não se preocupe! Há calculadoras criadas para facilitar a sua vida, além de boas práticas que tornam esse processo bem fácil. Se você tiver interesse, confira tudo isso no nosso e-book sobre métricas para SaaS e clubes de assinaturas (e que também pode muito bem ser aplicado para lojas virtuais).

Taxa de conversão

Essa é uma das principais métricas usadas para avaliar o seu desempenho. Ela aponta quantas pessoas se tornam seus clientes, entre todos os que visitam o site.

Uma baixa conversão significa que você precisa fazer alterações como descrever melhor seus produtos, baixar os preços ou oferecer mais formas de pagamento.

Para calcular o percentual de conversão, aplique a seguinte fórmula:

  • Número de vendas / Número de visitantes x 100.

Taxa de abandono do carrinho

Se muitas pessoas chegam perto de finalizar a compra, mas abandonam o carrinho, você também pode ter que fazer mudanças no seu e-commerce. Um dos motivos do abandono é a falta de segurança para inserir dados pessoais ou formulários muito extensos.

O cálculo para o percentual de abandono do carrinho é o seguinte:

  • Número de visitantes que colocam produtos no carrinho / Total de compras x 100.

Ticket médio

Se você trabalha com varejo, certamente conhece essa métrica. Aqui mesmo neste e-book, ela foi mencionada algumas vezes.

Se você precisa aumentar o seu ticket médio, ofereça combos e promoções e invista em estratégias de cross-sell e upsell. O cálculo é este:

  • Valor total das vendas / Número de vendas feitas.

Taxa de rejeição

Essa métrica indica a proporção de usuários que entrou no site do e-commerce e logo saiu, sem realizar nenhuma ação. Pode indicar que você precisa melhorar o layout da página, tomar cuidado com o excesso de informações e pop-ups, ou mesmo reduzir seus preços.

Ela é definida pelo percentual de sessões de uma única página.

Custo de Aquisição de Cliente

Para o negócio que investe em campanhas de marketing digital, esta métrica é obrigatória.

Descobrindo o custo para atrair e converter cada cliente, você pode perceber se suas estratégias estão dando certo. Para fazer essa conta, basta dividir o total gasto para atrair compradores pelo número de clientes convertidos.

Quer um jeito fácil de calcular essa métrica? Basta usar a calculadora da Vindi. Além de mensurar o CAC, a ferramenta te ajuda a comparar esse dado com o LTV (o lucro gerado pelo cliente ao longo de todo o relacionamento com seu negócio).

Se você quer se aprofundar neste assunto, temos uma série de vídeos especiais que detalha as principais métricas usadas no e-commerce. Assim como o e-book que linkamos no início do capítulo, apesar de estarem aplicados em um contexto de vendas recorrentes,  estes indicadores podem muito bem dar bons insights para qualquer tipo de negócio virtual.

 

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