O final de Maio comprovou a estabilidade que alguns segmentos haviam alcançado durante todo o mês, tanto para os segmentos que estavam em queda quanto para os que estão em crescimento. No Vindi Insights de hoje, você vai conferir uma análise dos meses de Abril e Maio, além do comparativo detalhado entre os dias 24/05 à 30/05 e o mesmo período do mês anterior.  

No Brasil, um balanço feito pela Economática ressalta os sinais da melhoria econômica, quando comparado com os primeiros 15 dias de crise por aqui. Analisando algumas companhias brasileiras de capital aberto no primeiro trimestre, foi possível notar que a recuperação foi grande, mas a disparada do dólar fez com que as empresas, no geral, tivessem uma redução de 70% do seu lucro líquido, mesmo tendo um reforço de caixa de R$ 110 bilhões

A melhora  nas vendas foi significativa, acumulando R$ 329 bilhões em 2020 (sendo R$ 220 no comparativo com 2019) na sua geração de caixa. Ou seja, o aquele valor que toda empresa precisa ter disponível para receitas em curto prazo . Isso corresponde a uma alta de 49,4%. Também segundo o estudo, o lucro operacional aumentou em 30% durante o período,  registrando um valor de venda de produtos e serviços de R$ 336,8 bilhões, o que significa uma alta de 8%.

Entretanto, apesar do resultado positivo em caixa e do lucro obtido nas vendas, a situação dessas empresas não é boa. Isso porque, com a alta do dólar, o valor das dívidas anteriormente obtidas, também foi elevado, o que ocasionou a derrubada no lucro em 70%. Para esse levantamento, foram analisadas 183 empresas que possuem ações na B3 e que abriram seus resultados financeiros até o dia 1 de Junho. 

Insights sobre os principais segmentos da Vindi

Apesar da crise, alguns segmentos estão crescendo, principalmente os que apostaram em estratégias online para continuar vendendo. Na análise do Vindi Insights, podemos perceber que o mês de Maio já superou os valores atingidos em Março, apontando uma recuperação diante da crise. 

TPV Vindi

TPV de Maio x início da crise

Na Vindi, o TPV de maio já superou os valores atingidos em Fevereiro e Março, mostrando recuperação da crise. O mix de segmentos se alterou para refletir o novo normal, tendo um aumento de +13% no comparativo mensal.

TPV Vindi

O número de transações também acompanhou a alta do TPV, sendo  +1,7% maior que o do mês de Abril. É importante lembrar que o mês de Abril também tinha sido bom para alguns segmentos. Com a superação dos resultados em Maio, é possível notar uma constante no crescimento de alguns segmentos, que conseguem melhorar seus resultados a cada mês. 

Insights: comparativo dos meses de pandemia

Aqui, podemos notar que o TPV da Vindi sofreu uma leve queda, de -3%. A última de semana de Maio foi a primeira dentre as seis semanas anteriores a apresentar um TPV inferior ao mesmo período equivalente do mês anterior. Apesar da queda pequena, a performance total do mês de Maio ainda é superior a de Fevereiro, Março e Abril. Esses dados reforçam a tese de que o pico da crise, possivelmente, acabou em meados de Abril.

Gráfico comparativo meses

Vindi Insights: segmentos que cresceram e encolheram

Fitness -19%

Durante a crise, o segmento Fitness encolheu pela metade quando comparamos o TPV de Maio com Fevereiro. Para muitas empresas, manter metade do faturamento, em um contexto em que as academias estão fechadas, não é de longe o pior cenário. Isso porque, a queda chegou a ser maior no início da crise. Mas, o segmento conseguiu ter uma leve recuperação ao implementar algumas estratégias que ajudam o fluxo de caixa a continuar rodando.

Insights para o segmento fitness: as pessoas não vão voltar ao seu ritmo normal de atividades físicas agora. Por isso, sua empresa precisa focar no futuro, quando a pandemia acabar. Para isso, vale a pena investir em promoções agora que garantam inúmeras vantagens para os alunos depois. Dessa forma, você tem uma entrada de caixa (mesmo que seja mínima) e garante que, quando a crise acabar, o seu número de alunos não estará reduzido. 

Insights Fitness

 

SaaS -14%

Embora o TPV SaaS tenha encolhido -14% de Abril para Maio, o segmento ainda demonstra potencial de expansão. Isso porque, o segmento, possui uma natureza digital e recorrente, o que ajuda as empresas a se manterem resilientes mesmo durante essa crise. No caso de SaaS,  a queda constante pode ser associada a um nicho específico.

Insights para SaaS: mais do que nunca as pessoas e as empresas precisam dos softwares para trabalharem se manterem em contato com familiares e amigos. Nesse caso, é importante que a sua empresa SaaS foque em agregar valor ao seu serviço. Não é por acaso que a Zoom, plataforma de serviços de conferência remota, teve um aumento de +354% no seu número de assinantes. Fique de olho na concorrência e pense fora da caixa. Infográfico SaaS

Estética e beleza TPV +4,2%

Curiosamente, estética e beleza continua crescendo em TPV ao longo dos últimos meses. O volume financeiro em Maio foi 24% superior a fevereiro. Neste período,  o número de empresas usando a Vindi também cresceu, o que mostra uma preocupação das empresas em oferecer pagamento online para seus clientes.  No comparativo entre os dias 24 à 30 de Maio, com o mesmo período de Abril, o crescimento foi de +4,2%

Insights para o segmento: notamos dois fatores que influenciaram no aumento constante do TPV de Estética e Beleza nas últimas semanas: por terem um formato offline, muitas empresas enxergaram nas vendas online uma chance de continuarem movimentando seu caixa. Além disso, a criação de planos recorrentes para serem usados pós pandemia foi uma boa jogada não só para conquistar novos clientes, mas para fidelizá-los.Estética Maio

E-commerce +13%

Apesar da natureza digital do E-commerce intuitivamente indicar que o segmento iria crescer durante o período de isolamento social, na Vindi o TPV dos clientes desse setor encolheu 5% entre Fevereiro e Maio. Entretanto, na comparação entre os dias 24 à 30 de Maio, com o mesmo período de Abril, o aumento foi de +13%. A expectativa é que, com a proximidade do Dia dos Namorados, o TPV continue a crescer nesta semana. 

Insights para o E-commerce: de todos os segmentos, este é o que estava mais preparado para performar bem durante a crise. Para otimizar as vendas do setor, é preciso focar em estratégias de marketing para aquisição e retenção dos clientes, além de descontos e brindes nas compras.Insights gráfico e-commerce

Clubes de Assinatura +25%

Os Clubes de Assinatura vem crescendo, mensalmente desde, o início da crise. O crescimento acumulado de TPV do segmento entre Fevereiro para Maio foi de +67%.  Além da sua natureza digital, os Clubes de Assinatura também trabalham no modelo recorrente, o que diminui a fricção do pagamento (uma vez que as assinaturas são cobradas pelo cartão de crédito) e ajuda as empresas a terem maior previsibilidade de caixa, uma vez que sabem quantos clientes pagantes eles possuem no mês. No comparativo entre os meses de Maio e Abril, o crescimento do setor foi de +25%

Insights para os Clubes de Assinatura: assim como os e-commerce, o foco dos clubes deve ser em agregar valor ao produto, uma vez que um dos grandes diferenciais dos Clubes é a excelente curadoria. Invista de mídias e aumente o alcance das suas campanhas. Além disso, também é válido oferecer descontos nas assinaturas trimestrais, semestrais e anuais. Gráfico clubes assinatura

Educação +48%

No comparativo entre o período de 24 à 30 de Maio, com as mesmas datas de Abril, o crescimento do TPV de educação foi de 48%. Em junho é esperado que o TPV de educação volte a patamares similares aos meses anteriores. Isso mostra que o setor está conseguindo se adaptar à crise e criando ações que potencializam suas vendas e retenção de clientes.

Insights para o setor: um grande desafio para Educação foi transformar seu conteúdo presencial em online. Entretanto, muitas escolas e cursos fizeram isso com maestria. A dica para este segmento é investir na qualidade da transmissão das informações, bem como no preparo dos professores, uma vez que a dinâmica das aulas vai ser alterada. 

Insights gráfico Educação
Mais insights, mais informações

Mesmo com o crescimento tímido de alguns segmentos, é possível notar que pico da pandemia já foi deixado para trás. Agora, as empresas estão focadas em sua recuperação. Os clientes Vindi, além de contarem com todos esses Insights, também possuem algo que os destaca do mercado: a utilização de uma plataforma de pagamentos que auxilia tanto na cobrança quanto gestão financeira do negócio.

Quer saber mais sobre a plataforma e ter insights sobre como ela pode ajudar o seu negócio a se recuperar também? Então clique aqui!