TikTok Ads é a ferramenta para criar anúncios nesta rede social que vem fazendo sucesso entre consumidores e anunciantes por ser perfeita para o community commerceCom um bom planejamento, você pode alavancar conversões em qualquer etapa da jornada de compra e ainda ter usuários ajudando a divulgar seus produtos.

Segundo dados divulgados pelo TikTok, 56% dos usuários afirmam que descobriram novos produtos e marcas com anúncios na plataforma. Para seu negócio aproveitar bem essa tendência, vamos explicar aqui o que é TikTok Ads, como funciona e tudo o que você precisa fazer para anunciar nesta ferramenta.

Você vai ver que há diversas modalidades, que servem desde as grandes multinacionais até as empresas mais modestas. Então continue lendo e conheça essa forma promissora de anunciar na internet.

O que é TikTok Ads?

TikTok Ads é a modalidade de publicidade paga do TikTok. Ela tem um funcionamento semelhante ao de plataformas como Google Ads e Facebook Ads, mas com várias particularidades específicas desta rede social.

Além de contar com opções de segmentação bem detalhadas, a ferramenta usa a inteligência artificial para encontrar potenciais compradores adequados aos anúncios.

A tela do Gerenciador de Anúncios pode variar conforme o conhecimento do anunciante. Ou seja, quem não tem muita experiência com publicidade paga pode criar suas campanhas em um ambiente mais simples. Já o anunciante com mais afinidade a esse tipo de sistema pode ter mais controle sobre suas campanhas e depender menos dos algoritmos.

Outra característica importante do TikTok Ads é a geração de relatórios pré-definidos, que permitem uma visualização do desempenho completo dos anúncios.

Como funciona o TikTok Ads?

Os anúncios no TikTok Ads podem ser vídeos com duração de 5 segundos até 1 minuto e podem ser montados com imagens e diferentes gravações, diretamente no Gerenciador de Anúncios.

Há vários tipos e formatos de vídeos, além de outras funcionalidades voltadas a empresas de grande porte. Em relação ao momento em que o anúncio aparece para o usuário, principais tipos são:

  • In-Feed Ads: esse é o mais comum, em que os anúncios aparecem no feed da aba “For You” (Para Você), uma das duas opções no topo da tela
  • TopView: nele, os vídeos aparecem imediatamente após o usuário abrir o TikTok pela primeira vez no dia.

Esses anúncios podem ter formatos diferentes, como:

  • Image Ads: podem ser criados no Gerenciador de Anúncios e rodam nos aplicativos BuzzVideo, TopBuzz e Babe, que pertencem à família de apps do TikTok
  • Video Ads: esse é o modelo mais usado, que inclui um vídeo, um texto e uma imagem de display de anúncio, marca ou aplicativo
  • Spark Ads: tem aparência de anúncio orgânico e permite que o usuário acesse o perfil do criador de conteúdo.

Anunciantes de grande porte ainda têm outras alternativas, como:

  • Branded Hashtags: dá acesso exclusivo a determinada hashtag, usada para incentivar geração de conteúdos relacionados à marca ou ao produto
  • Brand Takeovers: reúne In-Feed Ads, TopView e Branded Hashtags, com o diferencial de que apenas uma campanha assim é veiculada por dia
  • Branded Effects: usa efeitos de marca como stickers e iniciativas de realidade aumentada para estimular a interação com a comunidade.

Algumas dessas funcionalidades podem não estar disponíveis em alguns países.

Quais as vantagens de usar o TikTok Ads?

O TikTok Ads tem benefícios que tornam seu uso diferenciado em relação a outras plataformasVeja alguns a seguir.

  • Variedade de formatos: embora o app seja voltado para o uso vertical, os vídeos de anúncios podem ser horizontais ou quadrados
  • Possibilidades de interação: o TikTok é totalmente idealizado para estimular a interação dos usuários com as marcas e seus criadores de conteúdo
  • Direcionamento do usuário: o usuário pode ser direcionado diretamente para o site do anunciante
  • Opções de criação: a plataforma conta com um kit completo para a criação de vídeos 
  • Automatização: usuários com menos experiência podem usar a Otimização de Criativos Automatizada para que os algoritmos identifiquem a melhor forma de publicar seu conteúdo
  • Multiplataformas: além da própria rede social, os anúncios também são veiculados em plataformas como BuzzVideo, TopBuzz e Babe, da mesma empresa
  • Segmentação: o TikTok permite um direcionamento altamente preciso da sua publicidade
  • Dados detalhados: a plataforma conta com ferramentas que permitem a geração de relatórios conforme sua escolha.

Em seguida, vamos mostrar alguns valores e formatos de cobrança pelas campanhas.

Quanto custa anunciar no TikTok?

Para o formato In-Feed Ads, o TikTok Ads funciona por um modelo de lances dinâmicos, conforme três métricas:

  • Custo Por Clique (CPC)
  • Custo Por Mil Impressões (CPM)
  • Custo Por Visualização (CPV).

O usuário seleciona qual métrica vai adotar, de acordo com o objetivo do anúncio, como em outras plataformas semelhantes. 

O controle de gastos pode ser diário ou ter um limite total. O custo inicial por campanha é de US$ 50 diários, enquanto o investimento mínimo para grupos de anúncio é de US$ 20 diários.

A duração máxima das campanhas é determinada por um cálculo de acordo com o número de dias escolhidos, mas é claro que as alternativas mais voltadas a grandes negócios têm valores diferenciados.

Os Brand Takeovers têm um custo médio de US$ 150 mil por seis dias, enquanto a modalidade Branded Hashtags pode custar até US$ 50 mil por dia de divulgação. Os Branded Effects também custam um valor alto, já que envolvem o contato com o suporte da empresa.

Como criar TikTok Ads?

Criar anúncios no TikTok formato In-Feed Ads é bem simples, mas é preciso fazer uma série de configurações antes de começar a usar a ferramenta. Por isso, vamos mostrar rapidamente o que fazer em cada processo.

Como configurar o Gerenciador de Anúncios

Antes de começar a criar suas campanhas, é preciso criar seu perfil e inserir seus dados no Gerenciador de Anúncios. Em resumo, funciona assim:

  1. Crie seu login: preencha seus dados de contato na página do Gerenciador de Anúncios, clique em “Enviar código”, leia os termos e condições (se quiser) e selecione “Sign Up”
  2. Abra sua conta: preencha os dados da sua empresa, confira as informações e selecione “Registrar”. Preste atenção ao fuso horário, que depois não pode ser alterado (o de Brasília é GMT-3)
  3. Identifique sua empresa: após o primeiro login, preencha mais dados do seu negócio na janela pop-up e revise as informações 
  4. Escolha a forma de pagamento: selecione entre manual ou automática, se a segunda opção estiver disponível, e clique em “Enviar”.

Ainda é preciso esperar pela aprovação da conta antes de avançar para o procedimento seguinte.

Como criar uma campanha

Com a conta aprovada, é hora de criar sua primeira campanha. Veja como no passo a passo a seguir.

  1. Selecione a categoria: entre Reconhecimento (se o objetivo é apenas mostrar o anúncio), Consideração (para direcionar a uma página ou download de app, maximizar views de um anúncio ou coletar informações) ou Conversão
  2. Defina o orçamento: após inserir o nome da campanha, estipule o valor limite para seu grupo de anúncios
  3. Escolha onde seus anúncios vão aparecer: pode ser no feed do TikTok, BuzzVideo, TopBuzz, NewsRepublic e Babe ou na rede de anúncios de audiência. Há também uma opção de permitir divulgação automatizada
  4. Automatize (se quiser): escolha se quer usar a Otimização de Criativos Automatizada, em que a inteligência artificial cria combinações de suas imagens, vídeos e texto
  5. Segmente: use filtros como localização, idade, gênero, idioma, interesses e comportamentos
  6. Selecione o objetivo de otimização: entre conversão, cliques e alcance
  7. Defina a estratégia de leilão: entre limite de lance, custo de lance e menor custo
  8. Determine o tipo de entrega: a forma padrão divide o valor orçado ao longo das datas, enquanto a acelerada gasta o budget o mais rápido possível
  9. Crie seu anúncio: escolha entre imagem, vídeo e Spark, faça upload do seu material e use o Gerenciador de Anúncios para criar um vídeo. Se for criar o Spark, você precisará de um código fornecido pelo criador do conteúdo.

Realizando esses passos, basta esperar um processo de aprovação da própria campanha.

Como impulsionar seu conteúdo

Para promover um conteúdo preexistente, você precisa seguir estas etapas:

  1. Entre nas configurações, selecione as ferramentas de criador e clique em “Promover”
  2. Escolha o vídeo a ser impulsionado
  3. Selecione seu objetivo (aumentar o número de visualizações, seguidores ou visitas em uma página)
  4. Segmente sua audiência
  5. Selecione orçamento e duração
  6. Preencha os dados de pagamento.

Depois disso, é só começar a rodar o impulsionamento.

O que é TikTok Shopping Ads

TikTok Shopping Ads é uma nova ferramenta, apresentada em agosto de 2022, para dar novas funcionalidades aos anunciantesDe acordo com a plataforma, o objetivo é aumentar as possibilidades de exibição dos catálogos de produtos das empresas, para que as marcas possam alcançar clientes em diferentes momentos da jornada de compra.

O Shopping Ads é dividido em três formatos de publicidade:

  • Video Shopping Ads: permite que o anunciante destaque um ou mais produtos no feed da aba “Para você”, exibindo vídeos com links de compra a usuários conforme seus interesses, com a criação automática de landing pages
  • Catalog Listing Ads: permite promover o catálogo de itens como “Produtos Recomendados” ou “Produtos Recomendados” no feed “Para você”, sem precisar postar vídeos
  • LIVE Shopping Ads: permite impulsionar produtos pelo feed “Para Você” durante uma transmissão ao vivo.

Além de aumentar as formas de exibição de anúncios, a nova modalidade é diferente do TikTok Ads por permitir a apresentação de diversos produtos de uma vez

Quando o TikTok Shopping Ads chega ao Brasil?

Apenas o Video Shopping Ads está disponível para testes no Brasil. 

O Catalog Listing Ads passa por testes nos Estados Unidos – ou para anúncios com segmentação naquele país. Já o LIVE Shopping Ads é testado no Reino Unido, Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã – países que contam com o TikTok Shop – e por contas convidadas nos Estados Unidos.

A empresa não divulga um prazo para o funcionamento dos outros dois formatos no país e afirma que a disponibilização é gradualEnquanto isso não acontece, aproveite para melhorar sua estrutura de cobranças.

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