A tecnologia de pagamento via celular está trazendo mais praticidade aos consumidores e clientes, e muito mais poder de venda a lojistas.

Além disso, o tema tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo no mundo, onde soluções inovadoras e de fácil acesso ganham espaço todos os dias.

Dessa forma, veremos neste artigo como os setores estão se adaptando para dar espaço às novas tecnologias de pagamento via celular. Aproveite a leitura!

A tecnologia de pagamento via celular chegou para ficar?

Em 2020, os pagamentos digitais cresceram em nível exponencial desde que a COVID-19 chegou em nosso país.

Dados da Minsait Payments mostraram que esse crescimento já vinha sido percebido nos últimos anos. 

Segundo a pesquisa, os brasileiros triplicaram o uso de pagamentos por dispositivos móveis de 2018 para 2019. 

Em 2018, apenas 8% dos consumidores declararam ter usado esse meio de pagamento mês pesquisado. Já em 2019, esse percentual subiu para 21%.

E, com um potencial de que 1 bilhão de pessoas paguem por aproximação até o final do ano, fica claro que a expansão será mais rápida do que as previsões, que já são otimistas.

Quais são as opções de pagamentos via celular?

Basicamente, uma tecnologia de pagamento via celular transfere todo o fluxo de transação de pagamentos para os meios digitais. 

Dessa forma, você não disponibilizará dinheiro físico ou cartão para receber aquele valor, mas usará uma plataforma que fará tudo isso em poucos segundos.

Entre as mais conhecidas no mercado, podemos destacar:

Pagamento por SMS

 Os pagamentos por SMS estão cada vez mais populares no mercado e, hoje em dia, é possível até mesmo fazer cobranças com o uso dessa tecnologia.

Para isso, basta ter um celular que seja capaz de enviar SMS e ter um serviço que ofereça essa solução e gere um link de pagamento seguro para os clientes daquela empresa.

Hoje, vemos muitas empresas, de diversos segmentos, utilizando esse serviço. Até mesmo ONG’s e fundações fazer pagamentos via SMS, comprovando a efetividade do modelo.

QR Code 

O Código QR (Quick Response) é uma aplicação em código escaneável e totalmente personalizável, onde os dados são criptografados assim que a transação começa.

Para que ele funcione, é necessário que o cliente tenha um smartphone com câmera. Ao apontar para o código, ele redireciona automaticamente para a página de pagamentos ou já efetua a transação, dependendo da tecnologia.

Internet Banking 

As transações e transferências digitais já movimentam uma boa parte do mercado, onde é possível transferir valores e pagar contas através do aplicativo do banco instalado em um smartphone.

Além disso, nas próximas semanas teremos o lançamento oficial do PIX, os Pagamentos Instantâneos do Banco Central. Dessa forma, o modelo de pagamento por aplicativos de instituições financeiras logo ganhará outros capítulos na história.

Carteiras Digitais 

Diferente do exemplo acima, as carteiras digitais são ambientes online que não necessitam de dados bancários para efetuar uma transação. É uma excelente opção para quem não tem uma conta em banco, por exemplo.

Dessa forma, algumas empresas, como a Paypal, estão se destacando com essa tecnologia de pagamento via celular. Basta ter um celular conectado e o cadastro em uma empresa que ofereça esse serviço.

Maquininhas de cartão 

Atualmente, existem algumas maquininhas de cartão que oferecem pagamentos por aproximação e que não precisam mais de senha para funcionar.

Elas são as preferidas para pequenos empreendedores, que se locomovem pela cidade e preferem uma opção física e ágil, que cabe no bolso. 

Além disso, as taxas de transação também costumam ser menores para pequenos comerciantes.

Pagamento via WAP

Pagamentos WAP são realizados por Wireless Application Protocol, uma solução de conexão pela internet muito utilizada em smartphones e tablets.

Com um pagamento WAP, é possível acessar sites, lojas virtuais e fazer o pagamento autorizando uma das formas de pagamento online oferecidas pela empresa. 

Dessa forma, o cliente pode escolher cartão de crédito, cartão de débito, débito em conta, boleto bancário, débito na conta do celular ou até mesmo uma carteira digital.

A tecnologia de pagamento via celular é segura?

Em primeiro lugar, existe o NFC (Near Field Communication) por trás de uma tecnologia de pagamento via celular.

Com o NFC, é possível realizar transações seguras por todos os modelos, incluindo celulares, pulseiras e outros gadgets. No entanto, é necessário fazer a integração com o smartphone de quem disponibilizará o serviço, que precisa ser compatível.

Dessa forma, essa tecnologia é segura exatamente porque consegue criptografar os dados sensíveis e levar essas informações com o máximo e exatidão.

Essas opções são realmente atrativas para determinados públicos, como empreendedores que estão  começando a jornada do seu negócio. 

Mas, se você já tem uma empresa consolidada, uma plataforma de pagamentos é essencial para que você consiga fazer seus pagamentos digitais com segurança e muita praticidade!

Se esse é o seu caso, a Vindi é a melhor solução para você! Agora que você já sabe tudo sobre tecnologia de pagamento via celular, clique no banner abaixo e veja como a nossa plataforma funciona!