No mundo dos negócios, é uma tarefa desafiadora encontrar customização de soluções para que se encaixem perfeitamente em nossas necessidades do dia a dia. Portanto, se torna um grande desafio para as empresas manter processos eficientes e automatizar ações manuais, liberando tempo valioso para a equipe se concentrar em direcionamento estratégico, em vez de executar tarefas operacionais.

Algumas empresas optam por desenvolver internamente suas próprias soluções, alocando recursos em times de desenvolvimento, pessoas especializadas em produto e infraestrutura. No entanto, essa escolha pode resultar em um aumento significativo nos custos. O que antes custava “x” agora pode chegar a três ou até quatro vezes mais à medida que a solução é aprimorada. A questão que fica, diante deste cenário, é como justificar esse aumento de custo e imputá-lo nos produtos e serviços.

À frente do time de Professional Services da Vindi, especificamente da equipe de consultoria, presenciei e participei de processos que levaram empresas de grande porte e que transacionam altos volumes mensais, saírem de uma solução interna que não gerava o resultado esperado e caminhar para uma solução customizada que atende 100% às necessidades da empresa. E é sobre a importância da customização de soluções que vou compartilhar neste artigo.

Customização das soluções: por que faz a diferença nos negócios

Falando um pouco sobre o cenário prático da customização de soluções, aqui na Vindi, nosso time de Professional Services, sobretudo minha equipe de consultoria, já atuou com casos de grandes empresas que não obtinham os resultados e nem o valor esperado de uma solução interna de pagamento e que buscaram nosso apoio para customizar soluções que atendessem completamente às suas necessidades específicas. 

Contudo, a realidade é que nem sempre encontramos o “felizes para sempre” dos contos de fadas, com todos os problemas resolvidos em um estalar de dedos. Na verdade, a melhor maneira de alcançar o resultado esperado é ter times abertos para sentar e compartilhar a jornada do cliente final.

Quando nos afastamos do cenário dos contos de fadas e focamos no mínimo viável, compartilhamos desafios e dores com o objetivo de fornecer uma entrega centrada no cliente, em vez de defender apenas o nosso produto.

Esse momento é extremamente importante para o negócio. Quando conseguimos atuar de maneira agnóstica, não defendendo uma área específica, mas sim o cliente, a jornada se conecta verdadeiramente ao seu propósito, gerando um impacto positivo e uma experiência marcante para o cliente.

Professional Services: a customização de soluções da Vindi

Nossa atuação junto às empresas começa justamente na busca por este momento de compartilhar desafios e dores. Promovemos encontros entre áreas estratégicas para a jornada do cliente, incluindo áreas ativas e passivas. Com um olhar totalmente agnóstico e imparcial, trabalhamos para estruturar a jornada perfeita, criando um plano de ação que evolui em fases, partindo do mínimo viável.

Uma vez validada a jornada, passamos à atividade de priorizar, identificando os requisitos mínimos para o primeiro lançamento (MVP). Levamos em consideração a necessidade de evitar uma quebra de experiência para o cliente e, quando necessário, fazemos uma transição suave do mínimo realizável para um lançamento no mercado.

Na fase de detalhamento das atividades, compilamos um cronograma macro para acompanhamento do projeto. Também auxiliamos na definição de prioridades internas, levando em conta o impacto que o projeto terá no negócio como um todo. Afinal, como já dizem, “dados são o novo petróleo”. Ao ter acesso às informações de retorno do projeto, conseguimos correlacionar as entregas com as metas, demonstrando por que faz sentido realizar determinada ação.

Essa conexão colaborativa entre as áreas é fundamental. Não basta apenas saber o que precisa ser feito, é necessário entender por que é importante fazer. Conectar pessoas a propósitos é parte essencial do serviço que oferecemos em Professional Services. Por isso, é crucial ter uma equipe com diversas habilidades, capaz de validar as necessidades do cliente, considerando o que ele deseja, o que é viável financeiramente e o que é viável tecnicamente.

No quesito “viável tecnicamente”, nossa equipe de consultoria trabalha em colaboração para arquitetar a melhor solução de integração, levando em consideração os detalhes da jornada do cliente. Essa compreensão impacta diretamente a capacidade de direcionar o cliente para a personalização e customização da solução disponível no mercado.

Agregando valor através da customização de soluções de pagamento

Nestes muitos anos e conversas com clientes e oportunidades, entendemos que poderíamos utilizar nosso conhecimento e experiência para fornecer aos clientes uma visão mais especializada do mercado de pagamentos, especialmente dos pagamentos recorrentes. 

A partir dessa visão, evoluímos nosso portfólio de serviços para incluir avaliações tanto do lado do negócio quanto do lado técnico. Estudamos as dores, oportunidades e hipóteses, contando com uma equipe que une a visão de negócio com a visão técnica para compreender as possibilidades que o mercado pode oferecer aos mais diversos segmentos de negócio, principalmente àqueles que estão escalando e ganhando mais robustez nas operações.

Oferecemos aos clientes a oportunidade de contar com um time de integração gerenciado e sustentado pela nossa estrutura e que atuará com toda a sinergia à sua própria gestão. Dessa forma, as integrações internas, que não exigem interações externas, não precisam ficar sob a gestão e monitoramento da sua empresa, o que reduz os custos operacionais.

Além disso, proporcionamos aos clientes a capacidade de comparar suas métricas SaaS com o mercado, gerando hipóteses de melhoria para seus negócios.

Em relação à venda de um serviço especializado, sabemos que é mais complexo do que vender um produto. Por vezes, a entrega de resultados intangíveis pode gerar uma sensação de ausência de retorno sobre o investimento. Neste sentido, os dados dos nossos casos de sucesso podem ser relevantes.

Posso citar, por exemplo, um caso em que nosso trabalho gerou um crescimento de 10 pontos percentuais na conversão de pagamentos, além da migração do sistema de cobranças sem impacto no atendimento ao cliente (isto é, invisível para o cliente final) e a redução do tempo de integração total em 20%, entre outros ganhos não numéricos.

Em resumo, a customização das soluções de pagamento para alto volume de transações é fundamental para atender às necessidades específicas das grandes empresas. Ao criar soluções customizadas, alcançamos um nível maior de eficiência e integração, o que resulta em uma jornada WOW ou UAU para o cliente final. 

Ao colaborar com times multidisciplinares, definir metas claras e utilizar dados para embasar nossas decisões, podemos garantir que os investimentos em customização de soluções sejam justificados e tragam resultados positivos para o negócio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies