Você deve estar se perguntando: o que é esse tal de PDV?

Simples:  PDV é a sigla para “ponto de venda”, espaço em que as empresas vendem seus produtos e/ou serviços, podendo ser estabelecimento próprio ou compartilhado, loja física ou online, que venda apenas uma marca ou multimarcas – de qualquer forma o objetivo central do PDV é: fechar negócio.

O PDV é muito importante para o sucesso de um negócio, pois é onde você receberá seus clientes, mostrará os produtos e persuadirá seu consumidor a finalizar a compra. É ali que a tomada de decisão acontece, então é essencial para as estratégias de marketing e ações de vendas.

Porém, PDV também pode representar um sistema de pagamento conhecido também como “frente de caixa” e que possui uma série de integrações (inclusive com maquininha de cartão).

Se você tem interesse em melhorar seus lucros e aumentar as vendas (saiba que ambas ações passam por um PDV), o post de hoje é todo pensado para ajudar seu empreendimento e foi produzido pelo Bling, sistema ERP que descomplica o seu negócio e parceiro Vindi. Acompanhe! .

O que é um PDV?

O PDV  que muitas vezes é chamado de sistema de frente de caixa é a ferramenta que registra as vendas e emite notas e cupons fiscais, auxiliando a empresa na hora de o cliente realizar sua compra. Mas, além disso, esse software possui outras funcionalidades:

  • Identifica o método de pagamento escolhido;
  • Registra quantidades de cada produto;
  • Faz o cadastro de preços e descontos;
  • Tem integração com sistema de máquina de cartão (TEF);
  • Centraliza as várias áreas do negócio: finanças, estoque, entre outras.

O PDV faz tudo isso e ainda melhora os processos da empresa, pois consegue centralizar todas as informações e atualizá-las em tempo real para todos os setores envolvidos.

Para que serve o PDV? 

O PDV conecta as informações geradas a cada venda, possibilitando melhor controle da empresa e automatizando processos.  Consequentemente reduz custos, pois a centralização dos dados em um único software oferece uma gestão mais eficiente com uma visão fidedigna da realidade do negócio.

Como funciona um PDV?

O PDV auxilia no fechamento de uma venda ao conduzir a dinâmica que inicia na cadeia de suprimentos. Assim, torna-se o último passo entre a mercadoria e o cliente final, de forma que a experiência do consumidor seja prazerosa.

Essa agilidade do PDV faz praticamente tudo: desde o registro da venda até a emissão do comprovante fiscal, evitando filas e encaminhando as informações para os devidos setores.

Qual é a importância de um PDV?

A maior importância de um PDV é aprimorar a jornada de compra do cliente, fazendo com que sua experiência seja a mais positiva possível. 

Isso tem relação direta com a automação do sistema que permite agilidade e economia de tempo, mas também com a possibilidade de a empresa acessar dados importantes sobre os clientes e gerar insights que contribuam na sua estratégia.

Diferenças entre frente de caixa e PDV

É comum que geralmente os termos “frente de caixa” e “PDV” sejam utilizados como sinônimos. No entanto, há algumas diferenças sutis:

  • Frente de caixa:  último momento do processo de compra, quando a mercadoria é adquirida pelo cliente;
  • PDV ou ponto de venda: estande da sua marca em uma feira, supermercado ou mesmo em sua loja física. É o local onde o cliente encontra os seus produtos.

No entanto, é importante que você saiba que não tem problema algum em chamar o sistema de frente de caixa de PDV. Isso não é um erro, pode ficar com a consciência tranquila! 

Principais funcionalidades oferecidas pelo PDV

Um sistema de frente de caixa (PDV) oferece muito mais vantagens do que apenas dar maior agilidade ao processo de venda: ele dispõe de diferentes recursos e uma ampla gama de funcionalidades, tudo para alavancar seu negócio. Confira as principais: 

Melhor controle financeiro

Um PDV permite controlar todas as entradas e saídas financeiras e ainda conciliar as formas de pagamento utilizadas. Tudo isso em tempo real, o que dá a possibilidade de a gestão realizar um controle financeiro eficiente. 

O programa dá à equipe as informações que ela precisa para realizar avaliação do fluxo de caixa, observar o desempenho das vendas e a possibilidade de oferecer descontos. O céu é o limite!

Facilidade para emissão de Nota Fiscal

Utilizar um PDV agiliza muito a emissão de notas fiscais, pois fazer isso manualmente, além de cansativo, tem alta taxa de erros. Já com o PDV, você:

  • Insere os dados do cliente (se for novo), ou seleciona um  cadastro existente;
  • Define o valor da nota fiscal;
  • Realiza a emissão da nota ou cupom fiscal .

Aí é só correr para o abraço!

Gerenciamento de estoque eficiente

O PDV ajuda seu negócio a ter um controle de estoque mais eficiente e confiável, pois ele faz a integração dos dados de frente de caixa aos dados do seu estoque. Então, cada vez que uma venda é realizada, o vendedor dá baixa no sistema e faz a atualização imediatamente. 

O software ainda permite emitir alertas quando o estoque de um produto estiver chegando ao fim, para que um produto em falta não seja vendido. 

Soluções de logística integradas

O PDV é ideal para negócios que precisam integrar os processos logísticos, dando mais proficiência aos trâmites após o pagamento, despachando a encomenda mais rápido de forma que ela chegue às mãos do cliente no menor tempo possível.

Otimização de processos

Ao utilizar um PDV, a empresa otimiza uma série de processos, dando mais confiabilidade aos dados informados e menor chance de erros. Consequentemente,  reduz os custos operacionais, já que o sistema é bastante intuitivo, automatizando os cálculos da venda.  Tudo para que os colaboradores possam dedicar-se a outras demandas.

Tipos de sistema PDV 

No assunto PDV, é comum surgirem  dúvidas sobre o tipo de sistema, pois há dois tipos de PDVs no mercado: o fixo e o online. 

Vamos explicar ambos abaixo.

PDV online 

O PDV online é um sistema baseado na nuvem, podendo ser acessado ou baixado em qualquer dispositivo móvel a qualquer hora. Logo, trata-se de uma solução escalável, que pode crescer conjuntamente ao seu negócio e manter o nível de qualidade independentemente da demanda.

Esse sistema permite que você atenda aos consumidores na frente de caixa, ou de forma online, o que propicia fechar vendas de qualquer local. Ele pode ser conectado via bluetooth com os dispositivos de vendas.

PDV fixo

No caso do PDV fixo, ele acompanha todo um maquinário que complementa a frente de caixa e que normalmente estão ligados a um computador:

  • Caixa registradora;
  • Leitor de código de barras;
  • Maquininha de cartão de crédito e débito;
  • Impressora de recibos.

Como fazer o gerenciamento de vários PDVs?

Hora da dica bônus!

Utilizar um sistema de gestão completo e funcional como o ERP Bling pode ajudar você a gerenciar vários PDVs de uma única vez, sem confusão de dados ou mistura dos indicadores de cada negócio, possibilitando um olhar aprofundado e globalizado sobre as operações.

Por que ter uma maquininha no seu PDV?

A lista de razões é grande. Poderíamos citar todas, mas há duas questões  principais que, certamente, você já deve ter observado no cotidiano do seu negócio pelas demandas dos clientes. Leia sobre elas nos próximos tópicos.

#1 : O uso de cartões só cresce

Depois do PIX, a segunda opção preferida dos brasileiros para seus pagamentos de compras é o cartão (de crédito ou débito). Mesmo naquelas compras no mercadinho do bairro ou naquelas de pequenos valores, os consumidores têm mostrado sua preferência pelo “dinheiro de plástico”.

E, na vibe do mobile payment, o cartão de crédito é quase que insubstituível, pela praticidade e pelas opções atrativas de parcelamento, link de pagamento e outras opções.

Portanto, aceitar essa forma de pagamento é praticamente obrigatório aos lojistas, independentemente do porte da sua empresa. Ao não aceitar cartões, você certamente perderá clientes e deixará as vendas na mão da concorrência.

#2: Melhor controle das vendas

Ter uma previsibilidade coerente sobre a receita é importante para qualquer empresa. E, ao utilizar exclusivamente o dinheiro como forma de pagamento, torna-se muito mais difícil a manutenção dos registros financeiros sempre atualizados. Isso leva os gestores a não terem real situação sobre o caixa.

Com o dinheiro em espécie, é comum que ele seja retirado para pagar uma conta, quitar dívidas com fornecedores ou outras questões e, infelizmente, nem todas essas movimentações são devidamente registradas.

Também citamos a questão da segurança, pois é arriscado manter dinheiro em espécie guardado. 

Integração do PDV à máquina de cartão – o que você deve considerar

Alguns critérios devem ser considerados ao escolher a maquininha para seu negócio – de forma que ela e o PDV atuem facilitando o dia a dia da empresa e impulsionem a produtividade.

Confira os custos

Ao pesquisar os custos, é importante analisar as várias formas de precificação, pois são bastante dinâmicas e variam de acordo com a adquirente e a subadquirente. Porém, há três tipos de cobranças que as adquirentes executam quase que obrigatoriamente: 

  • Taxa de adesão (que, dependendo do caso, substitui o custo da máquina): trata-se de um valor fixo pago apenas uma vez pela empresa ao fornecedor da maquininha e pode ser feito parcelado ou à vista;
  • Mensalidade: alguns fornecedores isentam os varejistas dela, porém há os que cobram aluguel do dispositivo;
  • Taxas por transação: certas operadoras cobram até 5% por cada compra efetuada no crédito à vista e acrescentam um percentual para compras parceladas.

A dica aqui é analisar os custos de maneira integrada, e não isoladamente. Faça um estudo dos valores e compare-os com as necessidades, o volume de vendas e faturamento do seu negócio. 

 Tempo de recebimento dos valores

De forma geral, as compras na modalidade de crédito são repassadas para a conta da empresa 30 dias após a compra. Porém, caso o lojista precise resgatar antes do prazo os valores, terá que pagar a mais pela antecipação dos recebíveis. As compras no débito, por sua vez, já são mais rápidas, havendo a compensação em 1 dia útil.

Com o aumento da concorrência no segmento de pagamentos, alguns fornecedores estão trabalhando com prazos de recebimento mais competitivos ou, ainda, zerando taxas para quem necessitar da antecipação dos valores.

Observe os modelos

Com a tecnologia digital impactando cada vez mais os pagamentos, há muitos modelos e opções de maquininhas oferecidas pelas adquirentes e subadquirentes, com as mais variadas denominações: lite, pro, mobile, máquina normal ou mini.

Por isso, quando fizer sua pesquisa, tenha na ponta do lápis as diferenças entre os modelos a fim de a escolha ser eficieente, isto é, aquela que trará mais agilidade e competitividade para o seu negócio.

Leia também
Maquininha de cartão: 5 tipos e como escolher a melhor para seu negócio

Verifique as bandeiras aceitas

Outro ponto de atenção que você precisa ter é verificar se a máquina trabalha com todas as bandeiras de cartões disponíveis no mercado ou, ao menos, as mais populares.

Trabalhar com cartões é fundamental para qualquer empresário do varejo. A circulação de dinheiro em espécie deixa a empresa vulnerável a problemas financeiros e de segurança, enquanto outros métodos de pagamento deixam pistas que tornam o seu controle fácil.

O mais importante é que os clientes usam cada vez mais cartões de crédito e débito nas suas compras. Portanto, é necessário adaptar-se a esse comportamento para manter e aumentar a lucratividade do negócio.

Dica extra: use um sistema para conciliação de pagamentos

Qualquer lojista que trabalha com maquininhas de cartões de crédito e débito tem que fazer um controle de quanto tem para receber e em quais datas, além de conferir se as taxas estão sendo aplicadas de forma correta.

Sem essas informações, a gestão financeira fica caótica levando a problemas de fluxo de caixa. Então, lembre-se de guardar os comprovantes das compras e faça conferências periódicas. Outra alternativa que facilita e apresenta maior taxa de assertividade é usar um ERP.

O PDV é essencial para seu negócio!

Esta é uma tecnologia indispensável em qualquer negócio, especialmente no varejo, já que ela auxilia a empresa a trabalhar de forma organizada, realiza uma gestão eficiente dos processos e te ajuda a manter a satisfação dos clientes.

Se puder aliar um sistema ERP ao seu PDV e integrá-lo à sua máquina de cartão de crédito… aí sim: a tendência é decolar!

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O que é PDV?

PDV pode representar tanto o estabelecimento (físico ou online) onde é realizada a venda de um produto ou serviço, como também um sistema de frente de caixa, que realiza integrações com vários outros sistemas com o intuito de melhorar a eficiência da gestão operacional de uma empresa.

O que significa PDV?

PDV é uma sigla que significa "ponto de venda" e pode se referir tanto ao espaço (físico ou virtual) onde é realizada a venda de produtos ou serviços. Pode ser a loja física a loja virtual, quiosques, marketplaces, supermercados, feiras...

Para que serve o PDV?

O PDV (sistema frente de caixa) serve para conectar todas as informações que são geradas por cada venda. Isso permite realizar um controle entre várias áreas da empresa, como pagamentos e estoque. Isso ajuda não só a melhorar a gestão operacional como também reduz custos e diminui consideravelmente a possibilidade de erros. 

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