Em um mundo onde a evolução dos meios de pagamento é constante, as grandes corporações enfrentam o desafio de manter sua relevância e competitividade. Neste contexto, as soluções omnichannel surgem como a evolução natural do varejo multicanal e do cross-channel, oferecendo vantagens significativas para essas empresas. 

Ou seja, o omnichannel pode ser uma importante alavanca para os negócios, ainda mais com soluções inovadoras, especialmente de pagamentos, como as da Vindi, que entram em cena para otimizar os processos de pagamento nesse novo contexto. Isso acontece, especialmente, porque permitem uma interface maior com o cliente, independente do seu perfil de consumo.

Compartilhando um pouco do que tenho visto no mercado, neste artigo falarei um pouco sobre os reais impactos que o omnichannel pode gerar para as grandes corporações, especialmente quando investem em soluções de pagamento amigáveis ao modelo.

Por que investir em soluções omnichannel

Talvez essa seja uma questão que persiste no dia a dia de muitos gestores e tomadores de decisão, sobretudo nas grandes corporações. Então, vou te deixar com algumas vantagens para pensar em como essa solução pode ajudar o seu negócio.

Primeiro, como adiantei mais acima, uma das principais vantagens das soluções omnichannel é estar próximo ao cliente, independentemente do perfil do consumo dele. Isso, para empresas maiores, cujo caminho natural é se distanciar mais do seu público, permite que mesmo grandes corporações impactem uma ampla variedade de públicos e mais, gerando neles o sentimento de que a marca realmente conhece e se relaciona com o seu cliente.

Outro ponto importante é a possibilidade de ajudar o cliente a consumir os produtos ou serviços através de canais mais rentáveis. Isso cria um relacionamento de ganha-ganha e traz benefícios tanto para o cliente quanto para a empresa.

A personalização é outro dos pontos fortes do omnichannel. Mesmo para empresas com grande volume de clientes e transações, é possível estabelecer uma relação mais 1:1 com cada um, oferecendo uma experiência única e personalizada.

Como o omnichannel ajuda a integrar e otimizar os métodos de pagamento

E se estamos falando em grandes corporações o assunto pagamentos é essencial, afinal, tratam-se de empresas que transacionam um grande volume financeiro todos os dias. Então, nos processos de pagamento as soluções omnichannel tornam-se uma estratégia igualmente importante para que as empresas integrem e otimizem seus métodos de pagamento. A ideia aqui é oferecer ao cliente a sensação de que não importa como ou com qual método ele se sente mais familiarizado, ele conseguirá executar a compra com o mesmo nível de fluidez no processo.

Se o cliente está acostumado a comprar online, ele pode pagar pelo site. Mas se preferir usar um link de pagamento através de uma rede social ou, ainda, ir até a loja física, ele também terá essas opções. Tudo isso porque o omnichannel se adapta às preferências do cliente, gerando uma experiência personalizada e reforçando o sentimento de que a marca conhece e entende suas necessidades.

Vantagens de ter uma solução omnichannel de pagamentos

Para as empresas que operam um alto volume mensal, contar com uma solução omnichannel de pagamentos pode trazer diversas vantagens. Um ecossistema como o da Vindi, por exemplo, simplifica a criação e a gestão da solução de pagamento.

Desta forma, ao utilizar um parceiro que simplifica as visões de risco, conciliação e relacionamento financeiro, sua empresa reduz a complexidade operacional e foca no que realmente a diferencia da concorrência.

A Vindi disponibiliza uma série de métodos de pagamento, tanto offline quanto online. Incluindo opções como cartão de crédito, Pix e boleto. Além disso, oferece uma variedade de fluxos de compras, como transacional e recorrência, que podem ser integrados via API ou link de pagamento.

Além disso, o time de Professional Services da Vindi auxilia as empresas na construção da melhor solução de integração. E, por estar integrada com diversos parceiros, a Vindi facilita o fluxo de conciliação, controle de fraude, notificação de cobrança e emissão de nota fiscal, otimizando assim os processos de pagamento das grandes corporações.

Finalizo este artigo deixando a percepção – e talvez a previsão – de que o futuro é omnichannel e as grandes corporações precisam inovar seus sistemas e soluções para se adaptarem a essa evolução do varejo multicanal e do cross-channel. Isso porque as soluções omnichannel permitem uma interface maior com o cliente, mais personalização, integração e otimização dos métodos de pagamento. 

Por isso, investir em uma solução de pagamentos como a Vindi pode simplificar e agilizar esses processos, permitindo que sua empresa foque em estratégia, no verdadeiro core business ao invés de lidar com processos intermediários de gestão. E sem dúvida o momento de aproveitar as oportunidades das soluções omnichannel e garantir que sua corporação esteja preparada para o futuro dos pagamentos é agora.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies