Se você trabalha com vendas online, com certeza, já ouviu a respeito da logística da Amazon e sobre como a empresa vem revolucionando o setor por meio da aplicação de várias mudanças dentro do processo de seu e-commerce.
As vendas online trouxeram uma série de benefícios ao comércio de bens e serviços, porém, novos desafios também surgiram. Dentro desse contexto, a Amazon tem se mostrado um dos melhores exemplos de como aplicar inovação e tecnologia para superar problemas e alavancar resultados.
Neste post, nosso principal objetivo é mostrar para você quais são os empecilhos existentes, hoje, no processo logístico de um e-commerce e quais são as características da logística da Amazon para superá-los. Inspire-se!
Os problemas logísticos
A experiência do cliente é uma das principais preocupações de qualquer e-commerce, e parte fundamental dela é a entrega, ou seja, um sistema de logística funcional que seja capaz de atender às expectativas.
Porém, ao mesmo tempo em que essa característica é tão importante, é o calcanhar de Aquiles de quem vende online. Você já se perguntou o porquê disso?
Alguns dos grandes problemas que envolvem a logística de quem trabalha vendendo na internet são:
- sistemas legados ─ softwares antigos ou sem integração que dificultam o gerenciamento de pedidos;
- preço ─ fretes caros que acabam influenciando a decisão de compra dos consumidores;
- frota ─ altos custos de manutenção de frota;
- extravios ─ perda de produtos por falta de controle nos processos de entrega;
- atrasos ─ falta de comprometimento na entrega no prazo estabelecido na hora da compra.
Todos esses problemas levam a uma má experiência do cliente, que acaba frustrado com o atendimento e deixa de comprar, prejudicando a fidelização e aumentando o temido índice de abandono de carrinho. Em alguns casos, até mesmo, pode influenciar negativamente outros clientes.
As características da logística da Amazon
A seguir, vamos listar todos os pontos que fizeram da Amazon uma gigante do mercado e principal referência quando o assunto é logística em e-commerces.
1. Investimento em tecnologia
Boa parte dos galpões de distribuição da empresa conta com sistemas de automatização de processos, aumentando a rapidez com que os pedidos são processados e saem para a entrega. A Amazon investe pesado na modernização da entrega.
2. Inovação
De tempos em tempos, a empresa toma os principais veículos de comunicação com notícias acerca dos avanços em pesquisa e do desenvolvimento para a melhoria de seus processos logísticos. O principal objetivo é encantar o cliente e mantê-lo fidelizado.
3. Investimento em logística
A Amazon prima pela rápida entrega, fazendo com que a empresa seja sempre a primeira opção do consumidor. Para isso, a companhia investe na ramificação da cadeia logística com inovações como:
- parceria com pessoas ─ aplicativo de entregas que permite que veículos pequenos, sem vínculo com a empresa, façam o trabalho;
- entrega no mesmo dia ─ preparação de produtos para entrega no mesmo dia da compra;
- embalagens ─ embalagens apropriadas para cada tipo de produto, facilitando a triagem;
- drones ─ entrega por drones dentro de um raio de 15 km dos centros de distribuição;
- lockers ─ armários especiais para o recebimento de produtos espalhados pelas cidades para quem não tem um endereço ou não costuma estar em casa.
4. Foco na experiência do cliente
A Amazon tem um foco muito claro: melhorar ao máximo a experiência do cliente. Considerando a diferença para uma compra in loco, na qual já é possível estar com os produtos em mãos no mesmo momento, a empresa visa a diminuir o tempo de entrega, aumentando a satisfação.
A companhia percebeu que uma boa logística era a melhor forma de fidelizar seus clientes, criando uma ótima imagem para a empresa no mercado, tática que vem dando certo, visto que a Amazon é, hoje, uma das poucas empresas com valor de mercado mais alto que um trilhão de dólares.
Por fim, podemos destacar que um dos principais pontos que levaram a Amazon a ocupar o espaço que esta hoje no mercado é a constante busca pela desburocratização dos complexos processos logísticos.
Esperamos que as características descritas acerca da logística da Amazon possam inspirar você e o seu negócio a melhorarem. Sabemos que a realidade de nosso país é um pouco diferente, porém, sempre é possível incrementar a experiência do cliente.
Gostou do nosso conteúdo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhum de nossos próximos posts!