Você nunca estará livre da inadimplência. Qualquer empreendedor que resolva abrir um negócio precisa ter consciência disso. Ela é como aquele mosquitinho chato que adora perturbar quando você está relaxado. Às vezes ele perturba mais, outras menos. E ficar livre dele é quase impossível porque mesmo que você espante um, aparece outro.

Porém, mesmo não sendo possível eliminar totalmente a inadimplência, você pode (e deve!) investir em estratégias que vão reduzir os números ao máximo. Caso contrário, sua empresa corre o risco de ver o faturamento diminuindo, cada vez mais.

Você já deve ter lido por aí que a inadimplência pode ser uma das principais causas que levam um negócio à falência. Por isso mesmo é preciso dar atenção ao assunto e trabalhar para reduzir os números. Assim como você se esforça para atrair novos clientes ou na retenção dos já existentes.

Neste texto, queremos compartilhar com você como a Vindi conseguiu ajudar seus clientes a recuperarem cerca de R$ 80 milhões em inadimplência. E, ao contrário do que você talvez imagine, nem sempre é necessário grandes esforços, mas sim a ação certa.

Inadimplência no Brasil: um problema real    

Antes de mergulharmos nos principais recursos desenvolvidos pela Vindi para recuperar essa quantia, precisamos falar sobre os dados que mostram o cenário da inadimplência no país.

Não queremos assustar você ou desanimá-lo. Nada disso. Mas, é que sem saber a real situação de um problema não tem como adotar atitudes assertivas. É como tomar remédio para gripe quando, na verdade, se tem dor de dente.

Ok, chega de papo e vamos aos números.

Segundo levantamento feito pela Serasa Experian, em agosto de 2018, o número de inadimplentes no Brasil chegou a 61,5 milhões. Sendo cerca de R$ 274 bilhões a soma total das dívidas.

Além disso, um dado de atenção encontrado no estudo é que cada CPF possuía cerca de quatro dívidas, chegando a um saldo devedor médio de R$ 4.453 por pessoa.

Quando olhamos a inadimplência por segmento, percebemos que a categoria banco e cartão ficou em primeiro lugar, com 28,5% de inadimplentes. Serviços apareceu com 10,4%.

Como lutar contra ela?

E agora, como espantar esse maldito mosquitinho de perto de mim? Você está se perguntando isso?

Pois era exatamente essa pergunta que nos fazíamos aqui na Vindi. Quebramos a cabeça depois de ouvir as necessidades de nossos clientes para saber como ajudá-los a reduzir a inadimplência e não deixar que ela afete o bom faturamento.

É, claro, que cada segmento tem suas particularidades. Mas, podemos dizer que as ferramentas abaixo, em conjunto, tem sido um ótimo “repelente” para todos eles. Veja só.

Como a Vindi ajuda a reduzir a inadimplência

1 – Renova Vindi e retentativa simples

Um dos nossos queridinhos é o Renova Vindi. Ele é uma ferramenta muito eficaz para recuperar valores perdidos.

O motivo é que o cliente nem sempre fica inadimplente porque não quis ou não pode pagar sua fatura. Percebemos que em alguns casos a falta de pagamento acontece porque houve a troca, vencimento ou cancelamento do seu cartão de crédito. E ele nem sempre lembra de fazer a alteração manualmente em cada serviço que assina.

E é aí que o Renova Vindi tem sido um baita aliado para nossos clientes. Pois ele é uma tecnologia que faz a renovação dos dados do cliente de forma automática. Então, se houve mesmo essa mudança, o sistema é capaz de encontrar os novos dados do cartão e fazer a cobrança no mesmo momento, já atualizando as informações para o próximo mês.   

Já a Retentativa Simples é uma solução que pode ser usada pontualmente. Por exemplo, se não foi possível fazer o débito na data de vencimento, você pode agendar uma nova tentativa nos próximos dias.

2 – Comunicação automática

No dia a dia de uma empresa, existem diversas tarefas que precisam ser feitas. Sendo assim, quanto mais clientes você tem, mas difícil é entrar em contato com cada um deles.

Toma muito tempo avisar cada um que a fatura está disponível ou mesmo que o pagamento não aconteceu na data prevista. E, precisamos lembrar que as pessoas esquecem sim de pagar suas contas. Ainda mais com a rotina corrida dos dias atuais.

Então, a comunicação automática se torna uma super aliada na hora de evitar a inadimplência.

Foi, por isso, que incluímos em nossa plataforma de pagamentos a opção de envio de e-mail e SMS automático. Assim, nossos clientes conseguem agendar o envio em massa, mas com a possibilidade de personalizar a mensagem, prezando a boa comunicação e a experiência do consumidor.

3 – Painel de administração

Tomar ações rápidas é uma ótima maneira de reduzir a inadimplência. Mas, essas ações precisam ser baseadas em dados confiáveis.

Para oferecer agilidade e precisão aos clientes da nossa plataforma, desenvolvemos um painel administrativo que informa, logo na primeira página, os principais dados do seu negócio.

É visual e ágil ver quantos clientes estão inadimplentes. Diante disso, com um clique você pode gerar um relatório ou escolher agendar uma comunicação avisando-os que o prazo de pagamento expirou.

4 – API inteligente

A API de pagamento da Vindi foi desenvolvida por quem entende e é apaixonado pelo assunto. Por isso, ela é uma das mais completas do mercado.

Dá para criar o checkout mais intuitivo e “bonitão” que você tem em mente porque a documentação é flexível e rápida de integrar. Além disso, ela serve para negócios de assinatura, serviços ou e-commerces.  


Segurança também conta

Você precisa se preocupar com isso. É um dos pontos primordiais para qualquer negócio que lide com dados sensíveis do cliente, como número de cartão de crédito etc.

Oferecer segurança mostra que você se preocupa com o seu consumidor, o que passa mais credibilidade para sua marca e aumenta a fidelização. Mas, também, segurança é vital para você evitar de ter problemas com fraudes e chargebacks.

Quem usa nossa plataforma de pagamentos pode se integrar facilmente com um antifraude. Além disso, nós temos a pontuação máxima do PCI Compliance, a principal certificação de cartões do mercado.

Afinal, a inadimplência pode acontecer porque os dados do cliente foram roubados de seu sistema. Segurança também conta.   

R$ 80 milhões e continua…

Ao longo desse texto queríamos mostrar a você a importância de criar estratégias que vão diminuir a inadimplência em seu negócio, independente do segmento.

Além disso, compartilhamos alguns dos nossos recursos. São eles, em conjunto, que tem ajudado nossos mais de 4.500 clientes a espantar aquele mosquitinho chato. No total, podemos dizer que cerca de R$ 80 milhões que seriam perdidos em inadimplência foram recuperados.

E nossa missão não chegou ao fim, ela continua. Se você quer entender melhor como também podemos ajudar você com a inadimplência, entre em contato agora mesmo e vamos conversar!Fale com um especialista Vindi