Mais de 200 MIL PESSOAS sabem como vender mais e sempre.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.

Contar com um sistema de pagamento online eficiente é a melhor forma de oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor. Sendo assim, na hora de buscar a solução perfeita, o melhor é escolher aquela que atende melhor não só as suas necessidades, mas também do seu potencial cliente.

Vivemos num momento em que já é possível pagar praticamente tudo virtualmente, sem precisar, muitas vezes, ter dinheiro no bolso ou lembrar seus dados do banco. Com o avanço da tecnologia, a cobrança manual dá espaço para a automatizada. E isso traz diversos benefícios para você, como empreendedor, e, também, para seus consumidores.

É sobre isso que vamos falar ao longo deste texto; o que é sistema de pagamento online, como escolher o seu e as principais vantagens de usar uma plataforma de cobrança. Continue lendo!

O que é sistema de pagamento online?

Antigamente, era difícil imaginar que um dia poderíamos pedir comida, transporte privado ou mesmo pagar sua academia online. Sem precisar ter dinheiro na carteira ou mesmo enfrentar filas em bancos para quitar boletos e outros documentos de cobrança.

Mas, hoje, esse cenário já é realidade e fica para trás quem ainda não tem um sistema de pagamento online para receber de seus clientes.

Dito isso, então é hora de responder o que é um sistema de pagamento online? Pois a resposta é mais simples do que você imagina.

Um sistema de pagamento online é uma plataforma que permite você receber de seus clientes pela internet. Para funcionar, essa solução precisa ter uma tecnologia de recebimentos envolvida, como um gateway de pagamento.

Pois, é por meio dessa solução que você estará apto a aceitar cartão de crédito, débito em conta e transferência bancária.

Como funciona o gateway de pagamento   

O gateway de pagamento é o responsável por conectar o seu negócio com as operadoras de cartões e bancos. Sendo que é essa ferramenta que vai realizar todas as transações, desde de o momento em que os dados do consumidor é fornecido até a confirmação da compra.

Muitas vezes, nos referimos ao gateway de pagamento como a “maquininha de cartão invisível”. Pois ele também tem a funcionalidade de se comunicar com as operadoras e bancos. Porém com a diferença que seu funcionamento é todo virtual. Sendo assim, sem o uso físico dos cartões.

Vantagens de um gateway de pagamento

Essa tecnologia tem diversos benefícios, mas aqui vamos citar três deles:

  1. Multiadquirência – com uma única ferramenta, você tem flexibilidade para trabalhar com mais de um adquirente (Cielo, GetNet, Rede etc).  
  2. Integração com antifraude – é possível contratar uma empresa especializada em evitar fraudes. Importante, principalmente, para e-commerces.
  3. Emissão de nota fiscal automatizada – em poucos segundos é possível emitir o documento.
  4. Variedade de meios de pagamento – usar um gateway permite que você aceite as mais diversas bandeiras de cartão de crédito. Além de uma ampla variedade de bancos.

Quem pode usar um sistema de pagamento online

O mais óbvio são as lojas virtuais. Mas, você está enganando se acredita que apenas o e-commerce pode aproveitar as vantagens de um sistema de pagamento online.

Como já comentamos, cada vez mais serviços estão disponíveis pela internet. Por isso, veja abaixo os principais segmentos que podem contar com um sistema de pagamento online.

Educação

Escolas de idiomas, universidades e instituições de educação podem contar com uma plataforma de pagamento conectada ao seu site. Com isso, as matrículas podem ser pagas pela internet. E as mensalidades passam a ser recebidas de forma automatizada.

Academias

Espaços de ginástica, musculação ou mesmo aulas, como dança, também podem aderir a um sistema de pagamento online. Com isso, o cliente tem a facilidade de fechar uma matrícula em seu cartão de crédito e pagar suas mensalidades pelo mesmo meio. Essa alternativa ao boleto bancário aumenta a taxa de adesão.

Estacionamentos

Existem diversos estacionamentos que aceitam mensalistas. Com isso, contar com um sistema de pagamento online facilita o recebimento das mensalidades. Pois a cobrança será automática.

E-commerces e clubes de assinatura

Esses dois segmentos dependem de um sistema de pagamento online para cobrar seus clientes. Então, a principal atenção é qual plataforma de pagamento atende melhor suas necessidades.

Diversos serviços

Além das opções que citamos acima, empresas que oferecem serviços de transporte, como a Uber, ou de entretenimento, como a Netflix, também precisam de um sistema de pagamento online para receberem por seus serviços.

A verdade é que praticamente qualquer segmento hoje em dia já pode aderir ao pagamento online.

Pagamento recorrente

Como você percebeu, muitos dos segmentos que abordamos nesse texto precisam cobrar seus clientes todo mês. Essa cobrança contínua também é chamada de cobrança recorrente ou pagamento recorrente.

Para esses casos, é importante contar com um sistema de pagamento online que tenha expertise no recebimento de mensalidades e planos. Pois algumas funcionalidades vão facilitar o dia a dia do seu negócio.

Uma delas é automatizar o recebimento das mensalidades. Se você precisa receber de um mesmo cliente, tornar essa tarefa automática vai evitar erros humanos, além de salvar tempo. É mais prático e permite que você foque seus esforços em outras tarefas essenciais, como trazer mais clientes ou melhorar o atendimento.  

Além disso, um sistema de pagamento online para a recorrência permite que você tenha melhor organização financeira. Sendo possível gerir com facilidade clientes inadimplentes.  

Se você quer entender mais sobre pagamento recorrente, não deixe de ler nosso artigo Guia completo do pagamento recorrente.

Sistema de pagamento online é seguro?

Não é difícil ouvirmos casos de fraudes e roubos de dados pela internet. Por isso, é importante escolher um sistema de pagamento online que esteja preparado para lidar com o assunto.

Procure sempre parceiros que tenham o PCI Compliance, uma das maiores certificações de segurança do mundo. Com ela, informações sensíveis ficam protegidas por meio de tokenização e outras medidas.

Além disso, um sistema de pagamento online que permite você integrar com o antifraude de sua preferência vai deixar suas transações seguras.

Como escolher um sistema de pagamento online  

Escolher um sistema de pagamento online que possa atender suas necessidades e crescer junto com o seu negócio é importante.

Para isso, na hora de contratar uma plataforma, procure quem conhece o mercado. Além de oferecer segurança, flexibilidade e ferramentas que vão facilitar o seu recebimento de pagamentos pela internet.

Não há dúvidas que um sistema de pagamento online vai facilitar a sua cobrança, além de aumentar as taxas de adesão, fidelização e diminuir a burocracia.

A Vindi, em parceria com seus clientes, construiu uma dos sistemas de pagamento online mais completos e flexíveis do mercado. Se você precisa de ajuda, entre em contato com a gente!

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.