O mercado de SaaS e M&A no Brasil está em franca expansão e é bom ficar atento porque, daqui para frente, a tendência é crescer ainda mais.
Afinal, como disse o fundador da a16z, Marc Andreessen, “o software está engolindo o mundo”.
Embora pareça uma frase assustadora, não há nada a temer, muito pelo contrário.
Afinal, é por causa desse movimento que o mercado brasileiro encontra-se aquecido em setores estratégicos, a despeito das crises recentes.
É neste contexto que a Vindi encampou um amplo trabalho de pesquisa para entender dois mercados essenciais: o de Software as a Service (SaaS) e de Fusões e Aquisições (M&A).
O resultado é um e-book que temos o orgulho de apresentar ao nosso público, produzido com a ajuda especial do Investment Bank do Safra e do fundo de venture capital Crescera.
O que é M&A?
Mergers and Acquisitions (M&A) é o termo em inglês para designar o processo de fusão e aquisição das empresas.
O assunto pode parecer exclusividade de quem trabalha no mercado financeiro ou corporativo, mas, acredite, é um importante indicador de crescimento da economia como um todo.
A razão para isso é simples.
Quando surgem novas empresas, elas tendem a escalar rapidamente, atraindo assim o olhar de investidores de grande porte.
Isso sinaliza indiretamente que o mercado está aquecido, o que por sua vez gera mais investimentos, levando o ecossistema empresarial a se diversificar ainda mais e atrair novos interessados.
Apesar da importância estratégica, curiosamente, esse é um tema pouco estudado no Brasil, o que nos motivou a conhecê-lo melhor e apresentá-lo em um e-book.
Não por acaso, durante as pesquisas, deparamos com uma escassez de dados.
Assim, em muitas situações, tivemos que recorrer a fontes externas para nos orientar.
Por que criamos um e-book sobre SaaS e M&A?
A pesquisa que deu origem ao e-book foi realizada de forma colaborativa com a Crescera, Banco Safra e apoio do SaaSholic, trazendo uma visão importante sobre o modelo.
Este material não tem como objetivo apenas disseminar um tema que tem nos movido há tantos anos, mas também democratizar o acesso ao assunto.
Dessa forma, esperamos que ele sirva como uma fonte de pesquisa, ajuda para tomada de decisão e análise para empreendedores SaaS.
Assim, as empresas de software, investidores, casas de análise, researches e curiosos que se interessam por esse ambiente tão fértil também terão, no futuro, uma fonte de pesquisa confiável para entender o mercado desta época.
Crescimento de M&A em SaaS no Brasil
Em razão da falta de dados coletados por órgãos e empresas brasileiras, recorremos à Dealogic, uma plataforma de dados financeiros inglesa.
Ela mapeou dados consolidados de M&A no Brasil, chegando a um número impressionante: as transações de fusões e aquisições no país totalizaram US$ 90,7 bilhões em 2021 – mais de R$ 434 bilhões pela cotação de abril de 2022, quando este texto foi escrito.
Esse valor, segundo a empresa, foi quase o dobro de 2020, mostrando que o tema é muito relevante para o país.
Detalhe: grande parte desse volume envolve empresas de software!
São apenas alguns dos dados que você vai encontrar no e-book completo, em que mergulhamos fundo na análise do mercado SaaS e de M&A no Brasil, com foco em empresas digitais.
Empresas SaaS são escolas de gestão
Com dinheiro vasto e uma cultura muito focada em métricas, empresas SaaS revolucionaram o modo como todo tipo de empresa avalia negócios.
Métricas como NPS, churn, LTV, entre outras, são facilmente reconhecidas entre executivos do varejo, da indústria e em qualquer setor do varejo ou atacado.
O modelo SaaS ensinou muita gente a entender os números que fazem parte do dia a dia de uma empresa digital.
Na Vindi, por exemplo, atendemos mais de 300 instituições desse tipo (ONGs, fundações e associações) e todas elas, independentemente de tamanho e foco, usam esse modelo para se manterem de pé.
Empresas que compreendem os próprios números são mais preparadas para qualquer crise e desafio.
O modelo SaaS e a maioria dos fundos de investimento têm um papel fundamental nisso.
Por meio dele, introduziu-se de forma estruturada a educação e o conhecimento em interpretar números.
Vender por assinatura, ter um negócio digital recorrente e poder comercializar um software sem limitação de fronteiras não é mais uma exclusividade de poucas e/ou grandes empresas.
Ideias bem executadas em softwares que resolvem grandes problemas, com bons fundadores, nascem globais e concorrem com os gigantes da tecnologia com cada vez mais desenvoltura.
Investimento de risco na América Latina
“A realidade de que ‘software está engolindo o mundo’ não é exclusividade de países desenvolvidos como os Estados Unidos”, diz Manoel Lemos, da Redpoint, que nos concedeu uma entrevista que você acessa na íntegra no e-book.
“Não tenho dúvidas de que ainda estamos vendo apenas a ponta do iceberg para SaaS no Brasil e na América Latina, e que esta onda (que nem é tão nova) dará origem a algumas das maiores empresas do Brasil nos próximos anos”, completa.
Nesse sentido, os números que o e-book apresenta mostram o crescimento do investimento de risco na América Latina.
Segundo dados de Latin American Private Equity e Venture Capital Association (LAVCA), o volume de recursos de venture capital na região saltou de 143 milhões em 2011 para 1,98 bilhão em 2018.
E o Brasil já é o mercado recebendo a maior parte destes recursos, com cerca de 55% do total.
Baixe agora o e-book completo sobre SaaS e M&A no Brasil
Se você se interessa pelo mercado de empresas SaaS, é empreendedor ou estuda o assunto, não pode deixar de ler esta pesquisa única no Brasil.
Fomos mais longe do que qualquer um ao nos aprofundar em um tema estratégico e até então pouco conhecido: a realidade brasileira de empresas SaaS e de M&A.
Agora, você tem a chance de conhecer melhor dois dos setores que estão revolucionando a forma de se fazer negócios, levando empresas a lucrar por meio da recorrência.