O VTEX Day, no último dia 12/05, provou que o modelo de assinaturas é um grande negócio para o e-commerce tradicional. Num fórum exclusivo, para discutir e debater sobre o modelo de venda recorrente no Brasil e no mundo, alguns dos maiores cases de assinatura fizeram o evento subir o nível.

VTEX Day – Recurring Revenue Forum

A Vindi foi responsável pela sala “Recurring”, exclusiva para o mercado de assinaturas. Rodrigo Dantas, fundador da Vindi, abriu o fórum com a apresentação “A Economia da Recorrência”, contando sobre os cases e traçando um panorama atual do cenário.

vindi - a economia da recorrencia

Foto: Vindi

Após a apresentação do Joaquim Barbosa, principal palestrante do dia (ou mais aguardado) foi a vez dos fóruns começarem nos palcos. O evento inteiro parou para a transmissão do ex-ministro do STF.

Joaquim Barbosa no palco do VTEX Day.

Joaquim Barbosa no palco do VTEX Day. Foto: Vindi

Métricas Saas e o case Caelum

O primeiro a falar no “Recurring” foi Paulo Silveira, fundador da Caelum e Alura, Paulo deu uma verdadeira aula de como um negócio precisa estar preparado para crescer. Contou um pouco do case das escolas, com uma apresentação focada em métricas que todo negócio Saas e de assinaturas precisa ter.

Paulo Silveira - Caelum

Foto: Vindi

Churn, Life Time Value, Cohort entre outras métricas, foram ilustradas com o case da Alura, a escola online de tecnologia do grupo Caelum. Foi uma verdadeira aula em pleno evento.

Case Leiturinha

O Leiturinha é desde seu lançamento, um dos maiores cases de assinatura do país. Com um modelo inovador e de alto impacto nas famílias, livros infantis são distribuídos no modelo de assinatura e encantam milhares e milhares de crianças e pais em todo Brasil.

Guilherme Martins, do Leiturinha

Guilherme Martins, do Leiturinha, no palco do VTEX Day. Foto: Vindi

Segundo a subir no palco “Recurring”, Guilherme Martins, um dos fundadores, foi um dos pontos altos do evento, contando sobre o case e também sobre como escalar um negócio de assinaturas, como o clube vem fazendo. Um dos pontos altos dessa apresentação foi inclusive a história do Leiturinha, do zero até atingir os milhares de usuários nos formatos digitais e impressos.

Leiturinha - Vindi

Foto: Reprodução Leiturinha – Vindi

Case Moccato

O palco do VTEX Day também falou sobre a paixão nacional: o café.

Gustavo, da Mocccato

Gustavo, da Mocccato – deu uma aula sobre café, assinaturas e produto. Foto: Vindi

Gustavo, um dos empreendedores a frente da Moccato, o maior clube de assinaturas de café do país, foi um dos convidados por nossa equipe, para figurar o fórum de assinaturas. A Moccato é um clube que vem impactando milhares de assinantes com a entrega de cápsula em casa.

moccato

Foto: Vindi

Gustavo contou como a Moccato saiu de uma ideia para vender o café mais fresco do Brasil e como isso foi parar no modelo de assinaturas. O público pode conhecer um pouco mais sobre café especial, desenvolvimento de produtos exclusivos e também sobre a mudança no consumo das pessoas, impulsionando o sucesso do clube. Ainda foi sorteado um kit exclusivo Moccato.

Painel Streaming – Spotify e Leiturinha

A convite da Vindi, recebemos a Michelle Ramos, Head de Growth do Spotify e o Guilherme Martins, fundador do Leiturinha, para discutir o modelo de assinaturas no streaming e contar um pouco do case das empresas no painel. Foi bem rico ter duas pessoas do segmento, ainda mais de dois dos maiores cases de assinatura do mundo.

Vindi Assinaturas

Rodrigo (Vindi), Michelle (Spotify) e Guilherme (Leiturinha) no painel de streaming. Foto: Vindi

Os assuntos mais discutidos foram o formato digital impulsionando as mídias tradicionais e o modelo de distribuição de conteúdo através de assinaturas. Além disso, foi aberta ao público uma sessão de perguntas para os painelistas, que enriqueceu ainda mais o evento.

Esperamos ter esse vídeo em breve :)

Case Smartfit

Como ter um milhão de assinantes? Como conseguir escalar para mais de 5 países com um único modelo, forma de cobrança e conceito? Esse foi um dos principais motivos para a gente convidar a Smartfit a contar o case no palco do VTEX Day.

Jimmy Peixoto Smarfit

Jimmy Peixoto, o homem de inovação da Smarfit contou o case. Foto: Vindi

Jimmy Peixoto, gerente de inovação, subiu no palco para falar como uma marca nasceu há menos de uma década para transformar milhões de pessoas a se preocuparem com saúde e vida. Jimmy contou também, um pouco da história da rede de academias, que já superam 300 unidades, 900.000 alunos e que fincou a bandeira em 6 países.

Case Glambox

Desde 2011, a Glambox ensina para o e-commerce, o que é assinatura de produto. Pioneira, assim como o Clubeer, a Glambox tem um dos públicos consumidores mais exigentes do mundo e faz bonito no modelo.

image

Rodrigo Portela, CTO da Glambox fez uma apresentação muito legal sobre produto, escala e qualidade. Contou também, sobre a concorrência ter morrido durante a caminhada do clube, como eles fizeram para se diferenciar dos outros players e mostrou um vídeo muito legal das assinantes dando um depoimento real, sobre o impacto da curadoria de beleza, que o clube faz.

Rodrigo Portela, da Glambox

Rodrigo Portela, da Glambox no palco do evento. Foto: Vindi

Painel e-Commerce de Assinaturas: Glambox, Clubeer e Nerd ao Cubo

Outro ponto alto do evento, foi contar com a presença de três empreendedores que estão a frente de clubes de assinaturas de sucesso. Chamamos dois pioneiros (Glambox e Clubeer) e um novo case para contar como um clube consegue sair do zero para milhares de assinantes. Rodrigo Portela, CTO da Glambox, Alexandre Bratt, fundador do Clubeer e Diogo dos Santos, fundador do Nerd ao Cubo foram destaque no maior fórum de e-commerce da América Latina.

vindi recorrencia

Rodrigo Portela (Glambox), Diogo (Nerd ao Cubo) e Alexandre (Clubeer) foram destaque no fórum. Foto: Vindi

O Painel, que também foi mediado pelo Rodrigo, contou com a participação ativa dos convidados e da platéia que curiosa, não perdeu a chance de apreender e questionar os painelistas. Ainda rolou um sorteio exclusivo com Glambox, Clubeer e Nerd ao Cubo concedendo descontos e sorteando kits dos clubes.

O evento recebeu cerca de 9 mil pessoas que se dividiram na feira de negócios e nos palcos dos eventos. Foi a primeira vez que o VTEX Day, e um evento dessa natureza, recebeu um fórum e uma sala exclusiva para falar sobre assinaturas. Conduzir um evento dessa magnitude foi um grande prazer e desafio.

Vamos publicar brevemente os vídeos das apresentações, painéis e também as fotos oficiais do evento.

Fique ligado!

economia da recorrencia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies