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O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de Março. A data foi instituída em 1962, após um discurso feito pelo presidente norte-americano John Kennedy. Que ressaltava que o consumidor tem direito à segurança,  informação, escolha e à ser ouvido. Mas, a ONU só reconheceu mundialmente a data em 1985.

Hoje, já comparam as vendas da data com a Black Friday, o que é ótimo, já que ajuda a movimentar a economia no primeiro semestre.

Dia do Consumidor no Brasil

O consumidor brasileiro é assegurado de fato por um código há poucos anos. O Código de Defesa do Consumidor foi escrito em 1990 e só entrou em vigor em 1991. Em seguida, veio a criação do PROCON, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.

As empresas tupiniquins têm olhado com carinho para esta data não faz muito tempo também. Mas, a comemoração já é considerada um forte gatilho para a economia e uma grande oportunidade para estreitar laços entre empresas e clientes.

Dicas de brindes e ações

A data é perfeita para fidelizar e cativar o consumidor, seja ele B2B ou B2C.

Mas é preciso sair do óbvio. Todas ou a maioria das empresas estão fazendo ações e aposto que você não quer ser só mais uma.

Por isso, fizemos uma lista com 10 brindes que você pode entregar ao seu cliente. Mas antes, confira algumas dicas básicas antes mesmo de escolher o presente.

  • Planejamento financeiro – Quando falamos em brindes, alguns empreendedores se empolgam e querem dar milhares de coisas para seus clientes. Isso é bacana, mas é preciso ter um planejamento financeiro e definir um budget. Faça uma média de quanto mais ou menos seu cliente investe no seu produto ou serviço. O valor investido no brinde deve seguir essa linha, para que sua empresa não saia no prejuízo e para que você consiga presentear todos seus clientes.
  • Personalize o brinde – Não estou falando apenas de colocar o logo da sua empresa em uma garrafa ou caderno. Pense com carinho no seu cliente, principalmente se você atende públicos muito distintos. Não faz sentido você escolher um presente que não atende seu cliente.
  • Faça sua marca ser lembrada – Procure escolher brindes duradouros, que façam parte do dia a dia do seu consumidor. Entregar apenas um bombom não é o ideal.

1. Caneta e Caderno

Nossa, parece clichê. Mas, principalmente, se o seu cliente for outra empresa, acredite em mim, caneta e caderno são ótimas opções. Ideais pra levar em reuniões, fazer anotações de ponto importantes, tudo isso, com sua marca presente.

2. Mochila

É um brinde mais caro, mas dependendo do número de clientes da sua empresa e o valor médio que ele investe pelo seu produto o serviço, é um presente ideal. Principalmente, mochilas para carregar notebook.

3. Bebidas

Cervejas artesanais, vinhos de qualidade e cafés gourmet são brindes muito desejados. Claro, se fizerem sentido para seu público alvo. Procure dar um toque especial na garrafa, com o logo da sua empresa ou com um copo próprio para degustar aquela bebida. Algo que depois a pessoa possa guardar, usar novamente e lembrar da sua companhia.

4. Bateria de celular portátil

Quem nunca sofreu com a bateria do celular acabando e não ter como carregar? Problemas do mundo moderno. Por isso, baterias portáteis são essenciais. Sua empresa pode investir neste brinde.

5. Caixas

Não são caixas comuns. Só quem assina um clube de assinatura sabe como é gostoso receber em casa produtos escolhidos com carinho, especialmente para você. Pense em montar um kit e enviar direto na casa do seu cliente, com produtos diversos e que foram pensados para as necessidades dele. Garanto que será um sucesso.

6. DIY

Algumas pessoas adoram colocar a mão na massa, fazer seus próprios móveis ou objetos de decoração. Monte um kit de DIY (Do it Yourself), para algum objeto personalizado que servirá para seu cliente decorar a mesa do escritório ou a cozinha, por exemplo.

7. Kit Cozinha

Como falamos acima, algumas pessoas adoram colocar a mão na massa, as vezes, literalmente na massa. Mande um kit com receita, ingredientes e mimos para a cozinha. Aproveite o hobby do seu consumidor e forneça as ferramentas para que ele aproveite.

8. Fones de ouvido

Que pause a primeira música quem nunca quebrou ou perdeu fones de ouvido. Eu sou campeã nesse quesito. Invista em um fone de qualidade e personalizado, entregue em uma caixinha bonita e seu cliente ficará muito feliz.

9. Livros

Fazer uma curadoria de grandes títulos é muito mais que brinde, é passar conhecimento e cultura para seu cliente. Ele se sentirá especial, não só por ganhar um presente, mas por saber que está recebendo uma indicação de qualidade.

Aqui na Vindi, entregamos para alguns clientes e amigos uma edição especial do Livro Recorrência, inclusive com dedicatória do nosso CEO, Rodrigo Dantas. Lembra que citamos personalização no começo do texto? Pois é! A entrega dos livros foi um grande ação de sucesso que fizemos! Economia da Recorrência10. Ingressos

Mais do que um brinde, você pode oferecer uma experiência ao seu cliente. Muitas vezes, valem mais do que um caderno ou uma mochila. O ingresso é algo que se destaca em meio aos outros brindes. Dê um ingresso de um show, um evento esportivo ou algum espetáculo, claro, sempre relacionado ao gosto do seu consumidor.

Experiências ficam guardadas para sempre na memória e proporcionar uma experiência boa, é algo que fortalece os laços.

Reunimos algumas sugestões para sua empresa utilizar nesta data tão importante. Espero que tenham gostado! Como empresa, queremos sempre ajudar empreendedores a vender mais e sempre, fidelizando seus clientes de forma recorrente!

Author

Publicitária, redatora e especialista em SEO.